Vamos a um boa notícia..
Há algum tempo fiz o post revelando o POR QUE do livro no Brasil ser tão caro, no entanto agora vem uma boa notícia. Um gradativo aumento nas leituras brasileiras está mudando a atmosfera de vendas, compra e a procura pelo melhor preço.
Ver post antigo: Por que o livro é caro no Brasil
Os estudantes brasileiros ficaram em 51° lugar no ranking de leitura entre 65 países, segundo indica uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) [...]
Segundo o levantamento, realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) da OCDE, o Brasil obteve um resultado de 412 pontos, semelhante aos registrados por Trinidad e Tobago (416), Colômbia (413) e Montenegro (408).
O número representa uma melhora do Brasil em termos de leitura na comparação com a última pesquisa, realizada em 2006, quando o país obteve 396 pontos.
A média em leitura dos alunos dos países ricos que integram a OCDE foi de 493 pontos. O melhor resultado foi dos alunos de Xangai (China), que obtiveram 556 pontos. A pesquisa também incluiu Taiwan, Macau e Hong Kong.
[...] O Pisa avalia a cada três anos a performance de estudantes em leitura, matemática e ciências, com idade de 15 anos ou mais, matriculados a partir da 7ª série do ensino fundamental.
Participaram do estudo 20,1 mil estudantes brasileiros, de um total de 470 mil de 65 países. Em 2006, foram pesquisadas 57 nações.
Crescimento
Em 2009, o Brasil conseguiu ultrapassar em leitura a faixa dos 400 pontos, considerada o nível de competências básicas para ler e saber interpretar um texto. Com isso, superou a Argentina na nova pesquisa.
Apesar disso, quase a metade (49,6%) dos alunos brasileiros obteve menos de 407 pontos (classificado como nível 2) de competências básicas. No entanto, houve progresso, já que esse índice era de 55% na pesquisa anterior.
“O Brasil aumentou os resultados nas três áreas do estudo (leitura, ciências e matemática). Não são muitos os países que conseguiram fazer isso”, disse à BBC Brasil Guillermo Montt, analista de educação da OCDE.
[...] “O Brasil mostrou que sabe e pode melhorar seu rendimento. Não é uma surpresa que o país continue em posições baixas no ranking, já que o processo de melhoria do ensino é algo lento e muito amplo”, diz o analista da OCDE.
Retirado de BBC Brasil
Veja a lista dos colocados: Lista
Vale lembrar que essa notícia tem um profundo e animador impacto para nós leitores. Segundo as pesquisas o brasileiro vem aumentando seu número de leituras e compra de livros, o que leva a uma maior procura por preços e um maior número de ofertas, ou seja, "Os livros estão e vão continuar a baixar os preços e a procura por livros melhores vai aumentar".
O aspecto mais relevante da Pesquisa sobre Produção e Vendas do Mercado Editorial Brasileiro, que acabamos de divulgar, refere-se ao crescimento, entre 2009 e 2010, de 8,3% do número de livros vendidos, se considerarmos apenas o movimento em livrarias, internet e porta a porta, dentre outros canais, excluindo compras governamentais e de entidades sociais. Por outro lado, o faturamento relativo a esse recorte mercadológico da comercialização sofreu um decréscimo real de 2,24%. Isso significa que o preço médio do livro diminuiu 4,42% em 2010.
Entre 2008 e 2009, a pesquisa anual da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), realizada pela Fipe, já havia registrado redução de 3,52% nos preços...
Para continuar lendo a pesquisa clique em Câmara Brasileira do Livro
É uma boa notícia tanto para o crescimento da cultura no país, pois nada cresce sem Educação, sem Leitura e pensamento crítico sendo cultivados juntos, e também para leitores assíduos que buscam preços mas acessíveis para manter seu prazer e hobby de ler!
Oinnn q legal ler este... Ainda seremos os maiores leitores do mundoooo --- menos, Lari, menooos...
ResponderExcluir>D
Beijocas,
Lariane - Leituras & Devaneios