sexta-feira, 12 de abril de 2013

[Resenha] A Fúria dos Reis - George R.R. Martin

Buenas galerinha,


A tão aclamada, inovadora e eletrizante série "Crônicas de Gelo e Fogo", com uma incrível adaptação para as telinhas/ monitores/dispositivos em geral.
A série "Game of Thrones" ficou entre as mais assistidas séries de 2011/2012 e agora em 2013 também promete com a 3ª Temp. 

Mas vamos nos ater aos livros, mais tarde pensamos nos bem elaborados episódios de GOT.

Crônicas de Gelo e Fogo - A Fúria dos Reis - Vol. 2



Editora: LeYa Brasil
Autor: George R.R. Martin
ISBN: 97885. 80440270 
Ano: 2011  
Páginas: 656
Gênero: Ficção-fantástica


Sinopse: Um cometa da cor do sangue e fogo atravessa o céu. E a partir da cidade antiga de Dragonstone às margens proibidas de Winterfell, reina o caos. Seis nações lutam pelo controle de uma terra dividida e pelo Trono de Ferro dos Sete Reinos, preparando-se para o embate através de tumulto, confusão e guerra. É um conto em que irmãos conspiram contra irmão e os mortos se levantam no meio da noite. Neste lugar uma princesa se disfarça como um garoto órfão, um cavaleiro espiritual prepara um veneno para uma feiticeira traidora, e homens selvagens descem das Montanhas da Lua para devastar o campo de batalha. Com um pano de fundo incesto, alquimia e assassinato, a vitória pode chegar aos homens e mulheres possuidores do aço mais frio … e corações mais gelados. Quando há um confronto entre reis, toda a terra treme.

WARNING: Não me responsabilizo pela presença de spoilers na resenha (detalhes sobre o livro).
 
Em "A Guerra dos Tronos", o reino que procurava a união, e buscava forças para solidificar-se, acaba por ruir. O que antes era um reino, tornou-se dominio de 4 autodeclarados Reis, temos Renly e Stannis Baratheon na luta pelo direito de assumir como Rei legítimo, pois o velho e bom Robert "morreu"; temos Joffrey Lannister, "herdeiro" filho primogênito e herdiro consanguíneo de Robert Baratheon (ahaam!) e Robb Stark, autodelcarado Rei do Norte.

Ao mesmo tempo em que os 4 reis lutam para manter seus vassalos sob controle, forças muito mais poderosas se movem sobre Westeros. O inverno está para chegar!, e aqueles que agora pensam em lutar são filhos do verão, guerreiros des batalhas quentes e aquecidas por dias amenos. O frio está a caminho, dez anos de inverno, de feras desconhecidas que descem das montanhas, vindas do Norte para lá da Muralha. Os reis em batalha por um trono de ferro esquecem-se ou não recordam por fugir a seu tempo, que o inverno traz perigos muito maiores que a disputa por terras, trazem Selvagens, poderes e segredos. Seres frios e macabros, indisciplinados e famintos por terras e um reino para si.

Não esquecendo da única herdeira por direito do Trono de Ferro, Daenerys Targaryen, Kaleesi, a rainha Dothraki, casada com Drogo, um dos maiores reis Dothraki, mas (nada/ninguém que é bom dura muito tempo com Martin) por sacrilégios de uma Maegi, daenerys fica viúva mais cedo do que deveria. (Drogo era legal, apesar de tudo).
Sua tristeza, dor e abandono não significavam sua derrota, mesmo perdendo muito de seu khalasar, marcha decidida para terras desconhecidas seguindo o que para ela seria "um sinal dos Deuses", a estrela vermelha no céu,acompanha de suas feras magníficas, seus 3 dragões.

Em Westeros a situação apenas piora, uma nova religião/crença ganha força, e o próprio Rei Stannis torna-se adepto do "Senhor da Luz", que, considerando suas táticas de ação, está mais para Senhor das Trevas.
Do contrário do esperado, ao invés de uma batalha sangrenta ou minimamente brutal entre os irmãos Baratheon, tivmos uma demonstração muito humilde do "poder" do Senhor da Luz em ação, tão sutil e inofensivo quanto a picada de uma abelha africana.

O rei do Norte anda com passos fortes mas receosos. Robb, apesar de novo tem mais jeito para governar do que muitos lordes tem em maturidade, ele se prepara para lutar contra o Tywin Lannister, de todos os inimigos que teria, de todos os reis que Westeros tem, apenas Tywin Lannister é um inimigo perigoso.

Em Winterffel a situação não é tão agradável e vitoriosa, os irmãos Stark são capturados pelo antigo protegido do castelo, Theon Greyjoy, sendo "mortos" e decapitados.  
O inverno está chegando e onde está o Stark em Winterffel?

Acima de tudo, percebemos a magia crescendo. Algo em como Martin escreve sobre magia me incomoda, ele parece se limitar, se conter, a magia para ele nunca extrapola, e quando acontece de termos maior presença da magia com personagens, são momentos pouco detalhados.
Talvez o grande mistério seja solucionado com as noites geladas do inverno, mas até o momento, percebemos segredos, por 10 anos a magia ficou estagnada, escondida, parada, extinguida, com o inverno retornando, mais coisas existem entre Westeros, o Trono de Ferro, a Rainha Dothraki e a Muralha, espero que uma dessas coisas seja os poderes além dos músculos e da mente, um pouco de magia não faz mal a ninguém.

E jamais esqueçam, se gostou de um personagem, lembre-se "Ele vai morrer amanhã!"
Ninguém é insubstituível! Isso é George R.R.Martin


Bom fim de semana gente! o/

Links úteis: 
O primeiro trailer que saiu da série, em 2011: GameOfThrones - Trailer 1
(Atualmente está nos episódios da 3ª Temp da série)

Site brasileiro com novidades tanto da Série Livros quanto Série TV, passem no GameOfThrones BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.