quarta-feira, 8 de setembro de 2010

[Para escritores] 10 dicas para novos escritores

Mais uma dica para iniciantes na arte da escrita, vale a pena pessoal!
 São dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença ^^

Um jornal nas Filipinas me pediu as minhas dez dicas principais para novos escritores, então eu pensei em compartilhá-las aqui também:
1: Escolha uma coisa para escrever e permaneça com ela do começo ao fim. É tentador ficar pulando para um novo projeto quando o primeiro torna-se difícil.
2: Programe uma hora específica para escrever. Se você não estabelecer isso em sua agenda, não vai acontecer.
3: Evite a tentação de mostrar o seu trabalho enquanto você ainda está escrevendo-o. Espere até tê-lo concluído, e então consiga o feedback.
4: Escolha um gênero para escrever que você aprecie como leitor.
5: Quando você estiver escrevendo, não fique obcecado pensando se vai ou não conseguir vendê-lo. Concentre-se em escrever tão bem quanto puder, o marketing vem depois.
6: Experimente o que funciona melhor para você em termos de quão minuciosamente você esboça alguma coisa antes de escrever, onde escrever, quando escrever etc. Cada escritor desenvolve seus próprios métodos para o sucesso.
7: Não fique nervoso com a ortografia e a gramática durante o primeiro rascunho. Você pode voltar atrás e corrigi-las quando fizer a segunda versão. Se estes não são os seus pontos fortes, encontre alguém que seja bom nisso e peça-lhe para revisar o seu trabalho.
8: Encontre um companheiro de escrita, seja local ou online, com quem você possa permutar trabalho e críticas construtivas. Certifique-se de que seja alguém que tenha uma perspectiva positiva, não apenas alguém que esteja procurando um parceiro para queixar-se.
9: Aprenda com tudo o que você ler. Mesmo escrita ruim é instrutiva – você vai aprender o que não fazer! Se você ler algo que realmente funciona, leia-o uma segunda vez para analisar como e por quê funciona.
10: Leia bons livros sobre escrita, tanto para instrução prática quanto para motivação. É claro que eu recomendo o meu próprio livro, “Your Writing Coach”, mas também “Guia Prático Para a Criatividade” de Julia Cameron, e “On Writing” de Stephen King. E há muitos outros bons por aí.

Fonte: http://dicasderoteiro.com/2010/05/21/dez-dicas-para-novos-escritores/

9 comentários:

  1. Amei as dicas!!!! :D
    Quem sabe eu não começe a escrever a história que trenho aqui na cachola? hahahaha XD
    Beijinhos! ;**

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo sair das duas primeiras, toda as vezes que começo escrever, advinha? ou eu começo outro projeto porque fico mais motivada com o novo, ou eu não consigo escrever em nenhum por causa do horário que eu nunca tenho pra escrever.
    Eu já percebi que mesmo tendo ideis boas, sabendo escrever legal, sem essas duas coisas um escritor não vai pra frente... então, to dando um tempo, vê se consigo ter foco.

    ResponderExcluir
  3. Otimas dicas...
    Eu tenho tantas ideias, mas nunca as escrevo... Sei lá...

    "Escolha um gênero para escrever que você aprecie como leitor." Acho que é a melhor dica, pq vc escreve o q vc gosta \õ/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, pra variar arrazaram no post! Muito boas as dicas!
    parabéns, gurias!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas mais uma vez.Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, novamente. Muito úteis *-* Amei!!

    ResponderExcluir
  7. Otimas dicas, são fundamentais para quem um dia paneje escrever um livro.

    ResponderExcluir
  8. ADOREI AS DICAS EU TAMBEM SOU UMA NOVA ESCITORA.
    AMEI...

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas para os nossos novos escritores, parabens

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.