Editora: Rocco
Autor: Katherine Neville
ISBN: 9788532524317
Ano: 2011
Número de páginas: 680
Acabamento: Brochura
Formato: Médio
Sinopse: Com personagens que se movem como peões num tabuleiro, O Enigma do Oito conta a história do lendário xadrez de Carlos Magno, escondido durante mais de mil anos e desenterrado na Abadia de Montglane, nos Pirineus, às vésperas do início da Revolução Francesa.
Quase 200 anos depois, na década de 1970, em Nova York, uma especialista em informática se vê envolvida num perigoso jogo, iniciado dois séculos antes, quando o xadrez deixou a Abadia. Um romance de ação, suspense e mistério, no qual cada reviravolta é uma jogada de mestre.
Com mais de um milhão de exemplares vendidos, considerado um dos melhores livros de fantasia histórica, traduzido para mais de 30 línguas.
Eu diria que o livro vem carregado no contexto histórico, não se sabe onde termina a história e começa a fantasia, pois do começo ao fim é rico em detalhes e grandes nomes, da nobreza, da realeza, dos revolucionários filósofos e sociólogos aos poetas menosprezados e pouco conhecidos, dos nobres e manipuladores papas e religiosos às corajosas freiras.
A história conta a trama de um poderoso segredo guardado por milênios, uma fórmula que permitiria ao conhecedor de tal mistério manipular as forças da natureza, sejam elas quais forem...
Diz à lenda que há muito tempo, o povo mouro deu a Carlos Magno o Xadrez de Montglane, este jogo feito para os Reis, continha em seu todo o segredo guardado por enigmas e fórmulas desenhadas no próprio jogo. O tabuleiro e as extraordinárias peças, esculpidas em ouro e pedras preciosas, pareciam “hipnotizar” quem às visse. No dia 4 do mês 4, Carlos Magno realizava a comemoração de seu aniversário, uma grande festa, havia voltado de recentes batalhas com vitórias excelentes. Para entreter o povo, mandou convidar um soldado, famoso por jogar xadrez muito bem, assim como Carlos Magno, um mestre enxadrista.
Por motivos ocultos o Xadrez parece hipnotizar, ou dominar a mente de quem o joga, parecendo uma maldição para um jogo de reis, que deve ser sempre medido e brando, Carlos Magno, com inteligência, dá de presente o xadrez ao seu desafiante que o ganhou na partida, assim desfazendo-se dele, e presenteando com uma obra-prima um grande enxadrista.
O Xadrez, visto como a mácula para quem o jogasse, foi enterrado nas antigas e poderosas pedras da Abadia de Montglane. A cada século, o segredo era passado de abadessa a abadessa, mantendo-se sempre protegido do cobiçosos e ambiciosos olhares.
Em tempos de grandes revoluções, e grandes mudanças, as responsáveis pela segurança do Xadrez são forçadas a desenterrar o grande segredo da Abadia, pois o Bispo de Autum decretou que todos os conventos deveriam passar seu tesouro ao papado, e era de conhecimento de todas as freiras, que o maior tesouro que o Bispo ambicionava estava em uma abadia bem remota, entre as montanhas, muito antiga e com um tesouro antiguíssimo. É chegada a hora, o Xadrez não estava mais seguro no convento, as noviças Mireille e Valentine tomam por missão, junto às outras companheiras, para espalhar as peças pelos quatro cantos do mundo e manter o poder fora de alcance às mãos erradas.
O jogo não só era presente nas peças, mas todos percebem que agora o jogo estava acontecendo, em tempo real. Eram as Brancas contra as Pretas na eterna luta de ter em mãos o Xadrez de Montglane.
Dois séculos mais tarde, a mesma história se repetia, agora com novas peças, Catherine Vellis, uma especialista em processamento de dados, tudo começa quando Cat é convidada para um campeonato de xadrez com por Lily Rad, uma também participante da disputa, para assistir a partida do Mestre Enxadrista Soviético, Solarin, que há muito tempo tinha parado de disputar, pois envolveu grandes discussões, parece ter prometido dar àquele que o vencesse uma tal fórmula mágica, mas até agora ninguém o ganhara, e até aquele momento, Cat não tinha percebido que seus destinos nunca mais se separariam.
Eu amei esse livro!!!! ^_^
Cada ação dos personagens se encaixa perfeitamente no Jogo, como peças selecionadas de forma concisa e estrategicamente. Tudo é pensado, tudo é medido, em todas às vezes nada acontece por acaso, sem que alguém já saiba o que irá acontecer. Como em um jogo de xadrez, e para melhorar, a autora mostra um panorama de intesa Revolução Francesa, com grandes nomes da revolução, como Napoleão, Cardeal Richelieu, Catarina da Rússia, Madame de Staël, Jacques-Louis David, Robespierre, líder dos Jacobinos, se não me engano, Marat e tantos outros...
Para amantes de história, fantasia, filosofia e um bom xadrez, eis um ótimo livro.
Minha frase!
“Um peão tem duas funções, em minha opinião, lutar e servir de escudo, ou lutar para possuir o Destino de Rainha.”
A editora ROCCO reelançou livro agora em 2011. O desing desta nova edição é der lacrimejar os olhos, consegui o volume emprestado e tudo. Mas a versão antiga tem seu charme próprio, com as serpentes entrelaçadas representando o infinito, o jogo eterno, o mistério da Vida. ^^Está é a versão antiga do livro, como eu disse, capa com serpentes em formato de oito. A nova está linda, não!!!!
A ROCCO produziu Book-trailer do livro.
No submarino o livro está em promoção, dêem uma boa olhada, realmente vale a pena. Vou pegar o meu já.
OLA MELL, ADOREI SEU BLOG, GOSTARIA QUE ME AJUDASSE, DANDO DICAS EM COMO POR O MEU NESTE FORMATO; SOU ESCRITORA E ESTOU LANÇANDO MEU PRIMEIRO ROMANCE;ESTOU TE SEGUINDO, AGUARDO RESPOSTA.
ResponderExcluirCaramba!!! Perfeito.
ResponderExcluirMe apaixonei completamente por esse livro!!
Eu quero ele!! Assim que eu puder comprar livros vou pegar ele sem dúvida. A capa é linda! E a resenha ficou simplesmente fantástica!! Parabéns!!
Sou xonada por historia e fantasia!! Etc...rs
Beeijo
OIE, AMIGA, ESTOU FELIZ; LANCEI HOJE, O MEU PRIMEIRO LIVRO, O SEGREDO DE EVA, UM DOSSIÊ DE POESIAS; GOSTARIA DE DIVULGÁ-LO PARA PESSOAS, QUE COMO EU, SÃO APAIXONADAS PELA LITERATURA. MEU BLOG http://drisph.blogspot.com/, ESTOU TE SEGUINDO.
ResponderExcluirESTÁ DISPONÍVEL NESTE LINK, OU EM MEU SITE.
http://clubedeautores.com.br/book/43926--Os_segredos_de_Eva