terça-feira, 30 de agosto de 2011

[Resenha] Bonnie & Clyde - Paul Schneider



Buenas Gurizada! Parceria Lafonte sempre com ótimos livros.

Título: Bonnie & Clyde - A Vida por Trás da Lenda
Editora: Lafonte
Autor: Paul Schneider
ISBN: 9788576356530
Páginas: 432

Sinopse: Com relatos sinceros, emocionantes e inacreditáveis, o autor conta a vida do casal que, de certa forma, encantou os Estados Unidos com uma paixão sem limites, desesperada e com final supreendente.

O livro como toda biografia não vem munida de romance ou fatos fantasiosos, e Paul Schneider deixa clara sua imparcialidade, deixando as verdades serem ditas por relatos de várias pessoas entrevistadas, assim como dados policiais e de jornais da época. Pode-se notar a boa pesquisa que o autor fez para elaborar a narrativa, sem deixar-se levar por lendas (o que é muito comum a respeito destes dois).

A narrativa começa mesmo antes do nascimento de Bonnie & Clyde, contando todo o ambiente em que se encontravam os EUA naquela época, a Grande Depressão, (crise de 1929), falta de empregos, os migrantes e imigrantes a todo lugar, Mexicanos, Chineses, Brasileiros (ciganos) etc...
Um país em grande expansão e enfrentando uma crise, muitas famílias viam a agricultura como meio de vida, e o Texas era grande receptor destes imigrantes em busca de novas vidas, é neste clima modo que as famílias de Bonnie Parker e Clyde Barrow se mantém vivas. O pai de Clyde cultiva e como o terreno não é seu, parte da colheita vai para o dono.
Bonnie já vivia uma realidade diferente, seu pai enquanto vivo possuía um emprego estável o que amenizava a situação, eles tinham casa própria e não havia grandes problemas para eles com a crise, já que seu pai era pedreiro e a cidade estava em fervoroso crescimento, mas assim que seu pai morre, sua mãe não consegue mais emprego, e para poderem sobreviver mudam-se para Dallas.
Mas falando de Clyde, o principal, sua família era pobre, e verão que mesmo ele roubando e tendo a fama que tem, como a lenda que possui, de o maior bandido dos EUA, ele nunca passou de ser pobre. Por ter muitos irmãos, os chamavam de a Gangue dos Barrow, pois que quase todos se envolviam em algo suspeito, ou que quando algum se metia em encrenca, os Barrow impunham medo pela maioria, pela quantidade e a fama.
Clyde é preso algumas vezes, inúmeras pra falar a verdade, assaltante meia boca no início, mas vai melhorando, acaba sempre conseguindo escapar da prisão. Se apaixona algumas vezes, paixões sem foco, mas quando em fim encontra Bonnie, descobre sua verdadeira paixão. (Lembrando que o autor não alterou dados, são relatos e confissões da época, logo, cartas e o romance foi real).Bonnie é uma garota um pouco diferente, já fora casada, casou-se muito jovem ainda mas por ironia do destino, ele também era ladrão, e a deixou, ela nunca seguiu na vida do crime, sempre fora honesta, trabalhava de garçonete, servia um café perto de casa. Mas quando conhece Clyde acaba fazendo certas loucuras e coisas ilegais, tanto para salvá-lo quanto para ficar junto a ele. Uma dupla um tanto singular, começaram por roubar uma loja, depois foram cada vez aumentando sua reputação, com pequenos e grandes assaltos, os bancos não possuíam lá grande segurança, seguidos sempre por policiais, e nas suas escapadas alucinadas e de improviso. O fim não é inesperado, pois que toda biografia segue a realidade e a lenda destes dois todos sabemos qual sempre foi, a famosa emboscada do FBI que acabou pegando a dupla.

Não é um livro para fãs de romance, muito menos aqueles que querem um excepcional romance policial, não. O livro tem sua velocidade, empolgante e emocionante, aventura, sem mentir, tem momentos que torcemos para Bonnie deixar Clyde, por ele sempre meter-se em enrascadas, outrora que os dois sejam presos, por tantos problemas que causam, e há quando queremos que se deem bem, roubando e juntos, quem entende! Mesmo sendo escrita através de relatos, o autor soube entrelaçar os fatos de forma muito precisa para não perder o engajamento para o leitor.

Leitura Indispensável Gurizada!!!

Um comentário:

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.