quarta-feira, 8 de maio de 2013

[Palavreando com o leitor] Livros e a minha visão da massa

"O que os livros são para você?"

Com frequência a gente se depara com essa pergunta.
Acho que é a mais frequente em concursos culturais onde livros são o prêmio.
Mas oras, será que essas pessoas já pararam para pensar antes sobre essa questão??
Provavelmente não... Creio que um terço da população brasileira só teve na mão um livro: O dicionário.
Prova disso é que conheço mais de 100 pessoas que nunca leram Machado de Assis, leitura qual é obrigatória para vestibular, e na minha escola fazia parte do currículo das provas no ensino médio.

Ou seja, se as pessoas não leram nem o que era de praxe, imagina se leram algo por prazer?  É uma pena, mas é a realidade.
Posso estar errada, claro. Mas o meu mundo aqui na blogesfera e na internet em geral é totalmente diferente do meu mundo real.
Aqui eu sigo mais de 20 blogs literários, conheço mais de 100 pessoas que amam a leitura! Já no meu cotidiano... Conheço umas 3 pessoas que gostam de ler, umas 5 que leem uns 2 livros por ano e o restante se leu alguma vez na vida foi uns 2 ou 3 livros.
Isso me deixa totalmente deslocada, vc´s sabem né??

Toda vez que vou ao shopping procuro uma livraria, quero ver preços, lançamentos, ver capas ao vivo e procurar marcadores. Na maioria das vezes a unica pessoa que me acompanha é meu marido os outros falam "Ah então a gente te espera em tal lugar", alergia a cultura??? Que mal tem me acompanhar até a livraria? Pode ser divertido! Existe todo tipo de livro no mundo!!! Para todo tipo de pessoa e gosto, só que infelizmente, o único jeito de saber o contem dentro de um livro é lendo, e eu acho que é isso que espanta as pessoas.  Quantas pessoas que me disseram no pátio da escola, "Nossa você tá lendo isso? Desse tamanho? Como você consegue?? Boa sorte!
- "Ué, sim desse tamanho, consigo fácil fácil, não dói e ainda é prazeroso, você já tentou?? Se acha impossível eu aposto que não!

As melhores conversas que tive sobre livros foi no fórum Valinor, onde eu tenho conta a muito tempo, um lugar cheio de pessoas inteligentes que não tem medo de livros grandes, afinal uns 90% dos assinantes do fórum já leram "O Senhor dos anéis" de J.R.R. Tolkien, meu livro preferido, foi por ele que fui parar lá! rs

Queria ter mais pessoas para conversar, trocar indicações e saber das opiniões, dividir esse gosto com amigos e participar de clubes de literatura. Mas por enquanto é só na internet que consigo essas coisas.
Agora se eu gostasse de beber cerveja, arrumava milhões de amigos, se fosse fã de uma banda que estourou do nada e virou febre, acharia várias pessoas para falarem comigo, até por aqui mesmo, na vizinhança, mas como na maioria das vezes que as pessoas me olham eu estou recebendo pacotes das livrarias on line, ou lendo um livro, ninguém nem se aproxima.

Recentemente um amigo do meu marido me adicionou no Facebook, ele tem um gosto diferente do nosso e não parece ser muito antenado. Ele tirou foto de uma moça lendo no metrô, a moça estava lendo um livro da Claudia Tajes, eu já até divulguei ele aqui no blog , chamado " A vida Sexual da mulher feia" , eu classifico esse livro com chick lit, ou seja um livro leve, divertido com uma mulher como progonista onde ela conta suas desventuras. Resumindo, um livro normal, que qualquer pessoa poderia ler.
Mas para eles?? Meu Deus!! foram mais de 10 comentários pejorativos!!! fiquei com dó da moça! Como falaram mal dela, disseram que ela precisava mesmo, que é isso ai que tem que se preparar, que ela deveria tomar cuidado com o que lê em publico, que não deveria demonstrar publicamente que está "necessitada" , gente fiquei sem ação!!!

Mas o que me deixou mais irritada foi que nenhum deles se deu ao trabalho de ao menos saber do que se tratava o  livro!!! Não é auto-ajuda não!!! E mesmo se fosse, será que é só ela quem precisa??
Esse episódio me deixou um tanto desgostosa com o rapaz, e nem falo mais direito com ele.
Se você se sente como eu, uni-vos! Criei esse blog para isso! Para pôr para fora todas as ideias e conversas que gostaria de ter tido!

 Mas de qualquer forma agradeço imensamente a internet pelos amigos e blogs que me proporcionou conhecer, isso aqui realmente é um mundo de possibilidades, tem muita besteira na internet, mas também tem muita cultura e pessoas legais.
 Bom essa é a visão que eu tenho por experiencias que passei, se vc tem outra visão, se concorda, ou acha que tudo que eu disse não passa de besteira, conta para gente ai embaixo, deixe seu comentário!!

Até mais!

Um comentário:

  1. Concordo e também acho muito triste o desinteresse das pessoas. Por isso participei da criação de uma livraria para o público infantil. Se os adultos estão perdidos, vou apostar nas crianças e jovens...rs

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.