sábado, 31 de julho de 2010

[Resenha] Fortaleza Digital - Dan Brown

 

Editora: Sextante
Autor: DAN BROWN
ISBN:9788599296202
Origem:Nacional
Ano:2008
Edição:1
Número de páginas: 320


Sinopse:
Em 'Fortaleza Digital', Dan Brown - autor de 'Código Da Vinci' - mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo. Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher. Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama. Uma corrida desesperada se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha. É uma batalha de vida ou morte que pode mudar para sempre o equilíbrio de forças no mundo.


Antes de seu maior sucesso tomar proporções no mundo inteiro, O Código Da Vinci, Dan Brown demonstrou talento e maestria singular como contador de histórias, Fortaleza Digital, foi lançado em 1998 nos Estados Unidos. Muitas das pequenas ideias que ele utilizou, anos depois, fariam-no reconhecido como um novo mestre dos livros de ação e suspense, e este talento esta presente no seu romance de estréia: a narrativa rápida, a trama repleta de reviravoltas que prendem o leitor da primeira à última página e o fascínio exercido por códigos secretos, criptografia e enigmas misteriosos.
Quando a NSA se vê com um código "inquebrável", que TRANSLTR. o master computador que tem a função de decodificar os códigos e etc presentes nas redes da Internet...
Em maus lençóis o comandante da NSA, Strathmore, manda chamar sua especialista criptógrafa/matemática Susan Fletcher.Enquanto seu noivo, vai a Tóquio a pedido de Strathmore, em uma pequena missão para salvar o mundo.
Uma coisa importante sobre a NSA: não importa quando,não importa quem ou onde."se pro hipótese ameaça  o povo America ou a Presidência, ela toma partido ocultada a todos, e age sob os panos.
 
O desenrolar da história é rápido, uma narrativa gostosa de ler, tanto que lê-la em dois diasé normal, nos faz ficar ansiosos com o pouco tempo de leitura.Com um espetacular romance "Clichê", com a bela e inteligente Susan,o lindo e maravilhoso noivo, galante e apaixonado.
Amei este livro,tem tudo que me fascína.
O pouco romance,a grande ação,presença de fatos reais eoutros fictícios.
E depois deler este livro, gostei do método de Códigos e Busquei um livro sobre."O livro dos códigos",muito BOM.
Indico a todos,de todas as idades,é ótimo.

5 comentários:

  1. Eu tenho grandes problemas com Dan Brown... então é difícil para mim comentar nas resenhas dos livros dele...
    Eu acho divertido ler Dan Brown. E ponto.
    O primeiro livro que eu li dele foi "O Código Da Vinci" e me apaixonei. Li e fiquei pensando: nossa esse cara é bom demais... vai ser um dos meus autores favoritos com certeza.
    Daí li "Anjos e Demônio" e fiquei ultra decepcionada. Não que a história fosse ruim, ela é ótima. O problema é que é "O Código Da Vinci" de novo, praticamente tudo igual.
    Mas aí eu pensei, a pelo menos "Fortaleza Digital" é com outros personagens. Ledo engano, outros personagens, mas a mesma história.
    Então, resumindo, eu gosto de Dan Brown, mas já sei que quando vou ler um livro dele vou ler a mesma história com uma roupagem um pouquinho diferente. Só isso. Você consegue sacar tudo porque é muito parecido com as demais histórias.
    Mas mesmo assim vale a pena ler, porque são histórias agradáveis. Eu só não o considero um excelente escritor.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do tema do fortaleza digital, sim em suma é um codigo e uma caçada, é o estilo do Dan, ele é aquele tipo de escritor q escolhe uma formula, se der certo ele usa sempre a mesma, tipo o Sheldon, ele tbm faz isso.
    Mas gostei de como é abordada a história no livro, nada de história, pura tecnologia.
    Posso dizer q só li esse e o codigo da Vinci dele, e gostei muito ^^

    ResponderExcluir
  3. Sabe que muitos me falam isso.Dan Brown usa praticamente das coisas básicas em todos os seus livros, as quais modifica um pouco e enfeita!!!kkkkkkk
    Eu amo de paixão a questão dos códigos,quase me apaixonei só por eles,mas no fortaleza digital o romance até que é legal.Uma cosia bem ficiticia e adorável...Parece um romance de contos de fadas.
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Nunca li Dan Brown.
    Preciso arrumar um tempinho para ler pelo menos um. rs

    Beijos.

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.