terça-feira, 2 de agosto de 2011

[Resenha] Vinte Mil léguas Submarinas

Ei Gente... Bom Dia!
Um bom dia de grande friiiio e ventos loucos.



Adaptado e traduzido por Walcyr Carrasco
Editora: FTD
Autor: JULIO VERNE
ISBN: 8577326268
Gênero: Ficção - Literatura Infanto Juvenil
Ano: 2004





Sinopse: O romancista francês Júlio Verne conseguiu "profetizar" muitos avanços científicos - o submarino, a televisão, viagens espaciais. Recebeu, com justiça, o título de criador da ficção científica. Embora a obra de Verne se dirigisse basicamente a um público juvenil e popular, a crítica moderna realça a enigmática beleza de muitos de seus romances. Curiosamente, Verne nunca saiu da França, embora seus relatos narrassem, com incrível exatidão, as mais distantes regiões do planeta. Ele uniu ao vigor narrativo sua convicção no progresso da humanidade. Vinte Mil Léguas Submarinas (1870), um dos seus mais conhecidos romances, pertence ao ciclo das Voyages e conta as incríveis aventuras do capitão Nemo a bordo do submarino Náutilo.


Acima de tudo, seus livros são para mim clássicos, Jules Gabriel Verne Allotte , nosso Júlio Verne sempre estava a frente da atualidade em suas histórias, foi um dos primeiros a praticar a escrita numa linha de ficção moderna em suas histórias, nas quais faz alusão às tecnologias modernas que temos hoje em dia, no entanto anos de 1870 ele já via, imaginava muitas das coisas que só vieram a poucos tempos, e certamente muitos depois dos seus anos de vida.
Em seus livros ele descreve sempre grandes inventos e magnânimas máquinas, que eu me pego pensando, (na sua época, ele deve ter dado ideias a muitos, e muitos com certeza devem tê-lo chamado de louco). Só pra citar, ele premeditou a TV, o cinema falado, os tanques de guerra, helicópteros, a iluminação a néon, ar condicionado, Armas Químicas, etc. Pra mim ele era muito antenado aos fatos que aconteciam.


A história tem uma escrita realmente alucinada, e simples de entender, com tradução de Walcyr Carrasco as coisas tornam-se mais simples.
Em muitos países vinha havendo grandes ataques a navios, alguns apareciam somente com estragos, outros vinham com um imenso rombo no casco do navio, o grande mistério era saber como, ou melhor o que estava fazendo isto?
Para evitar um pânico geral, um especialista em espécimes do mar fora consultado, o Sr. Aronnax, grande pesquisador e autor de dois livros com título de "Os mistérios do fundo do Mar". Ele respondera que em suas suspeitas devia se tratar de um animal de grande porte, que tivesse um chifre forte suficiente para dar estragos a um navio feito de metal e aço, o que limitava bastante suas opções. Ele chega a conclusão de que seria um Narval Gigante. O governo dos EUA, então financia uma expedição para capturar o monstro e dar fim a um perigo para os navio, pois temida-se que por fim acabasse influenciando no comércio pelo mar.O navio era a Abraham Lincoln, e juntamente com o melhor arpoador, e o grande capitão da Marinha, e o Professor Aronnax e seu fiel seguidor, Conseil, zarparam para caçar o terrível monstro.
Navegaram dias a fio, e nada de estranho, o mar estava calmo, o que aconteceria?
Numa noite a criatura apareceu, começou a nadar ao redor do navio, e assim que  Ned Land, o Arpoador o avistou, todos se puseram da postos e foram seguir a fera. O navio foi a toda força, mas toda vez que acelerava, o monstro também acelerava, chegou dia, começou uma tempestade, e a fera estava já a uma distancia, mas o navio continuava a seguir.
De repente, o professor caiu à água, Conseil, como fiel que é, pulou atrás, pensaram estar perdidos, mas ambos decidiram tentar viver até o último de suas forças, pode ser que viessem buscá-los. Mais tarde Ned Land os encontrou, mas não com o Navio, ele havia pulado, parece que o navio estava em pior situação que eles no próprio mar. Mas que os encontrou foi a tal criatura, e ficaram espantados quando viram que era toda de metal e estava abrindo-se uma escotilha.
Sr. Aronnax foi o primeiro a entender que se tratava de uma máquina, pois além de ser aço puro, também era oca, e de dentro saíram pessoas.
Foram levados para dentro e presos, ficaram alguns dias, foram visitados por algumas pessoas que pareciam guardas, tentaram comunicação, mas pareciam falar outro idioma, outros dias se passaram e veio um homem que acreditavam ser o Capitão, mas também parecia não entendê-los. Então quando Ned Land ficou bravo e atacou um guarda o capitão veio e começou a falar com eles, - finalmente comunicação - O capitão falou que estavam a bordo do Nautilus e que não tinha feito comunicação porque estava pensando no que fazer a
 eles.
 Decidiu-se que os três poderiam ficar, com certa liberdade, somente uma restrição, quando fossem mandados, deveriam aceitar ficar presos, sempre que fosse necessário, e não fazer perguntas a esse respeito.Ficaram meio nas dúvidas mas aceitaram, afinal, é melhor que morrer no mar, e passaram diretamente a quartos muito elegantes, em cabines próprias, mais dias menos dias, já estavam acostumados, jantavam frutos do mar e somente isso, o Capitão, também chamado Nemo, deixava Conseil e Aronnax pesquisarem livremente na imensa biblioteca, assim como também possui um museu de animais marinhos e outras raridades.
Tudo corria bem até que o Capitão ficou extremamente perturbado e nervoso em andou que os trancassem na prisão sem perguntas e os deixou lá por um tempo, não sabiam ao certo, porque haviam comido uma comida que desconfiavam ter algo para que dormissem.
No outro dia, o Capitão simplesmente perguntou ao Sr. Aronnad se era médico e pediu se podia ver um de seus homens, ele estava com o crânio esmagado de modo mortal, morreria em pouco tempo.
O professor, Conseil e Ned Land, ficaram intrigados e ambos se põem a investigar o que aflige o grande capitão Nemo, que até o momento parecia invulnerável eu seu próprio mundo submarino...
Qual será o mistério, qual o Medo de NEMO???


hahahaha
Muito bom esse livro, amei realmente, tem aquela pitada de loucura e uma saborosa aventura, escrita meio infantil , mas nada como o humor pra acalmar ânimos.
Fica aí, minha dica, Vinte Mil léguas Submarinas.

Um comentário:

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.