sábado, 30 de abril de 2011

[Resenha] Razão e Sensibilidade - Jane Austen

Coletânea Jane Austen

Razão e Sensibilidade

Autor: Jane Austen
Número de páginas: 233
Editora: Martin Claret

Sinopse: Adaptação em português do clássico da literatura inglesa, com linguagem acessível para o público jovem. Na Inglaterra, no século XIX, as irmãs Dashwood ficam desamparadas com a morte do pai, que deixara suas propriedades em Norland ao filho do primeiro casamento. Mudam-se para um chalé em Devonshire, oferecido por um primo da viúva. A autora não faz concessões à sociedade da época, traçando um painel mordaz de tipos interesseiros, cujo objetivo de vida consiste em obter meios de enriquecer e projetar-se socialmente, seja herdando fortunas, seja casando-se por conveniência.


Neste livro conhecemos a história das irmãs Dashwood, Elinor e Marianne. A vida das irmãs muda completamente quando seu pai falece e como são mulheres a mansão em Norland, fica para o filho do seu primeiro casamento, John e sua esposa Fanny.
Elionor, Marianne, Margaret e a Sra.Dashwood passam a sobreviver da caridade de John e de Fanny. John tem o maior prazer em ajudar as irmãs, mas Fanny está desgostosa de ter que ajuda-las.
Depois de alguns problemas com a família, mais ao certo Fanny, a família decide se mudar para um chalé em Barton.
Equanto ainda moravam em Norland, Elionor se apaixona por Edward Ferrars, irmão de Fanny, mas ao se mudar a vez de Marianne chega, e ela se apaixona pelo jovem Willoughby, que ao decorrer na história mostra suas verdadeiras intenções.
Como na vida da própria autora, Elionor e Marianne acabam sofrendo uma terrivel desilusão de amor e sofrem muito, mas de modos diferentes.
Como Elionor é a "rãzão", ela esconde todo o seu sofrimento e sempre se mostra forte e Marianne a "sensibilidade" fica extremamente arrasada, entra em depressão profunda e acaba até adoecendo.
O Coronel Brandom nota a dor de suas vizinhas e vai ajudá-las, mas ele acaba não somente ajudando-as, acaba descobrindo uma grande paixão. E Elionor com toda a sua razão descobre ainda mais de si mesma.

Jane Austen mais uma vez conseguiu por em papeis tudo o que precisavamos ler.
Este livro assim como os outros da autora, mostra os costumes da época e as diferentes classes sociais das famílias (o que importava muito, principalmente na hora de se casar).
Não tenho muitos comentários a fazer, já que Jane Austen é uma das minhas autoras prediletas.

Um comentário:

  1. OLÁ AMIGA!!! PUBLIQUEI MEU PRIMEIRO LIVRO HOJE, NO CLUBE DOS AUTORES, PORÉM... ESTOU PEDINDO AJUDA, POIS QUERIA APRENDER A POR O LINK DO CLUBE DOS AUTORES, ONDE ESTÁ O MEU LIVRO EM MEU BLOG, E NÃO ESTOU SABENDO, PODE ME AJUDAR? AHHHH, ESTOU ABERTA PARA PARCERIAS, BJ E OBRIGADA.

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.