quarta-feira, 26 de junho de 2013

[Literatura por ai] #2


Mais barato o livro, maior a inclusão / O Brasileiro não lê

Olá pessoal!

Li essa matéria na Folha e achei super válido compartilhar!

segue link da matéria completa:
http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2013/06/1289953-karine-pansa-mais-barato-o-livro-maior-a-inclusao.shtml

A matéria parece ser uma resposta as criticas de uma matéria anterior da mesma jornalista, mas não consegui encontra-la, se alguém souber qual é, me mande o link.

Abaixo eu deixo alguns trechos que me chamaram muito a atenção.

Explicadas essas questões, cabe reafirmar que a queda de preços é um dos fatores que têm estimulado os brasileiros a lerem mais, contribuindo para a inclusão cultural. Tanto assim que as editoras comercializaram 469,5 milhões de livros em 2011, um novo recorde!"

"Aumentou o número de indivíduos adultos (43% em 2012, contra 38% em 2010) que visitaram o evento ( Bienal da livro) pela primeira vez. Cresceu a proporção dos frequentadores da classe C, de 14% para 19%. Dos 750 mil visitantes, 82% compraram, ante 80% em 2010. Entre as duas bienais, a média aumentou de cinco para seis títulos por pessoa."



Eu estive na Bienal e realmente percebi que o público cresceu muito!
O Anhembi ficou pequeno para a quantia de pessoas que passou por lá!
 Também percebi o aumento de pessoas comprando livros no  dia da promoção de 5 por 50 da submarino!
 Nós simplesmente derrubamos o servidor do site!  (informação passada pelos próprios atendentes do Submarino)
eu acho um tanto dificil isso ter acontecido somente com a participação da Blogesfera, todos sabemos que Facebook e Twitter é viral, eu digo para vc, mas todo mundo está vendo, logo milhões de pessoas ficam sabendo de alguma coisa em segundos, e foi assim que todo mundo correu para o Submarino e congestionou o site.
 Eu consegui comprar antes do server cair e adquiri ótimos títulos, outros que não foram tão rápidos não tiveram a mesma sorte e ficaram com títulos menos badalados.

Creio eu que esses acontecimentos nos mostram que sim! Estamos aumentando a quantia de leitores no País, e isso nos deixa feliz! Porque a leitura não é só para a diversão, mas também para o conhecimento!
 Se uma pessoa tem o hábito de ler, com certeza se dará melhor nas leituras obrigatórias, talvez até se divirta com ela, esta que vos fala, já leu vários livros que retratam a história da Europa, assim como das grandes revoluções e achou o máximo, enquanto alguns outros leem com uma cara super enfadonha ou correm para o google em busca de um resumo.

Vamos continuar a nossa caminhada! Vamos incentivar os pequenos!

Olhando o Twitter, uma escritor deu RT nessa matéria que completa muito bem do estamos falando.

O Brasileiro não lê

http://revistaepoca.globo.com//cultura/danilo-venticinque/noticia/2013/06/o-brasileiro-nao-le.html

Alguns trechos:

O brasileiro não lê, mas a quantidade de livros produzidos no Brasil só cresceu nos últimos anos. Na pesquisa mais recente da Câmara Brasileira do Livro, a produção anual se aproximava dos 500 milhões de exemplares. Seriam aproximadamente 2,5 livros para cada brasileiro, se o brasileiro lesse"

"O brasileiro não lê, mas o país é o nono maior mercado editorial do mundo, com um faturamento de R$ 6,2 bilhões. Editoras estrangeiras têm desembarcado no país para investir na publicação de livros para os brasileiros que não leem. "

"O brasileiro não lê, mas desde 2004 o preço médio do livro caiu 40%, descontada a inflação. Entre os motivos para a queda estão o aumento nas tiragens, o lançamento de edições mais populares e a chegada dos livros a um novo público. Um mistério, já que o brasileiro não lê."


A ironia do dissertante dessa matéria foi maravilhosa! hahaha
Leiam a matéria!
Nós somos muito descrentes de nós mesmos!
Precisamos acreditar no nosso país! 
Os americanos cantam o hino nacional, são soberbos por acharem que são do melhor país do mundo, choram jurando a sua bandeira!
 E nós? Xingamos nosso país, ao contrário dos outros países fazemos questão de falar das mazelas dos nosso país para os amigos dos outros países, já eles, tentam contornar e falar somente das belezas e avanços.
 Não damos valor ao nossos escritores, uma vez eu disse que não gostava de Jorge Amado, e um menino francês, que por ser filho de português falava muito bem nossa língua, acabou comigo! Disse que Brasileiro é assim mesmo, não dá valor nos seus gênios.
 E o que que eu vou dizer? É verdade! Minha referência em literatura é um escritor inglês do século passado! Eu não sei nada sobre Paulo Coelho, sobre Jorge Amado!
Que fique aí de reflexão para nós essas matérias!

Beijos!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.