sábado, 10 de julho de 2010

[Resenha] Eragon - Cristopher Paolini


-->
Título: Eragon
Autor: Christopher Paolini
Editora: Rocco
Assunto: Literatura Estrangeira
ISBN: 8532518486
Número de Páginas: 480
Leia o primeiro capitulo Aqui

-->
Sinopse: Eragon é uma história repleta de ação, vilões e locais fantásticos, com dragões e elfos, cavaleiros, luta de espada, inesperadas revelações e uma linda donzela. Inspirado em J.R.R. Tolkien, que criou idiomas para os diálogos de seus personagens, Paolini utiliza o norueguês medieval para a linguagem dos elfos e inventa expressões específicas para os anões e os urgals, de modo a dar veracidade ao lendário reino de Alagaësia, onde a guerra está prestes a começar.
O protagonista é um jovem de 15 anos que, ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é a peça principal. A vida de Eragon muda radicalmente ao descobrir que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando a pedra se rompe e dela nasce Saphira, Eragon é forçado a se converter em herói.
Involuntariamente, o jovem é lançado para um arriscado mundo novo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando apenas uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos das trevas em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.
A Eragon foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragões. Será que conseguirá vencer os obstáculos que o destino lhe reservou? As escolhas de Eragon poderão salvar, ou destruir, o mundo em que vive.

-->
Quem me conhece sabe que eu gosto muito dessas histórias ditas infanto juvenis, com mundos alternativos onde existem criaturas mágicas e etc.
Eragon é mais uma desse estilo. Como já devem saber Eragon faz parte da coleção Ciclo da Herança, composto até o momento de mais 2 livros, Eldest e Brisingr.
Eu gosto de livros detalhados, onde você pode imaginar o cenário, Eragon é assim, Paulini foi cuidadoso nisso, ele descreve lugares, situações, que façam que você imagine a cena e com isso fique deslumbrado com a fotografia, ou dê risada, porque ele também descreve as trapalhadas do Eragon com a mesma riqueza de detalhes.
Tem até um mapinha no livro para você olhar e saber mais ou menos onde o Eragon está.
Safira tem uma personalidade incrível! Apesar de ser um dragão ela tem uma personalidade nobre, altiva e muito feminina! Não se esperava isso de um dragão ,mas é assim que ela é, as vezes ela parece mais humana que o próprio Eragon que faz umas burrices de vez em quando.
É uma história que te dá interesse e conforto para ler, não tem uma coisa muito elaborada que te faz pensar e maquinar, é uma aventura de um jovem, um dragão e um velho contador de histórias misterioso. Eragon vive muitas aventuras e por ser um garoto faz e fala muita besteira e as respostas do Velho Brom sempre são engraçadas, com certeza esse livro lhe tirará risadas!
Eu chamaria de épico, é uma luta do bem contra o mal.
É quase uma história medieval, dragões, um rei tirano, lutas de espada, barricadas, confronto entre os povos, uma cidade rebelde entre as montanhas, poderia ser se não fossem pelas criaturas mágicas, dragões, anões, elfos e urgals que para mim lembrou-me orcs.
Eu recomendo tanto para os mais velhos quando para os que estão começando o habito da leitura agora.


Ciclo da Herança 
(Livro Dois) Eldest [Blanda]
(Livro Três) Brisingr [Blanda]

5 comentários:

  1. Eu morro de vontade de ler essa série, mas tenho tantos e tantos livros na minha lista pra ler.. hihihi :X
    beijo :*

    ResponderExcluir
  2. Adoro séries, mas nunca li Christopher Paolini... e tenho vontade! É uma série que ainda preciso conhecer!!!

    ResponderExcluir
  3. Ouvi muitos cometarios maravilhosos sobre o livro, mas aí eu vi o filme e me desanimei.

    ResponderExcluir
  4. O filme é uma retalhaçãoda história! Ignore-o rs

    ResponderExcluir
  5. Aconselho a quem vai ler o livro,que olhe o filme antes.Porque tamanhas são as mudanças do livro para o filme,que depois de ler o livro se toca fora o filme.
    (Só desisti de fazer isso,porque gostei do estilo das roupas e da Safira)..
    Mas o livro adorei.

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.