Bom dia!
Recebi esse livro da Editora Verus e vim aqui partilhar com vc´s da resenha.
já adianto o livro tem um assunto polemico, mas foi muito bom de ler!
ISBN: 9788576861317
ENCADERNAÇÃO: Brochura
FORMATO: 23 x 16
PÁGINAS: 350
Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.
O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.
O livro trata de um assunto polemico, creio que alguns já ouviram falar de uma moça que foi sequestrada e mantida vários anos em cativeiro, onde ela servia sexualmente ao raptor.
Pois é, essa é a história de "Quarto", onde uma moça é raptada atraída por um truque e é 7 anos mantida em cativeiro com as menores condições de sobrevivência.
O livro chama-se quarto porque é assim que a mãe de Jack apresenta o lugar onde vivem para ele, ela não diz que é uma prisão , um cativeiro, ela diz que é um quarto.
O livro é contado na maior parte das vezes na visão de Jack, ele é quem narra as situações e tem mais falas.
Jack é um menininho muito inteligente e questionador de 5 anos, recem feitos.
ele já sabe ler e escrever, desenha com sua mãe e ela se esforça para oferecer-lhe brincadeiras e exercícios de acordo com as condições que o quarto oferece.
O quarto é um comodo pequeno, com um vaso sanitário e uma banheiro num canto.
No outro canto há uma mesa e um fogão e num terceiro canto uma cama e um guarda-roupa.
não há janelas a unica iluminação natural que recebem é de uma claraboia no teto, a porta é blindada com uma senha secreta que só velho Nick sabe.
A unica coisa que pode ser classificada como luxo que existe no quarto é uma tv, onde Jack passa tempos assistindo, mas para ele as coisas da tv não são reais, foi assim que sua mãe explicou, afinal contar toda sua história a uma criança seria complicado.
Jack não é o primeiro filho dela, fruto dos abusos ela ficou gravida uma primeira vez, porem o bebê enrrolou-se no cordão na hora de nascer, já que foi ela mesma quem lidou com o parto, sozinha. Ficou gravida por uma segunda vez e esse bebê é Jack, ela cria o menino com todo amor e carinho, diferente do que nós pensariamos que fariamos, afinal esse bebê é fruto de uma violencia constante, um crime, mas ela cuida dele como se ele fosse seu tesouro e como se fosse somente filho dela, somente dela e de mais ninguem.
Um dia ela arquiteta uma fuga, faz Jack fingir-se de morto e pede para que velho Nick o leve para ser enterrado num lugar bonito, ele obedece, afinal sabe que se encontrarem algo com ele ele estará perdido.
E assim Jack se torna herói, ele consegue fugir e salvar sua mãe.
Mas ai começa a segunda parte do livro, a reabilitação e as descobertas de Jack.
O livro é maravilhoso!
Jack é uma gracinha, mas as perguntas dele realmente irritam as vezes! rs
O livro corre bem e por várias vezes vc entra no personagem, imaginando como seria descobrir que o mundo da tv é real com 5 anos de idade.
O livro tem um toque leve, apesar do assunto tratado ser pesado, creio que a escritora conseguiu isso deixando a história na visão de Jack, assim tudo fica subtendido.
Super recomendo!
eeeei o livro parece super interessante e vc escreve muito beem, euu adoro seu blog e os sorteios, amo suas dicas de livros *----*
ResponderExcluirOi, Sheila.
ResponderExcluirAssim como Menina Morta Viva, quero muito ler este livro, que, apesar da temática, parece muito interessante. Gostei da resenha.
Tenha uma ótima semana!
@rafaschiabel
http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/
Nossa esse livro parace ser nota 1000 , como muitos outros que já vir ,interessante o nome dele QUARTO , amo quarto minha paz e no meu quarto ,, curto as promoçãos adoro muito tudo isso Blog , livros e promoçãos bjs..
ResponderExcluirLi algumas resenhas dele, mas a sua ficou melhor! Com certeza é um que já esta na minha listinha de mais desejados. Bjos.
ResponderExcluirEsse livro tem cara de ser muito bom !
ResponderExcluirMuito emocionante e lindo :)
Quero muito ler !
Beijos :* @caarolgarcia
Fiquei com vntd de ler esse livro desde que vi a indicação aqui.
ResponderExcluirÉ um livro bem tenso! Triste pelo jeito. =/
Mas a vida é assim msm.rs
Gostei da resenha.
Beeijo
É um tema polêmico mesmo... Mas eu gostei de como essa história foi apresentada, com esse ponto de vista e essa leveza... Não vai para a lista de desejos, mas parece interessante.
ResponderExcluirBeijos
Tah
Naum gosto de livros tristes assim.
ResponderExcluirMas a estória é bem interessante.
A resenha ficou ótima!!
@babistephane
Bjs
Esse livro parece ser incrível!!!!!
ResponderExcluirQuero muito ler !!
Vai pra lista de desejados!
A.M.E.I a resenha!!
@Maiaracullen
A historia de Jack contada por ele mesmo é muito tocante, eu li algumas resenhas desse livro e confesso que me emocionei muito, quero muito ler, vale muito a pena! Sua resenha ta maravilhosa! bjo!
ResponderExcluirTema mais atual não há! Adorei a resenha, Marcia! Pelo texto, já imaginamos a tortura física e psicológica que a personagem teve de enfrentar.
ResponderExcluirAinda bem que sabemos que histórias assim sempre tem um final feliz (pelo menos, nos livros... embora nem sempre, né?)
Abração!
Ops! Consertando o comentário lá em cima! É Sheila! Desculpe, Sheila, pela troca dos nomes.
ResponderExcluirBeijão!
Nossa, que massa...
ResponderExcluirVontade enorme de ler agora.
Parabéns, vc escreve bem msm.
Beijos.
@MarcinhaCS_
Nossa, essa história deve ser bem triste!
ResponderExcluirO que mais me deixa interessada nesse livro é o fato da história ser narrada pelo ponto de vista de uma criança de 5 anos, acho que depois de lê-lo vou perceber o quanto a liberdade é importante na vida de qualquer pessoa.
Parabéns pela sua resenha! Me deixou com muita vontade de ler esse livro!