terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Notícia - Biografias Proibidas ou não no Brasil?

Buenas Galerinha! 

Primeiro, um aviso de utilidade para Leitores. ^^
Depois de muitos dias coletando novas opções para leitura, um colírio aos olhos, pois já estava gostando da ideia de evitar a fadiga e parar de procurar...
Algo muito legal lançado pela Abril foi um pequeno giro pelo mundo..."A volta ao mundo em (+ de) 80 livros.

Muito legal a ideia de manter um roteiro de leituras (para quem consegue, claro), eu amo de paixão saber das coisas, sério, sou do ramo de quando a dúvida bate, eu não digo (depois pergunto), eu saio e pesquiso a fundo, onde, quando, por que e o que causou...(Claro, vamos manter o foco)...

A ideia é ter um livro para praticamente cada país, tendo a possibilidade de NÃO manter uma experiência somente de uma temática e um lugar (exemplo, apenas literatura estrangeira), não só temos contato com culturas diferentes, como também entender o olhar e perspectivas que outros autores tem do mundo. Realmente é um ótima ideia! ^^
Para ver as opções de livros: Site da Abril  (Ótimas dicas)


Depois, o que interessa.


-Editoras Entram com ação para liberar Biografias no Brasil.

Uma Iniciativa extrema das Editoras, a previsão é que entrem com um Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) alegando que a Lei é conflitante com a Liberdade de Expressão prevista na Constituição. (Afinal gente, é nas pequenas brechas das Leis que novas surgem).
Ver artigo do julgamento em Blog do Galeno


*A intenção é de que as biografias deixem de ser proibidas no Brasil alegando que isto vai contra a própria Lei (como citado acima).

Um exemplo clássico deste constante e polêmico assunto e que muitos ainda devem lembrar, foi a história que ocorreu com a biografia de Roberto Carlos escrita por Paulo César Araújo, foram 15 anos de pesquisa e entrevistas. Após a Biografia (não autorizada) ser publicada (2006), O Rei não gostou do conteúdo, em suas palavras, "Não li o livro todo. Mas, me desagrada muito porque ofende a mim e pessoas que me são caras. É muito estranho que alguém lance mão da minha história, meu patrimônio pessoal em seu benefício e para um fim comercial. Estou muito aborrecido, meus advogados estão estudando a questão: vamos agir dentro da lei".

Lançamento da Biografia e Discussão sobre o possível julgamento de Roberto Carlos:  Folha Online

(Pergunta) - Roberto Carlos o acusa de se apropriar da história dele para
fins lucrativos. O que pensa disso?
Sou historiador e vejo Roberto como um personagem da história assim como Lula e FHC. Como personagem, acho que sua história já é quase de domínio público. Não estava pensando em dinheiro, foram 15 anos de pesquisa em que gastei do meu próprio bolso em viagens e outras coisas. Se meu objetivo fosse lucro, teria publicado o livro antes. Minha preocupação é histórica.
Quer ler a Entrevista com Paulo César Araújo ver na ISTOÉ


Em realidade não sou muito a favor de que seja liberada as biografias, sei que antes de tudo as pessoas querem ter a liberdade de escrever o que quiserem mas isso termina quando interfere na liberdade de outros, na vida privada, no direito das pessoas estarem protegidas de qualquer um escrever o que acha de outrem.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.