terça-feira, 24 de julho de 2012

Leitura dinâmica - Boa ou má?

Boa tarde gente!

Tarde chuvosa e gelada, como bom inverno do Sul. rsrsrs


Convenhamos que as férias sempre tem algumas surpresinhas. Você fica em casa, seu tempo livre aumenta; mais tempo em família, e rola algumas discussões que você realmente diz : -Oh, wait!!! De onde eu tirei esse assunto e como começou???

Foi o que aconteceu. Conversa vai, conversa vem, eu e meu irmão lemos muito, e discutimos mais ainda -sobre livros.
Eu simplesmente citei um livro que vi a venda no sebo, passei rápido na estante, nem parei para olhar, era o livro "como ler um livro", do filósofo Mortimer Adler.
Um clássico, segundo a dona do sebo!


Eu associei na hora a ideia de leitura dinâmica, que venho treinando um pouco, sem muitos avanços significativos, não sou muito adepta a essa prática. Acredito que ler tão rápido pode acabar com o real prazer de ler. Até concordo que seria ótimo poder ler "mais", porque todo leitor, mesmo que uma única vez na vida, já pensou o seguinte: "Eu não vou conseguir ler tudo que quero!"
Inevitável esse pensamento! hahahaha

Então sim, leitura dinâmica seria uma solução, mas gosto tanto de mastigar a história, lentamente...  Sou contra e ao mesmo tempo, a favor!
O que tenho usado nos últimos meses, para treino mesmo, são umas dicas simples da Super Interessante.

Revista Super Interessante - Como fazer leitura dinâmica.
Apenas o básico, em 5 passos você vai praticando a velocidade.

1º) Elimine os ruídos
"Desligue a TV, coloque o computador para descansar, prenda o cachorro e esqueça o celular. Sente-se confortavelmente sob um abajur e faça estes exercícios com um texto da SUPER que você já leu várias vezes, porque é importante treinar com uma informação que você domina."


2º) Descubra a sua marca inicial
"Cronometre um minuto no relógio e conte quantas palavras você consegue ler nesse tempo. Um leitor normal lê 150 palavras por minuto, com 60% de aproveitamento. Já um leitor dinâmico lê de 5 a 8 vezes melhor: 800 palavras, com compreensão de 80%."

3º)Use os dedos
"Tome cuidado para não pronunciar o que lê, mexendo a boca. Também tente evitar voltar sempre para a mesma linha do texto. Aí o jeito é acompanhar as linhas com o dedo. Agora é só acelerar e ler mais rápido. Você não vai entender nada no começo, mas seu cérebro vai ser forçado a absorver informações."

4º)Visualize blocos
"Com a aceleração, seu pensamento vai mudar e seus olhos aprenderão a focar em um único ponto da palavra. É aí que acontece a mágica: você não verá mais o texto como uma seqüência de letras, mas em unidades de pensamento. Para ler, você vai passar das sílabas para as palavras e das palavras para as idéias centrais do texto."

5º)Troque de leitura
"Vá aos poucos mudando o tipo de texto. Daquela reportagem que você já decorou, passe para notícias sobre celebridades, por exemplo, que são simples. Você conhecerá rapidamente as últimas bagunças de Paris Hilton – talvez até antes de ela cometer outra. Depois procure algo mais denso. Quer ter uma noção exata? É possível ler Dom Casmurro, que tem mais de 65 mil palavras, em 80 minutos."

Também encontrei um site com métodos bem mais complexos. Porém, eu queria apenas acelerar a leitura, e não me tornar uma máquina de leitura, logo, apenas fui nas dicas básicas da Super Interessante

Para quem estiver interessado no método mais complexo: Algosobre - Leitura Dinâmica

Mas e vocês gente, ler rápido seria a solução de todos os problemas frustrantes de querer ler muitos e apenas vencer poucos?
Ou preferem a leitura vagarosa e lenta? Mais gostosa? Mais prazerosa?

2 comentários:

  1. Post interessante. É exatamente o que eu penso, e esse é o meu dilema. Eu queria poder ler super rápido, conforme prometem esses exercícios, porém as vezes eu penso que eu leio para aproveitar o máximo do meu tempo, e cada instante da leitura é único e, portanto, não posso correr.
    Eis o problema: como e quando vou ler tudo o que eu quero?

    Obs: já li uma apostila inteira sobre leitura dinâmica, realmente funciona. Pra mim, realmente, só uso para ler jornais ou coisas do dia a dia, pois não dá pra confiar quando se trata de textos de química, biologia, entre outrs.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o post!!
    Sempre tive problema com a leitura, pq sei que sou muito mole...rs
    Mas meus olhos não aguentam ler muito e ainda com rapidez. E prefiro aproveitar meus momentos de leitura, com suavidade, com tranquilidade..sem correrias.
    Acho que são momentos tão importantes para serem assim, lidos com rapidez.
    Será mesmo que é possivel absorver tanto em tão pouco tempo??

    Beijos

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.