quarta-feira, 24 de julho de 2013

[Resenha] Platônico - A L Savioli

Bom dia!!!!

Resenha fresquinha e brazuka p/ vc´s!
Vamos aproveitar??


Editora: Novo Século
ISBN: 9788576797654
Páginas: 231

Sinopse: Em Platônico, um narrador misterioso conta tudo que sabe sobre a conturbada história de Henrique, um professor de Filosofia casado, que acabou cometendo um erro simples, mas que mudou toda sua vida. Depois de Henrique descobrir frequentes hematomas no corpo de Sophia, uma de suas alunas, o que era uma simples história sobre o crime de um professor tornou-se a busca incessante em compreender a garota que levou o mais correto dos homens ao mais desprezível dos erros. Um estado de paranoia tão grande que ele acabou se incluindo na lista dos acusados de espancá-la. Nesse ponto, Henrique percebe que nada sabe sobre a aluna. Mesmo o amor incondicional que Sophia alega ter parece falso quando surge a desconfiança da traição. Mas seria realmente uma traição tentar fugir dessa relação criminosa? Seria isso tudo um caso de amor ou seria mero oportunismo?


Platônico é um estilo de escrita meio psicológico, diálogos interessantes, inteligentes, porem com uma base comum, aluna x professor.
 As paixonites de alunas por seus professores não é novidade para ninguém, mas o ponto que chega essa paixonite é o que move o livro.
 Sophia parece muito ardilosa, sabendo "arrumar o terreno" para o que quer.
 A primeiro momento até achei que estava superestimando ela, que realmente poderia ser um acaso, mas ai começaram a ser acasos demais.
 Henrique também nem de longe foi esperto, como professor deveria entender melhor dos pequenos truques das adolescentes, principalmente pelo fato que já foi jovem, e que, antes de tudo, é casado.
 qual é a principal arma de uma jovem garota? Ora, seu corpo recém descoberto, parece meio obvio né? Mas Henrique caiu nessa que nem um pato!
 Juntando acasos mais a descoberta de uma mentira da esposa, Henrique se vê nos braços de Sophia, e claro, numa tremenda confusão.
 Águas se passam, Henrique sai de casa, Sophia se isola, depois volta com tudo, e Henrique se vê preso nessa teia, de traição e amargura, usando Sophia como uma droga, a qual ele é dependente para não pensar na realidade. O que será que esse final nos reserva??

Na minha opinião o livro é bem escrito, gosto da forma como foi escrito, parece que é alguém acadêmico escrevendo, que tem uma visão tanto cientifica/ filosófica quanto real da situação.
 Sophia parece aquela famosa "menina veneno" cara de santa, corpo de quase mulher, mente maquiavélica.
 Por vezes parece que é, mas depois você pensa, será?? Enfim só no final vamos saber se ela é vilã ou vítima.
 Henrique é o tipico homem né! Diz que foi conduzido, mas fez porque quis. Diz que é errado, mas continua fazendo. Para um professor de filosofia fico na duvida se essa atitude é condizente.
  É um livro nacional diferente, não é nem romance, nem suspense e nem drama, fica ali entre eles.
 Se você quer fugir um pouco do YA´s e ver como são intrigas e relacionamentos no mundo adulto, leia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.