terça-feira, 4 de janeiro de 2011
[Resenha] Sócrates - C.C.W. Taylor
Título: Sócrates
Autor: C.C.W. Taylor
Gênero: Biografias
Série: Encyclopaedia
ISBN-13: 978.85.254.2062-6
Páginas:144
Edição: 1
Coleção L&PM Pocket
Sinopse: "Além de indivíduo histórico e personagem literário, Sócrates é, em muitos sentidos, uma figura exemplar, uma figura que desafia e encoraja."
Sócrates ocupa um lugar ímpar na história da filosofia. Não seria exagero dizer que, não fosse pela influência que teve sobre Platão, todo o desenvolvimento da filosofia ocidental teria sido diferente. Contudo, o próprio Sócrates nada escreveu. Tudo o que conhecemos dele deriva basicamente da figura cativante e exasperadora que aparece nos diálogos de Platão. Em Sócrates, da coleção Encyclopaedia, Christopher Taylor investiga a relação entre o Sócrates histórico e o personagem platônico e examina a antiga imagem do pensador como arquétipo da vida filosófica; um homem cuja integridade moral e intelectual permeou todos os aspectos de sua existência, mesmo diante da traição e condenação à morte por seus pares atenienses. O livro ainda traz várias ilustrações, entre fotos, desenhos e pinturas.
Falar sobre Sócrates é sempre um desafio a qualquer Escritor, tantos são os escritores que o fazem, e devem com total responsabilidade não usar da ficção, mas sim de várias pesquisas tirar talvez algumas suposições.
Como C. Taylor mostra em seu livro, todas as obras foram escritas sob o olhar de alguém para alguém. Ela reflete o olhar do seu criador.
Com maestria, Christopher Taylor, dirige a discussão do livro, demonstrando com outros livros já escritos por discípulos de Sócrates, como foi sua curta vida, ora ele deixa explícito a escassez de recursos e escritos para um pesquisa mais concreta, ora uma intensa e envolvente revelação de fatos e ocorridos citados tanto por Platão, quanto Xenofonte, ou nas peças de Aristófanes. Como o hábito de uma vida simples, Sócrates a pés descalços, pelas ruas executando sua missão que a chamava de divina, levando as pessoas através da Maiêutica, a perceberem, que na verdade nada sabiam.Ou se duvidava, fazia-as perguntas, que muitas vezes fáceis e no entanto difíceis e nas quais raramente acertavam.
(É fácil eu dizer que sei o que é virtude, ou verdade, ou coragem, e no entanto, se for perguntado a você agora, as chances de que saiba explicar em palavras com exatidão a resposta, as chances são pequenas.)
No decorrer da história, são esclarecidas várias outras questões, como a peça de Aristófanes influenciou nas obras de Platão, ou de Xenofonte.
Vários os temas abordados, a misteriosa incógnita acusação a morte de Sócrates. Quais foram exatamente as acusações, o os padrões, os meios e acusadores. Por que Sócrates aceitou a morte resignado a não fugir ,sabendo de sua inocência, ou por que seus discípulos, alguns se tornaram manipuladores corruptos da sociedade após a morte de Sócrates. Então este fato de discípulos corruptos seria que Sócrates ensinava a corrupção, então na verdade Sócrates não era modelo de Ética e bons costumes. A todos os assuntos, C. Taylor aborda e entrelaça dados e esclarece duvidas que não teríamos.Cita a filosofia Antiga, e suas influências que chegaram aos seus discípulos, cada escrito em seu nome, cada doutrina, uma influência após sua morte, cita a filosofia Medieval e Moderna.
Um autêntico livro para se entender a vida de Sócrates, e entender como outros a entendiam. Compreender não somente a história de Sócrates, mas como se chegou a essa história.
Não há muito que escrever sobre este livro, pois a verdadeira forma de se entende-la é lendo-a. Um livro ótimo, de muito bom gosto e indico a quem quiser saber mais sobre a vida de nosso ilustríssimo Sócrates, o nome da Filosofia Ocidental.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Jaac! Valeu por participar da promo lá no SobreUmLivro ;P Adorei a resenhaa
ResponderExcluirhaha Beijos
Carol {SobreUmLivro}
Não sou mt fã de biografias. Mas quem sabe um dia eu comece a ler alguma..
ResponderExcluir