quinta-feira, 30 de junho de 2011

[Resenha] O menino do pijama listrado - John Boyne

Olá!
hj trago um livro diferente p/ vc´s, um livro que tem base na segunda guerra mundial, mas por uma visão diferente.



ISBN: 853591112x

Encadernação: Brochura
Dimensão: 14 x 21 cm
Número de páginas: 192
Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Comecei a ler esse livro por curiosidade.
 Não sabia do que ele se tratava, mas já vi pessoas falando bem dele, então decidi arriscar.
O livro trata sobre um periodo da segunda guerra mundial, mas por uma visão diferente, por uma visão de Bruno, um garoto que tem o pai no exercito alemão e que se muda de Berlim para Haja Vista, um lugar cercado e não muito bonito, e como diz Bruno, sem ninguem para brincar e nem nada para explorar.
 Bruno observa o campo cercado que é do lado da casa e vê algumas crianças por lá, não as acha muito atraente, mas cojita a ideia de brincar com elas um dia. Como nunca foi levado do outro lado acaba deixando isso de lado e indo andar pelos arredores da propriedade para explorar, como ele mesmo gostava de dizer, numa dessas explorações, Bruna encontra um garoto do outro lado da cerca, os dois começam uma amizade, e esse é o ponto alto do livro.
 Em nenhum momento o livro fala do que é tratado na segunda guerra, mas para quem já estudou essa parte da história é fácil perceber, vários elementos mostrados nos rementem a pensar nessa possibilidade.
 Primeiro é que Shmuel é polones, a segunda é que ele é judeu, a terceira é que ele está preso magro e sendo mantido por soldados alemães do outro lado da cerca. Na tradução que eu lo, eles chamavam o lider do exercito de Furia, porem em determinado momento o pai de Bruno o ensino como saudá-lo e a saudação é a saudação Nazista "Hail Hitler", então esses são os elementos que fazem que vc entre na história e comprienda com mais clareza o contexto o qual ela se passa. 
 O final do livro é surpreendente! Fiquei em choque! Nem acreditei! Recomendo a todos!
Até mais


Um comentário:

  1. Sheila!
    Deve ser interessante ver a guerra e o holocausto de um prisma diferente e ainda se cultivar uma amizade em tempos complicados.
    Fiquei interessada pelo livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.