sexta-feira, 18 de maio de 2012

[Palavreando com o leitor] Preconceito literário, existe? Você tem?

Vi a um tempo atrás pessoas falando sobre preconceito literário, mas porque preconceito?
 Não seria preferência literária?
Afinal você não vai ler drama se não gosta de chorar certo?
 Isso não quer dizer que o livro não seja bom, só quer dizer que esse estilo não te agrada.

Mas tbm há os que olham algumas resenhas e já saem falando horrores por ai, chamo-os de influenciáveis.
 Quando lançou Crepúsculo foi assim, muita gente era apaixonada pela série sem nunca ter entrado numa livraria, Hello! Vc se apaixonou pelos personagens só de ler a resenha alheia?
 Quando vi a animação do pessoal, não pensei duas vezes e comprei o meu, decepção total! Julguei o livro pela opinião alheia e não gostei. Vi uma amiga totalmente fascinada pelo filme, comprou todos os livros e eu não consegui nem chegar  metade do segundo.
 Vejam bem, falo sobre isso para que não digam que eu sou vitima do tal preconceito, não disse que não gostei sem conhecer, comprei, li, não gostei, dei uma segunda chance, comecei ler o segunda da série, e ai veio a certeza, não gosto mesmo.

 O mesmo acontece comigo com livros hot, e não preconceito é preferencia, sei que é o mais vendido entre o publico feminino e tals, mas gente, frases do estilo " e ele penetrou-a fundo" não me excitam, muito pelo contrário, me enojam.
 Não gosto da forma como são apresentados os relacionamentos nesse estilo literário, nunca disse que as histórias são ruins, só que eu as evito, mesmo a pessoa me garantindo que a história é boa, ainda assim tenho receio.
 Mas isso não quer dizer que não gosto de uma cena bem narrada, exemplo de Estilhaça-me, a escritora narrou a "pegação" dos personagens de uma forma simples, mas que deixou desejo, ou seja, não foi vulgar e passou a mensagem.
 Claro que isso vai depender do estilo do escritor e do público que ele quer atingir.

 Eu chamaria de Preconceito pessoas que falam " Não lerei Jorge amado, ele não sabia escrever" ou dizem " não lerei poesia isso é coisa p/ boiola" isso sim é preconceito.
 Porque a pessoa está tachando o estilo por achar que homens não devem ler, ou por não gostar do autor por ter uma origem baiana e um tipo de escrita mais singular.
 
 Portanto não generalizem pessoal, leiam as resenhas e criticas, mas saibam discernir se a pessoa está sendo coerente ou não, nem tudo é preconceito, não esqueçam que aquele texto por mais imparcial que seja, é a visão daquela pessoa, e é obvio que você pode ter outra visão do mesmo livro.
 Tenham o cuidado tbm de ler resenhas de pessoas absolutistas, que te enfiam um não gostei e pronto, nem tudo é 100% ruim, e dificilmente vamos achar algo 100% bom, ao menos um errinho de digitação no livro a gente acha.

 Agora deixem seus comentários abaixo e digam-me
 Preconceito literário existe??
 você tem?











Um comentário:

  1. Eu acredito que existe preconceito literário sim. rs
    Quando alguém diz que ODEIA romance de banca, por que não presta. Tá sendo preconceituoso, por que as vezes nem leu pra saber se é bom.

    Crepúsculo, li o primeiro e achei ótimo! Li o segundo e não gostei...só vim terminar de ler a série ano passado e msm assim implorando pra acabar logo!! rsrs
    Acho que cada um tem seu estilo literário e deve respeitar o dos outros.
    Tem muito estilo literário que eu não gosto, mas leio. E tem livros que não suporto.. "auto-ajuda", já li pra saber e não tenho uma gota de paciência pra bla bla bla .rsrs

    Acho que quem faz resenha, deve ter um cuidado maior quando não gosta do livro. Explicar por que não gostou e não sair dizendo que o livro é horrível...sei lá, mesmo não gostando, tentar explicar o motivo educadamente. rs
    Sempre leio resenha com o pé atrás quando tem elogio demais...

    Beeijo

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.