segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

[Resenha] O Preço de uma lição - Federico Devito; Gutti Mendonça

Olá!!
Bom dia!!
tudo bem com vc´s??
Hj é dia de resenha!!
Vamos lá!

Autores: Federico Devito; Gutti Mendonça
ISBN: 9788563219664
Editora: NOVO CONCEITO / JOVEM
Número de páginas: 368



Sinopse: Os meninos são, sim, capazes de amar.
”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário.
Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você
pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.”
Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções.
O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar.
Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.


No inicio não sabia o que esperar do livro, nada além de "é um romance".
 Eu não tive contato com os escritores então estava no escuro, e vc´s sabem que sinopse p mim não quer dizer muita coisa, por fim aventurei-me.
 o livro começo contando uma história de algumas crianças no colégio, alguns sem nome, só dizendo os fatos, jeito estranho de começar, mas não incomodou, vi pessoas reclamando automaticamente no twitter na hora que leram o primeiro capitulo e viram essa faltas de nomes nos personagens, eu preferi continuar lendo e fazer minhas observações depois.
 O livro conta a história desse personagem sem nome do primeiro capitulo, ele é o principal.
 O livro é como se fosse uma copilação de fatos importantes para ele, onde eler conta as coisas que marcaram sua vida.
 sua primeira namorada, sua primeira paixão, seus foras, suas duvidas e o amor que o fez ver tudo de outro jeito.
 esse amor foi Juliana e é ai que o livro começa a ficar "chatinho".
 Juliana é uma garota de 15 anos, ele tem 20, normalmente esse casal seria totalmente improvavel!! Até porque no mundo que vivemos um homem dessa idade só quer uma garota assim novinha p/ uma coisa só e q não tem nada a ver com romance, pelo menos não para ele.
 Mas o garoto do livro diz estar totalmente encantado, como se ela fosse uma sereia, ele só pensa nela, só fala nela só quer saber dela.
 juliana é uma garota normal de 15 anos e ele um garoto normal de 20, ou seja ele não é mais um adolescente enquanto ela está no auge dessa fase. 
 É tudo lindo, romantico e meloso e enjoativo durante bons capítulos.
 Mas ele começa a cobrar demais de juliana, ela mora longe ainda é jovem não tem grana e nem tempoi p/ ve-lo nem para cumprir seus caprichos, ela estuda para o vestibular e isso que é o importante naquele momento, mas ele não entende, ele invade, exige e isso gera o fim do namoro.
 O resto do livro é lamentação.
 Ele choraminga só pensa nela, tenta voltar e ela não quer.
 Ele não entende porque uma garota tão recessiva se tornou tão decidida do nada e ela também não explica.
 Juliana muda-se para Curitiba, e ai ele parece começar a entender que existe vida além Juliana.
 Ele começa a procurar emprego se coloca disponível para várias vagas, até que aparece uma muito boa, e adivinhem onde é?? Sim!! Em Curitiba! fica naquela de "vou ou não vou" mas acaba indo, indo torcendo o nariz para todo mundo, porque todos afirmam que ele está indo por causa de Juliana.
 Seu emprego maravilhoso se mostra não tão maravilhoso assim er depois de problemas internos ele é demitido. Decide ficar em Curitiba com o apoio de um amigo, uma das crianças do inicio do livro que diz que ele deve tentar falar com Juliana, afinal ele cometeu um erro no passado e não quer que o amigo cometa o mesmo.  Graças a um ovo de páscoa atrasadíssimo mandado por ele disfarçadamente usando seus alunos para entregar Juliana fala com ele. e ali tudo acende para ele novamente, e ele tem uma ideia, o unico jeito de fazer Juliana ouvi-lo e saber de tudo q aconteceu, antes e depois dela é lhe entregando um livro com essa história, a ideia dele é entregar no dia do aniversário dela, e assim ele escreve incessantemente esse livro.
 Mas e agora??? Pois é pessoal e agora eu não sei.
 O livro acaba assim ele escrevendo o ultimo capitulo  para ela.
 Não tem o que aconteceu com eles nem nada além disso, o livro que nós lemos é o livro que ele escreveu para Juliana e acaba quando ele termina de escrever o livro para ela, não tem nem um capitulo extra com um felizes para sempre.
 Não tem o fim da história deles.
 Dei uma pesquisadinha na internet afora e não vi nada sobre uma continuação do livro. 
ai fica no ar, terá? não terá?? O final é esse mesmo? A história deles não merece final?? Ou esse livro foi um desabafo dele, na verdade o final do casal é ficarem separados e não importa mais?

Perguntas que eu me fiz. Mas que não precisam ser as de vc´s.
 Well, esse livro recebe 3 estrelas.
 Poderia ser uma boa historia mas a forma como foi conduzida não cativou.

Mas como sempre, vou repetir, Tirem suas conclusões!!
 Eu não gosto muito desse tipo de romance, onde os personagens são recessivos e tal, personalidade para mim é tudo! Então se você é fã de romances adolescentes talvez goste mais desse livro do que eu.

Bjos
e
Até mais!

4 comentários:

  1. Oh, não sou fã desse tipo de livro, na vrdd chega me dar náuseas, sério.
    Não gosto de livro com muito 'mel'. rs
    Me parece ser tão chato, depressivo...
    E fala sério, livro sem final ... sem notícias sobre continuação... oO E se tiver continuação vai ter mais drama?! Ixii.

    Mas confesso que é um livro com uma capa super fofa, e com um kit tão bonitinho!! *-*
    Que queria ele pra enfeitar minha estante. =)

    Gostei muito da resenha. rs

    Beeijo

    ResponderExcluir
  2. Hum... estou doida pra ler esse livro... quase ganhei ele de natal do meu marido... mas depois da sua resenha, dei uma desanimada! mas, como vc mesma diz, devemos tirar nossas conclusões... hehehe

    mas acho q vou esperar mais um pouquinho para comprar... =)

    um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  3. Esse livro já estava mal na minha lista, agora ele vai descer mais ainda, todo mundo me falou que era muito mel, e que eu provavelmente não irei gostar, pensando bem acho que não vou mesmo, a sua resenha foi bem decisiva para o destino desse livro na minha pilha, haha.

    Luana

    ResponderExcluir
  4. Bem, eu li o livro, eu recomendo. Também nunca fui nada fã de romance adolescente, mas esse... Por mais que não tenha final(também me deixou com cara de hã ??). É um ótimo, ÓTIMO livro! Porque afinal...Não era pra ter final feliz ou triste, é uma forma de mostrar que amar vale a pena não importa se você vai ficar coom a pessoa pra sempre ou nunca mais vai vê-la, sem arrependimentos..

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.