sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

[Resenha]Entre dois mundos


Editora: Larousse
Autor: Roxana Saberi
Título:Entre Dois Mundos - Minha Vida de Prisioneira no Irã
ISBN: 9788576357278
Edição N°: 1
Páginas: 320




Sinopse:Em Entre Dois Mundos, a jornalista americano-iraniana Roxana Saberi apresenta a extraordinária e angustiante história de sua prisão no Irã, bem como um olhar desconcertante para o país e suas tensões políticas.
Aqui, pela primeira vez, é contada a história completa de sua detenção e prisão, uma causa que chamou a atenção de celebridades como Barack Obama, Hillary Clinton e outros líderes em todo o mundo.


A história é comovente do início ao fim. Não se trata de um livro de ficção, ou aventuras no Irã, mas sim das experiências dolorosas e diretas de Roxana Saberi numa das piores prisões do Irã, sendo acusada de um crime que não havia cometido.

Roxana parte para o Irã em Fevereiro de 2003, seu interesse pelo país nasceu por seu pai ser descendente iraniano, pretendia aprender sobre a rica cultura e história, em segundo, realizar seu sonho, tornar-se corresponde estrangeira. Toma a decisão, após quase seis anos no País, de escrever um livro, com uma visão ampla, e várias declarações de inúmeras pessoas, com diversos pontos de vista, tentando assim, com seu livro, melhorar a visão que havia sobre o Irã, e mostrar como era realmente a situação das pessoa, queria, à sua forma, melhorar as relações dos E.U.A, com o Irã.
O livro teria seu patrocínio pessoal, era questão dela e o Irã, sem meios ou pedidos, sem estrangeiros patrocinando seu livro. Mas numa manhã de 2009, inesperada ouve a campainha de sua porta, homens vestidos de preto e de grande porte, entram em seu apartamento, entregando-lhe uma carta que da prisão de Evin, destinada a ela. Os homens de preto, jamais diziam seus nomes, mas foram apelidados de Tasbihi, O Carteiro e Javan. Se não respondesse as perguntas e colaborasse seria levada a Evin e presa ainda no mesmo dia.  
Desesperada assim que chegam a Evin, seus interrogadores, Javan, Tabihi e outro, começam o interrogatório, mas, acusam-na de espionagem contra o Irã, e de passar informações secretas do País aos E.U.A. Desacreditada das acusações, responde sinceramente o que era, mas seus interrogadores fazem tal pressão,tanto a ser presa, em não ter direito a julgamento, quanto a própria vida de seus familiares. Vendo-se em tal situação, decide que para sair dali, precisará ser o que pedem, e ver as consequências depois.

Sempre com a consciência pesada, por estar colocando nomes de pessoas de bem em suas confissões, aprende com suas companheiras de cela, "a garra, coragem e fé", que falar a verdade e manter a moral e integridade, é o melhor, e que mesmo que sofra, no fim vencerá com a consciência limpa.
Em semanas de sofrimento, consegue um advogado, mas este nem ao menos tem tempo suficiente para ver seu Dossiê, e elaborar uma defesa a altura.
A situação piora quando sua prisão chega a mídia internacional, com grande repercussão, a Europa, o Japão e E.U.A, entram com pedido para soltá-la, e a O.N.U. também começa a atuar no caso, sob os Direitos Humanos de Roxana Saberi a julgamento.

Uma história, eu digo, para todos, se buscar uma superação, demonstração de coragem, fé e garra, então é um livro pra você. E saber que depois de tantos sofrimentos até o fim deste livro, ela conseguiu escrevê-lo para que houvesse uma maior repercussão, e quem ainda estiver preso injustamente tenha uma chance de liberdade após estes dados e detalhes.

2 comentários:

  1. Nossa. Que livro tenso!
    A historia parece ser muito triste. Mas gostaria de ver a atuaçao dos advogados de defesa no caso.

    Otima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Quero demais esse livro mell!
    Adoro livros com esse ar tenso !!

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.