quarta-feira, 19 de outubro de 2011

[Resenha] O Espaço Inexplorado - Ricardo Guilherme


O Espaço Inexplorado - Ricardo Guilherme
Paginad: 352
ISBN: 85-785-5093-6
Fonte: Giz Editorial - Livrus

Sinopse: O século XXII e seus contrastes... Uma época na qual a tecnologia e a evolução da medicina poderiam oferecer às pessoas uma qualidade de vida nunca antes vista em nosso planeta. Os efeitos desastrosos da devastação dos recursos naturais da Terra, no entanto, têm um impacto muito maior que as conquistas da humanidade. Uma população apática, entediada e sem esperanças vive em um planeta extremamente poluído. Um momento triste na história da humanidade, no qual apenas uma incrível novidade poderia despertar os seres humanos de um total desânimo. Até que... Surge a oportunidade! De um lado, um sábio astrônomo, desencantado com o mundo. De outro, uma adorável bióloga, dotada de sentimentos e poderes muito especiais. - Ambos centenários - Juntos, eles terão a oportunidade de ajudar nosso povo a conhecer E desvendar os mistérios Do Espaço Inexplorado!

Quando li a sinopse confesso que não me interessei muito pela história, na verdade, acredito que eu representei um grupo de pessoa que de tanto ouvir falar da poluição e dos efeitos causados já acaba considerando isso normal. Sendo sinceros, somos um pouco assim mesmo, correto ?
O que me chamou a atenção logo de cara foi a capa, o livro possui duas edições e a que o Ricardo enviou para o Mell Books foi a da capa Branca, já repararam como as capas de livros geralmente são escuras? Esse se destaca entre todos. Outra coisa que gostei bastante foi o fato de, apesar de ser historias fictícias, o autor coloca algumas anotações no rodapé comparando com alguns estudos reais, muito legal isso.
O livro é divido em três partes, a parte um, ou livro um, chama-se “Terra” e conta a história de William um astrônomo exobiólogo aposentado. William vive desanimado com o fim que a humanidade está tomando, apesar da medicina ter avançado bastante e garantido uma vida mais longa para todos (William começa a historia com 102 anos), eles mesmo foram se destruindo (como atualmente). Tudo muda quando, depois de inúmeras tentativas, um grupo de extraterrestres finalmente entra em contato com a Terra, os Verdis. São seres bem parecidos com os terráqueos e que exageram na vaidade, mas ao contrário do que todo mundo pensava, os Verdis não eram tão evoluídos. A Verdadeira ajuda acontece quando outro grupo de extraterrestres respondem o contato da Terra. Os Amets, ao contrario dos Verdis, são muito evoluídos e pacíficos, eles fornecem informações cientificas para construção de uma nave para longa viagens no espaço e o mais importante, informações de um planeta longe do nosso sistema solar, mas que pode ser um novo lar para Terra. Começa então a viagem de Willian e sua equipe rumo ao novo planeta, o Alvorada. Preciso destacar que um dos melhores personagens do livro um é Nazareth, a nave, foi implantado um chip sensitivo nela, o que a deixa com uma personalidade muito engraçada. É aquele tipo de nave que paramos pra pensar “quero uma dessa em casa” (existe outro tipo ? Haha ) . O livro um fala bastante em Deus e na fé na humanidade, não consegui parar de pensar de um lado mais moralista, mas achei bom retratar os seres humanos como pessoas evoluídas e conscientes dos seus erros, sem contar que o autor destaca muito o Brasil, descrevendo como uma das grandes potencias do futuro, fiquei até patriota. (haha)
O livro dois, ou parte dois “ O Dom de Ver Além”, conta a história de Rosana. Rosana foi o grande amor da vida de William e quando criança recebeu do Universo/Deus/Maria o dom de ver além, ela consegue enxergar a aura das pessoas em cores diferentes exalando o sentimento que estão sentindo no momento. A principio eu achei que fosse a mesma historia do Alvorada aos olhos de Rosana, o começo até que foi assim, mas com o desenrolar foi tomando o próprio rumo. Rosana é uma bióloga aposentada e está fazendo parte do projeto de recuperação da Terra, junto com William eles se tornam os humanos mais evoluídos e são os responsáveis por compartilhar isso com a humanidade. A partir do livro dois, animais e humanos começam evoluir, criando alguns poderes, como o de Rosana e até mover coisas com a mente.
O Livro Três “Alvorada”, como o nome diz, fala do Alvorada. Foram escolhidas umas famílias pioneiras para habitarem o Alvorada. Depois de um atentado dos Perfetz ao planetas dos Amets, o povo da Terra resolveu resgatar os amigos extra terrestres e dividir a habitação do Alvorada, então duas naves com os Amets e os humanos, vão para o Alvorada. Não contentados com a destruição dos Amets, os Perfets soltam na atmosfera do Alvorada um gás que faz com que ajam desequilíbrio emocional em que respirada causando diversas brigas entre os habitantes. O planeta é um ser vivo, e estas brigas acabam afetando sua estabilidade, acontecendo terremotos, tempestades, furacões e todo tipo de fúria da natureza. Novamente cabe a William e Rosana ensinar os humanos a se superarem e buscarem a evolução espiritual para vencer isso e preservar o Alvorada. Temos que ler os livros com a mente bem aberta, trata de assunto sério mais de uma maneira bem fantasiosa. A existência de Deus ou de uma força sobrenatural superior é questionada desde o livro um , particularmente , gostei bastante da leitura e eu não tinha lido nada com extraterrestres, então foi um livro diferente dos que costumo ler.
Foi bem difícil essa resenha, demorei mais pra escrever do que para ler o livro, não consigo falar muito bem sem dar spoiler. Não contei nem da metade do livro, então quem tiver a oportunidade de ler, aproveitem, gostei bastante dessa leitura.

Um comentário:

  1. O fulturo é uma caixinha de surpresa, os avanços tecnológicos realmente podem trazer melhorias em qualquer área de apoio ao ser humano, seja na sáude, educação e entre outras. Para que isso ocorra temos que abraçar as oportunidades e nçao deixa-las fugir. Precisamos de percistência e curiosidade para alcança-las.
    Adorei o livro, realmente é uma história bem emocionante... :)

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.