domingo, 28 de julho de 2013

[Entrevista] Vanessa Bosso fala sobre mercado de e-books

Oi Gente! E vamos encerrar a semana do livro nacional com chave de ouro???
Trago para vc´s uma entrevista feita com a Vanessa Bosso sobre a venda de e-books.
 Segue entrevista, quero comentários hein??


Quando e como surgiu a oportunidade de publicar em e-book? A primeira opção foi a Amazon?

Diante de um cenário catastrófico, a Amazon surgiu como a salvadora dos autores que ainda não conseguiram lugar numa boa editora brasileira. Quando chegou ao Brasil, era o único site que nos permitia a autopublicação, através do sistema KDP.


 O custo de fazer seu e-book é alto? E o custo para vende-lo?

O custo para se fazer um e-book é baixíssimo. Eu gasto apenas com a foto de capa + revisão do texto. Calculo o preço de venda com base nesses mesmos custos x número de páginas da obra. Sendo assim, meus livros sempre custarão entre R$ 1,99 e R$ 9,90.


 Vender seus livros a 1,99 foi um grito de protesto/liberdade?

O valor era para chamar a atenção. Um grito de protesto sim, mas também de liberdade. Me vi livre de editoras sob demanda e não precisava mais aturar editores despreparados para o mercado literário.


 Você esperava essa repercussão? Tenho acompanhado as noticias e vi que você chamou a atenção de muitos sites, jornais e até da própria Amazon.

Eu sabia que a Amazon seria um excelente caminho, mas não esperava o boom tão cedo. Foi uma grande surpresa e ainda estou zonza. Rssssss


Como foi sua viagem internacional voltada ao trabalho?

Conhecer Nova York era um sonho antigo. E poder realizá-lo através do meu trabalho, uau! Quer saber? Eu moraria naquela cidade, é incrível!


 Em uma conversa com você no Face, sugeri que você lançasse seus livros também em inglês na Amazon ( o que eu acho super válido!), já está trabalhando em algo do tipo?

As traduções acontecerão, mas deixei isso para 2014. O investimento é alto e preciso pensar bem nos títulos que serão escolhidos. Não posso errar.


 Você vai continuar com livros físicos?

A princípio não. Se alguma editora surgir nesse meio-tempo, ok. Se não acontecer, continuarei apenas com livros digitais.


 Vi uma conversa no Face sobre pirataria, que acabou virando um debate o qual você participava. As pessoas apresentaram opiniões e argumentos diferentes, o que você achou de tudo em um modo geral?

Pirataria é crime. Não compro nada pirata e não admito que façam isso com as minhas obras. Ninguém sabe o que passei para escrever, ninguém sabe o que passo diariamente. Como uma pessoa tem a coragem de piratear uma autora cujo livro custava apenas R$ 1,99?????? Não me entra na cabeça.


Você recomenda aos autores nacionais esse método? Ou acha que procurar uma editora continua sendo a melhor opção?

A Amazon é uma excelente vitrine e o autor tem a possibilidade de ser visto e lido no mundo todo. Se o livro for bom, as chances de uma editora bacana se interessar pela publicação são imensas. Não envio mais nada para editoras... se elas me quiserem por algum motivo, estou aberta a negociações.


 O Brasil está casa vez mais sendo notado e ganhando espaço no mundo literário, isso deixa nós leitores muito felizes! E tudo isso acontece, graças ao empenho e qualidade dos nossos escritores. A você, como parte desse grupo, nós dizemos Muito obrigada!

Ah, que lindo isso! Sabe, quando o trabalho é feito com paixão e comprometimento, o resultado final é surpreendente. Se o sucesso vier ou não, pouco importa. O que realmente faz um verdadeiro escritor feliz, são os feedbacks positivos, os surtos, os leitores que se tornam fieis e amigos. Isso não tem preço.



Obras na Amazon: http://migre.me/eJLQN

Visitem o site da Van e comprem os livros dela na Amazon, eu já deveria ter comprado, mas vc´s sabem, total falta de tempo p/ ler no pc e não tenho kindle  :'(
Mas dos livros dela impressos já li e resenhei dois aqui no blog, e ja tenho um terceiro, o Possuída para ler!

Espero que tenham gostado!
Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.