quinta-feira, 15 de julho de 2010

[Resenha] Canibais - David Coimbra



Editora: L&PM
Autor: David Coimbra
ISBN: 8525415030
Origem: Nacional Ano:2005
Edição:1
Número de páginas:264





Sinopse: "A reconstituição do passado mescla-se com a perfeição à trama ficcional de modo a criar uma narrativa que nos prende pela autenticidade e nos arasta pela fantasia".Moacyr Scliar
Em Canibais, seu primeiro romance, David Coimbra revisita um episódio célebre do passado porto-alegrense: o caso do linguiceiro. Em meados do século 19, o açougueiro Ramos e sua mulher, Catarina, assassinaram dezenas de pessoas e utilizaram os cadáveres para fazer lingüiça, transformando os habitantes da Porto Alegre de então em involuntários canibais. Coimbra criou Walter, um sapateiro de origem alemã que se apaixona pela bela e loira Catarina e acaba descobrindo todos os horrores que se passam na Rua do Arvoredo; Emiliana, uma negrinha sofrida que, sem saber de nada, trabalha como empregada para o casal de comparsas; Brasiliano, um anspeçada boa-praça, sempre pronto para "um dedo de prosa" e que, sem querer, vai se interpor entre seu amigo Walter e Catarina; a Bronze, uma mulher liberal, amiga íntima de Brasiliano, que vai tentar alertá-lo sobre os perigos que rondam o açougue. Esses e outros personagens dão vida e dinamicidade à narrativa, além de comporem um vívido retrato da Porto Alegre oitocentista, em processo de urbanização. Coimbra mostra, com muito suspense e humor e toda a maestria estilística que lhe é característica, os tipos que habitavam a cidade, os costumes dos bairros populares, a vida privada da Província de São Pedro, como era então chamado o Rio Grande do Sul.


A história deste livro passa no século XIX,é uma história Verídica do estado do RS-Porto Alegre.
Conta a história de uma açougueiro que para matéria prima de suas famosas linguíças utilizava de carne humana.Com a ajuda de sua esposa,que nas tramas,vai as ruas para encontrar as vítimas do marido.
Ela fica a espreita esperando um homem desafisado,sedento por uma mulher bonita,e ela,como boa mulher sem pudor,o convida e entrar.Leva para o quarto e fazem amor.Enquanto isso,Ramos o Açougueiro fica a observar,enquanto os dois amantes terminam o ato de amor.Ao final,a mulher leva o homem a sala,serve a ele um imenso jantar,ele quando ja esta farto,é pego por Ramos e tem seu fim trágico.

É uma trama narrada com perfeição,asseguro que se estiverem a procura de histórias com mistério,uma pitada de terror e emoção,é um ótimo livro,em certos trechos pode-se sentir os nervos acuados dos homens ao descobrirem qual será seu fim.
Mas em minha opnião de leitora,digo que o livro não me tem como fã.É um livro que eu NÃO INDICO,a quem tem costume de ler fantasia e romance,é um livro forte,de fortes emoções e ações muitas vezes repugnates.Mas me admira o impecável trabalho do autor em conseguir passar os relatos,fielmente,da real história aqui do RS.
Literalmente,esse livro não me tem como fã.Cenas pronográficas são uma verdade muito real nele.Não sei se a idade influência,não serei preconceiturosa,pode ser que li na hora errada(mas era uma leitura obrigatória da escola).MAs nã orecomendo a menores de 16 anos,isso,só se a pessoa quizer,é claro,porque o melhor é NÃO LER.(não recomento este livro)

10 comentários:

  1. Nossa... que bizarro né?! Eu li uma vez sobre o caso desse açougueiro num artigo do site "How Stuff Works"...
    Deve ser um livro interessante. Apesar de você não recomendá-lo. Eu não vejo cenas de sexo como um problema (mas também já tenho 21 anos...)...
    Eu acho que deve ser um livro bem interessante, apesar de assustador - uma vez que é baseado em fatos reais... Vou procurar saber mais sobre o livro!
    E mesmo que vc não tenha gostado do livro, eu gostei da sua resenha!

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs
    Foi como eu disse.
    Recomendo a pessoas que procurem por fatos verídicos,porque o autor foi muito fiél a verddadeira história.Nesse aspécto é ótimo.
    Mas não gostei na época em que li,eu tinha 12 anos...Era leitura obrigatória pra um trabalho.E acho até que eu era inocente demais pra idade,(levando em conta a geração de hoje)..
    Enfim,hoje em dia acho que não faria tanta diferença,mas ainda assim traumatizou!!!

    ResponderExcluir
  3. A história do açogueiro e a sinopse tbm me chamaram a atenção
    mas assim como a Blandinha não gosto de certos detalhes muito detalhados, se é que me entende kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Nossa senhora! E ainda é verídico! :O Meu Deus, que pessoas loucas! Eu nunca leria um livro assim, acho que sou muito sensível e detesto livros com cenas fortes de pornografia, não que eu seja puritana ou conservadora, mas me incomoda um pouco hihihi. :)
    ;**

    ResponderExcluir
  5. Oi!!!!!!!!!!!!

    Parabéns pelo blog, cada vez que conheço um relacionado aos livros não resisto, rsrs

    Te seguindo!!

    ResponderExcluir
  6. livro super bom... e não são grandes cenas de sexo, falta você ler livros que realmente tivessem a tão sexualidade explícita. boa resenha, usarei ela!

    ResponderExcluir
  7. Eu li este livro e simplesmente ADOREI, é incrível como David Coimbra mostra em detalhes as cenas e a Porto Alegre daquela época, faz nos sentir como se fossemos daquela época e estando lá. Recomendo pra quem gosta de terror, emoção, suspense, mas não recomendo pra quem não é muito fã de pitadas exóticas em livros.

    ResponderExcluir
  8. recomendação da escola? Sério? queria que a escola onde estudei passasse ele pra nós, gostei bastante na epoca em que li :D

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, você escreveu a pior resenha que eu já li na vida. Não sei como alguém tem coragem de falar bem de um texto com tantos erros de português.

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.