quinta-feira, 24 de junho de 2010

[7° Dia] Desafio literário - 10 livros em 10 dias

Bom dia!!!
Mais um dia de desafio!
hj o desafio é:

1° dia – Livro que você mais gostou;
2° dia – Livro que você mais odiou;
3° dia – Livro mais barato que você comprou;
4° dia – Livro mais caro que você comprou;
5° dia – Livro que mais te fez ter a atenção nele;
6° dia – Livro que menos te fez ter a atenção nele;

7° dia – Livro que você mais recomenda;
8° dia – Livro que você menos recomenda;
9° dia – Que série de livros você mais gosta e
10° dia – Livro mais velho que você tem ou leu.



Todos os livros que eu gosto eu recomendo...
Mas tem um titulo que eu notei que é um pouco desconhecido para os mais jovens, que as pessoas ouvem falar deles na faculdade e outros por especulação mesmo, meu caso foi especulação rs.
Li esse livro, a série na verdade, porque são compostas de 4 livros, no cólegio, foi assim que conheci a autora.
O livro conta a história do rei Arthur do ponto de vista feminino.
É um livro cheio de magia, profecias, visões do futuro, sacerdotizas, merlim, poder, reinado e tudo o mais que a história do rei Arthur possa oferecer!

O livro que eu falo é:


As brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley

Sinopse: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem As Brumas de Avalon - a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur através da perspectiva de suas heroínas.
Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias conseqüências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar de ser juramento de respeitar a velha religião de Avalon.
Além da mãe de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que é a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur.
Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em a sua grande rival. Sendo uma sacerdotisa de Avalon, ela tem a Visão, o que a transforma em uma mulher atormentada.
Trata-se, acima de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana.
Ao acompanhar a evolução da história de Guinevere e de Morgana, assim como dos numerosos personagens que as cercam, acompanhamos também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas com Grã-Bretanha.
As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que é ao mesmo tempo real e lendária - desde as suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e o fim da influência mítica por ele representada.
Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original.
Fonte: Submarino.

O livro é incrivel!!! Eu nunca gostei muito do rei Artur e da história de tirar a espada da pedra.
Mas esse livro tem uma história envolvente, Arthur não é tão legal, nem tão nobre, Morgana não é vilã e Avalon exerce muito poder sobre os dois.
Uma narrativa rápida que mostra os acontecimentos. É uma perspectiva totalmente diferente da história, onde as mulheres é quem exercem maior influencia, e esse toque dado pela magia de Avalon e pelos rituais, festa do solsticio entre outros é arrebatador! Qualquer mulher de identificaria com uma das personagens!


É uma coleção que vale muito a pena ter!!! Para vocês terem uma ideia da qualidade, foi o unico livro que meu professor de sociologia me viu lendo que ele aprovou rs.

Para quem estiver interessado:
Essa coleção está em promoção no Submarino, com um preço bem acessivel ^^

Até o proximo Desafio ^^

3 comentários:

  1. Adorei esses livros! Li os 4 num findi! Ótima resenha Mel! \o/

    (é a Alba, deu preguiça de trocar o perfil... rs)

    ResponderExcluir
  2. Eu já li essa coleção em e-book traduzido pr fã e achei incrível. Não resisti e comprei a coleção de Brumas de Avalon recentemente no submarino...
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Essa história é fantástica.Li o primeiro porque encontrei o livro vagando naquelas condições de sempre(perdidos em cantos escuros na biblioteca),peguei sem pensar duas vezes,logo procurei os outros e então ja sabem...
    Vale muito a pena,é uma ponto de vista da lenda do Rei Arthur diferente(que só a M.Z.Bradley poderia mostrar)."Pelo olhar das Mulheres."

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.