quinta-feira, 17 de novembro de 2011

[Resenha] Tortura Cor de rosa - Lycia Barros

Olá!
Bom dia!
Hj trago a resenha do livro da nossa parceria com a Lycia Barros.

Tortura Cor de rosa - As meninas também sabem ser cruéis

Editora: Habacuc
ISBN: 9788589829403
Ano: 2011
Páginas: 149



Sinopse: Ao mudar-se para São Paulo com seus pais, Ava pensou que poderia ter uma vida normal, como a de todas as meninas da sua idade, que têm amigas com quem conversar, com quem sair e com quem divertir-se naquela cidade cosmopolita. O novo bairro é bonito e elegante, e o novo colégio parece-lhe uma promessa de novos dias por viver, repletos de bons acontecimentos. Porém, já no primeiro dia de aula, Ava descobre que nem mesmo ali a vida é perfeita. Sem que saiba direito como, torna-se alvo de uma garota cruel, que está sempre cercada por fiéis seguidoras, com as quais forma uma espécia de gang. É quando tem início o bullying, que tornará a vida de Ava um inimaginável e completo inferno. "Ava encarou-a por um momento, abalada, tentando disfarçar o pavor que se espalhava pelo seu corpo e as lágrimas que ameaçavam cair de seus olhos. Sentiu-se tomada por um ódio desconhecido. Queria asfixiar aquela garota. Jamais, em tempo algum, pensara que um dia fosse sofrer ameaças daquele tipo, de humilhação mórbida. Dois sentimentos fortes brotaram-lhe: a indignação e o desejo de vingança. Porém, o medo se espremeu entre eles. Se Jaque tinha mesmo feito aquilo com Yoshie, porque não faria com ela?"




Ava é uma garota comum, mas como toda garota comum, aos olhos de alguma pessoa sempre tem algo de especial.
 Ava tem uma vida de classe média/alta, estuda em um bom colégio e mora num bom condomínio.
 Ava não tem amigos, porque muda demais, quando está se acostumando com a igreja e a escola tem que se mudar de novo.
 Desta vez mudaram-se para são Paulo, e logo duas bombas caem em cima de sua cabeça, a primeira foi Jaque a "patricinha de Berverly Hill´s" da escola e a doença de sua mãe.
  Com a doença de sua mãe ela estava conseguindo lidar, sua mãe estava se tratando, seu pai dava atenção a familia e essa dificuldade estava os unindo mais.
Porém Jaque era uma vilã implacável, fazia de tudo para atormenta-la, desde coisas infantis até coisas mais graves.
 Jaque mandava na escola ninguém a dedurava e ela fazia várias pessoas de bobas, de marionetes ameaçando-as com várias coisas que ela descobria ou com artimanhas que ela mesmo arquitetava.
 Ava não contava aos pais por não querer trazer problemas para casa nessa situação, mas acabou de castigo um dia.
 É Ava pareci super certinha no livro, até um garoto Lucas, aparecer, ai ela mentiu aos pais desafiou Jaque e teve seus momentos românticos com o garoto, claro que seus pais a pegaram e ela teve um belo castigo.
 Jaque já não a suportava, ao saber que ela queria o mesmo garoto que Ava partiu p/ piores das ofensivas, e elas começaram uma guerra!

O livro é curtinho, é beeeeem adolescente mesmo, afinal Ava tem 14 anos na história.
 Trata-se sobre bullying, mas o bullying desse livro é mais agressivo do que o que eu costumo ouvir, tá mais p/ tortura chinesa.
 O bullying do livro lembra aqueles filmes de ambiente escolar americanos sabe? Eu não gosto muito disso pq meio que parece que foge a realidade, ninguém é tão bom assim a ponto de aterrorizar metade da escola e ninguém nunca pegar, ninguém nunca conseguir provar que é ela a vilã e não eu. não sei se na minha escola, a minha realidade é assim tão diferente da realidade atual, porque quando eu estudava professores e diretores eram espertos o suficiente p/ ver até quando tudo é coincidência.
 Ava e sua amiga Yoshie passaram por poucas e boas com Jaque e suas seguidoras, Ava sempre calada e Yoshie sempre submissa.
 Isso realmente irrita! Como alguém pode ser tão submissa??? Meu Deus!!!!!
Enfim, deu p/ perceber que eu realmente conflitei com os personagens né?? Jaque é, desculpem as palavras, um demônio! E Yoshie é muito bestona!! Ava fica no meio termo, porque mesmo apesar das ameaças quando se trata de Lucas ela enfrenta.

O romance é bonitinho e a religião é levemente abordada ,então p/ quem não gosta, não precisa se preocupar, não incomoda não.

O livro é curto e de fácil leitura, se vc conhece alguém que goste de literatura infanto juvenil ou alguém que precise ler algo sobre bullying indique!




O livro ganha 3 estrelas




Mas não se influencie pela minha nota, porque eu realmente já tô velha p/ ler essas coisas kkkkkkkkk quase 25 né gente?? Sem contar que minha personalidade é forte demais p/ entender e aceitar certas coisas, mas bullying realmente existe e por pior que seja deve existir muitas meninas meio Jaque por ai.

2 comentários:

  1. Pior que é verdade...
    O bulying hj está + visível, mas sempre existiu... o problema era que as pessoas ignoravam o sentimento das outras...
    Interessante o livro para as pré-adolescentes ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Passei raiva só em ler a resenha, imagine se eu ler o livro!! rsrs Vou querer garguelar a guria. Argh.rs

    Realmente...existem meninas muito malvadas...as vezes é um problemão! oO

    Eu gosto de livro pra criança, adolescente, enfim, pra todas as idades!

    Vc ta preconceituosa cntg msm. haha
    Tbm to na casa dos 20...rsrs
    E não ligo em ler esse tipo de livro. O único tipo que não gosto é auto-ajuda!

    E esse é um livro pequeno, deve ser uma leitura bem rápida! =)

    Beeijo. =*

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.