Autor: Alves Calado, Anne Frank, Otto Frank
Editora: Record
Assunto: Biografias, Diarios, Memorias & Correspondencias
ISBN: 8501044458
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 10
Número de Páginas: 315
Sinopse: Holanda, 1942. Anne Frank vive no sótão secreto de um estabelecimento comercial, juntamente com seus pais, Otto e Edith, e sua irmã Margot. Além deles vive no local uma outra família judia, composta por Hans Van Daan, Petronella Van Daan, Peter Van Daan e Albert Dussell, um idoso dentista. Anne Frank, uma jovem de 13 anos, documenta sua vida enquanto se esconde da Gestapo da Holanda. Este refúgio foi providenciado por Kraler e Miep, bondosos proprietários de lojas. Por dois anos eles ficam escondidos, vivendo sempre na apreensão de saberem que podem ser traídos ou descobertos a qualquer momento e mandados para um campo de concentração. Apesar disto eles sonham com dias melhores.
O livro nada mais é que o diário de uma adolescente judia.
Não seria nada demais só que o diário foi escrito entre 12 de junho de
O livro relata da visão de Anne o sofrimento dos judeus, o esconderijo, a dificuldade em se manter oculto e a dificuldade para conseguir alimento. Tudo era muito escasso e as condições eram péssimas, afinal eram várias pessoas dentro de um pequeno espaço.
Anne também faz surpreendentes reflexões sobre o futuro de sua família e amigos, de sua nação e seu povo – e o faz com uma surpreendente maturidade. É difícil manter-se indiferente à madureza da menina ao tratar de temas tão delicados e complexos, com notável clareza. Claro que por alguns momentos nota-se que ela é uma garota adolescente comenta e pensa em garotos e faz outros comentários que uma adolescente fora daquela situação também faria.
Ao ler esse livro é inevitável se por no lugar de Anne, pensar nas coisas que ela viveu e pensar como já aprendemos na escola, os terrores que viviam lá fora, fora do esconderijo de Anne. A II guerra é algo muito marcante na história, e algo muito cruel se ser relatado, esse livro é um contato direto com os sentimentos e dificuldades que assolou os povos naquela ocasião.
É triste saber que Anne faleceu sem ter a liberdade de volta e seu diário foi resgatado e posteriormente publicado por seu pai.
O diário já foi contestado por alguns estudiosos umas décadas atrás e por essas razões foi feito um estudo longo e detalhado sobre tudo relatado no diário e sobre tudo que se sabia sobre a família Frank, após a conclusão do estudo foi provado e que irrefutavelmente o diário é verídico e merece toda a admiração o qual temos por ele, ela realmente era uma garota incrível!
Eu li na oitava série, mas ainda lembro perfeitamente de ter ficado bem triste quando terminei de ler. Agr evito livros que abordem a segunda guerra. Eu sei que é uma atitude covader, mas eu fico tão triste, tenho tanta dó. :~~
ResponderExcluirbeijo :*