quarta-feira, 16 de junho de 2010

[1° Dia] Desafio literário - 10 livros em 10 dias

E lá vamos nós!
hj é o primeiro dia do desafio literário, então hj é:

1° dia – Livro que você mais gostou;
2° dia – Livro que você mais odiou;
3° dia – Livro mais barato que você comprou;
4° dia – Livro mais caro que você comprou;
5° dia – Livro que mais te fez ter a atenção nele;
6° dia – Livro que menos te fez ter a atenção nele;
7° dia – Livro que você mais recomenda;
8° dia – Livro que você menos recomenda;
9° dia – Que série de livros você mais gosta e
10° dia – Livro mais velho que você tem ou leu.


O livro que eu mais gostei... dificil decidir um só.
quando eu era adolescente fazia a lista de livros que eu tinha lido na agenda, e classificava-os com estrelinhas no cantinho do nome, ia de 1 a 5, e lembrando bem tinham poucos livros com 5 estrelas.
Eu vou fazer o seguinte: Como eu amo leitura em todos os generos eu vou colocar um livro literario,aqueles que são importantes no curriculo de um leitor e um livro de fantasia, aqueles que determinadas pessoas acham que são infatis e que não acrescentam nada.

Pois bem, ai vai:
1° literário: Jane Eyre - Charlotte Brontë

Fiquei numa duvida danada entra Memórias póstumas de Brás Cubas e esse, mas esse ganhou porque se trata de romance e eu dificilmente leio um romance com felicidade e empolgação, eu não curto muito esse genero, e esse livro fez eu gostar muito dessa escritora.

Como conheci a obra:
Conheci fazendo um trabalho de inglês, estavamos no segundo ano e a professora deveria introduzir literatura inglesa para nós, mas ela não pediu que lessemos livro algum, só pediu trabalhos da biografia e obras dos principais escritores. Um deles eram as irmãs Brontë. Fiz o trabalho e gostei muito da história delas, mas a história da irmã mais velha, Charlotte chamou-me mais aatenção do q da mais nova, Emily, que é mais famosa. Imaginei que alguem com aquela história e estando dentro dos escritores ingleses mais famosos (dentro de tantos, e tantos escritores ingleses famosos) é porque ela merecia mesmo. Então fui até a biblioteca e achei na area de romaces estrangeiros esse livro, na hora me assustei com o tamanho, um romance de mais de 500 paginas " oh god!" pensei, mas tudo bem, peguei o livro.
Li em 2 dias!!! Devorei o livro, não larguei o dia todo! Gostei muito da protagonista, ela era uma mulher firme, reservada,simples porem com uma nobreza natural. E o "mocinho" não era um principe jovem e rico, e sim um homem sofrido, com marcas do passado e vivido.

A sinopse do livro é essa: Jane Eyre é uma menina órfã que vive com sua tia, a sra. Reed, e seus primos, que sempre a maltratam. Até que, cansada do convívio forçado com a sobrinha de seu falecido esposo, a mulher envia Jane a um colégio para moças, onde ela cresce e se torna professora. Com o tempo, cresce nela a vontade de expandir seus horizontes. Ela põe um anúncio no jornal em busca de trabalho como governanta. O anúncio é respondido pela senhora Fairfax, e Jane parte do colégio para trabalhar em Thornfield Hall. Lá, ela conhece seu patrão, o sr. Rochester, um homem brusco e sombrio, por quem se apaixona. Mas um grande segredo do passado se interpõe entre eles.

A sinopse não faz jus a história, quem leu sabe rs.



2° Fantasia: O senhor dos Anéis.

Quando li a obra de JRR Tolkien, eu tinha lá meus 16,17 anos, e foi incrivel! É muito mais que uma obra de aventura/fantasia, você realmente entra na história, imagina os cenários e passa os apertos junto com os personagens. É um livro grande, mesmo se for ler os volumes separados é uma leitura grande, tem um portugês correto, uma narrativa super elaborada e isso pode cansar algumas pessoas, mas para quem gosta de detalhes e de viajar na história é um livro perfeito.
Os personagens são envolventes e a história é cheia de ação, aventura, tem também o seu romance e o drama da imortalidade dos elfos além de, claro, possuir um vilão implacável e cruel.
Mas não vão pensando que Senhor dos anéis me cativou somente porque eu era uma adolescente não! Depois de asssitir os filmes já reli o livro 3 vezes, e atualmente reli o Silmarilion e Os contos incabados, obras paralelas ao O senhor dos anéis também escritas por JRR Tolkien.

Sinopse: Condado, uma vila Hobbit comemora o aniversário de um dos seus ilustres moradores, Bilbo, durante seu aniversário Bilbo informa que irá embora e na partida tem uma conversa com seu amigo o mago Gandalf, sobre um anel que ele carrega, esse anel é poderoso e seu dono,Sauron, o quer de volta, porém caso o seu dono consiga reave-lo toda a terra média cairá em desgraça. Bilbo decide contra a sua vontade deixar o anel a Frodo, seu sobrinho e partir. O amigo Gandalf sabendo da importancia e perigo do anel aconcelha Frodo a portá-lo até Valfenda a cidade dos elfos para que lá aconteça um concelho onde decidirão quem levará o anel para a destruição, mas não é uma tarefa fácil, o anel só pode ser destruido onde foi forjado, e ele foi forjado no seio do inimigo, e o olho de Sauron está a espreita.


Até amanhã com o segundo dia de desafio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.