terça-feira, 6 de setembro de 2011

Tirando dúvidas - O que é uma crônica?

Agora foi engraçado!

 A gurizada gostou de perguntar, fora coisas de literatura, muitas coisas além de resenhas, livros e melhores leituras, etc... Gurizada ligada vem perguntando opiniões sobre alguns textos seus, e apesar de eu pouco saber, fui me informar com a minha professora, e ela ajudou um pouco, e vi que na verdade Crônicas são bem interessantes de se fazer, mas e como diferenciar uma crônica de um conto, por exemplo?
Os gêneros são parecidos, e muitas vezes nos confundimos.
 Não digo que não o fiz, escrevi pra ser conto, virou crônica e crônica pra conto, talvez em mais alguns anos eu me especialize em definir.
Mas, sem perder o foco, por pedido de alguns, (que eu acho que se combinam para perguntarem as mesmas coisas, mas enfim).

 O que é uma crônica? 
 Como se diferencia de um conto? 
 E em especial, ela trata de que assunto?

É nada mais, que uma reflexão sobre algo acontecido.
Reflexão a respeito de fatos cotidianos, no qual se incluem doses de sarcasmo e inventividade na percepção dos acontecimentos. Ou seja, se não se encaixar nisso há uma grande chance de ser um conto.


Outras idéias a respeito:
 - Compilação de fatos históricos refletindo, com argúcia e oportunismo, a vida social, a política, os costumes, o cotidiano etc. do seu tempo em livros, jornais e folhetins.

 - Artigo de jornal que, em vez de relatar ou comentar acontecimentos do dia, oferece reflexões sobre literatura, teatro, política, acidentes, crimes e processos, e sobre os pequenos fatos da vida cotidiana, enfim, sobre todos os assuntos.

 - Coluna de periódicos, assinada, com notícias, comentários, algumas vezes críticos e polêmicos, em torno de atividades culturais (literatura, teatro, cinema etc.), de política, economia, divulgação científica, desportos etc., atualmente tb. abrangendo um noticiário social e mundano

 - Relato curto, em primeira pessoa, que narra uma experiência comum, cotidiana e dela tenta extrair alguma conclusão mais ou menos explícita, quase sempre de caráter lírico

 - Noticiário a respeito de fatos atuais - Matérias predominantes da crítica de costumes, a crítica política e social, onde o cronista, em algumas ocasiões, assume o lado das classes menos favorecidas. - Texto literário breve, em geral narrativo, de trama quase sempre pouco definida e motivos, na maior parte, extraídos do cotidiano imediato

- Seção de um jornal em que são comentados os fatos, as notícias do dia: crônica política, teatral.

- Gênero literário que consiste na apreciação pessoal dos fatos da vida cotidiana.

Uma dica para quem gosta de escrever é escrever crônicas e contos, assim, quem gosta de escrever naquele momento, nada muito grande, nem exagerado, um dia de chuva, o jantar da sexta-feira no restaurante, há inúmeros momentos a serem registrados pro nós olhadores... ^_^

OBS: Não esqueçam de me mandar suas crônicas se escreverem!!! (blandamellus@hotmail.com)
Desculpa o atraso gurizada, mas meu PC deu um show de malabarismos hoje, nem sabia que ele podia trancar daquele jeito. rsrsrsrssrsrs

Retirado de: Overmundo.com.br

Um comentário:

  1. Legal. Eu não sei diferenciar muito bem.
    Costumo dizer que é "tudo uma coisa só". rsrs
    Ahh, eu desanimo na hora de escrever, tenho muitas ideias (algumas bem loucas). Mas fico com preguiça de por no papel!!
    Por que não posta algo que vc escreve?! ^^
    Tenho um conto publicado em uma Antologia da editora Andross: Histórias Envenenadas - Contos de fada de terror. (To até vendendo o livro).
    Achei que ficou bem legal. Ruim é se controlar nos detalhes, por que tem uma hora que a gnt se empolga e quer falar de tudo!! rsrs

    Beeijo.

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.