sábado, 26 de junho de 2010

[Resenha] Fraz Kafka e a Boneca Viajante - Jordi Sierra i Fabra


Título: Kafka e a Boneca Viajante
Editora: Martins editora livraria LTDA
Autor: Jordi Sierra i Fabra
Número de Páginas: 128







Sinopse: Um ano antes de sua morte, Franz Kafka, passeando pelo parque de Steglitz, em Berlim, encontrou uma menina chorando porque havia perdido sua boneca. Para acalmar a garotinha, inventou uma história: a boneca não estava perdida, mas viajara, e ele, um "carteiro de bonecas", tinha uma carta em seu poder que lhe entregaria no dia seguinte. Naquela noite, ele escreveu a primeira de muitas cartas que, durante três semanas, entregou pontualmente à menina, narrando as peripécias da boneca em todos os cantos do mundo. Inspirado por esta história pouco conhecida de Kafka, contada por Dora Dyamant, companheira do escritor na época, Jordi Sierra i Fabra recria as cartas nunca encontradas e que constituem um dos mistérios mais belos da narrativa do século 20.

Uma história Verídica. Passada esta invrível aventura em sua vida, um ano antes de sua morte, Franz Kafka, passou por uma experiência muito singular.Uma narrativa simples, direta, mas graciosa.
Kafka encontra uma menina em um parque de Berlim.  Ele a vê chorando, inconsolável e com o coração mole e afetuoso que tem, pergunta o que a aflige. E ela lhe respondendo, diz ter perdido a boneca e não a ter mais encontrado.
Meio como quem ja sabe, ele pergunta o seu nome, e ela ao responder-lhe, ele a surpreende dizendo.
-Claro!Como sou avoado, com tanto trabalho.
Sua boneca não esta perdida, foi viajar.

E ele começa uma história louca de que a boneca passou por todos os cantos do mundo, e se dedica a escrever as cartas para a menina em nome da boneca. Afinal ele era o “Carteiro de bonecas”.
As cartas, com tão grande beleza foram feitas, que parecem as mais ricas de  são a minha parte preferida: Imaginem uma boneca em Paris, de bolsinha e um bonito chapéu,trilhando as imensa e magnificas ruas de Paris, Londres, New York, etc... e assim se seguiam os fatos, descreviam com belos e extraordinários detalhes as viagens da boneca, de como se aventurava nas grandes cidades, com grande alegria e sem medo, e sempre deixava bem evidente a felicidade da boneca na "liberdade conquistada" e a saudade que esta tinha da menina.
Com isso Franz Kafka fez a menina perceber que a boneca cresceu e sua independência era inevitável, mas que não devia ficar triste por isso, porque era um caminho que todas (adultos,crianças e Bonecas), seguiam mais cedo ou mais tarde, mas não significaria que as coisas seriam ruins, apenas diferentes.

Não preciso dizer como amei o livro!!!
Muitos falam que é uma história infantil,eu digo,é uma história mágica.
Com o Dócil e amável Kafka, que  faz do pesadelo uma aventura, transformando-o em ensinamentos para a vida.
Ela tem um brilho diferente. Amo esse livro e leio sempre que tenho saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.