terça-feira, 3 de maio de 2011

Como preservar e manter seus livros!

Bom Dia Gurizada!

Hoje com um pouco mais de amor pra dar, friozinho já chegou por aqui e todos precisando de calor humano (sem contar o bom humor de todos nessa época  ^_^), então consegui pôr no papel uma coisa que há muito tempo queria passar a vocês.

Como preservar e manter seus livros!

Independente se o livro é de coleção, se já está na 30º edição ou é uma versão limitada, se possuímos toda uma série e nem se encontra mais a venda, ou uma versão que tem um valor financeiro maior. Não importa, cada um tem o seu valor, todos queremos mantê-los em bom estado, para tê-los sempre pertinho, bonitinhos e com saúde. ^^
Sem contar que há aqueles! Aqueles que têm um valor incalculável, que nunca esquecemos, ficam na cabeceira para sempre reler um trecho, uma frase, um capítulo que seja, só para matar a saudade, o livro que tão logo o pegamos, e foi amor a primeira vista, devorando-o de forma tão voraz que mesmo as noites nunca esqueceram-se destes momentos.
Então vou dar algumas precauções, dicas e sugestões de como manter a vida de seus queridos tesouros. Conservar seus livros sempre novinhos.

Então vamos às dicas:
Segundo os técnicos de Conservação e Restauração da Biblioteca Nacional:

***10 regras básicas para conservar seus livros***
1. Guarde os livros sempre na vertical. Se não couberem na estante, é melhor ficarem na horizontal, sem empilhar mais de três e sempre deixando os maiores na base. Não guarde livros inclinados.

2. Arrume os livros segundo o tamanho, principalmente as brochuras (livros de capa mole), porque assim não ficarão dobrados uns sobre os outros. Dicionários, enciclopédias e volumes pesados devem ficar nas prateleiras mais baixas.

3. Não superlote a estante. O ideal é deixar cerca de três milímetros entre um livro e outro para evitar o atrito entre as capas e facilitar a retirada do livro. E, para evitar a umidade, mantenha os livros ligeiramente recuados para o interior da estante, sem encostá-los à parede.

4. Não puxe os livros pelo topo, mas pelo centro da lombada. Para conseguir pegá-los, basta empurrar para trás os que se encontram dos lados.

5. Não guarde mapas e pôsteres dobrados ou enrolados, mas sempre abertos. Se puder, coloque-os em pastas de polionda ou mesmo de cartão.

6. Evite capas de papel pardo ou similar, por ser ácido, e não use fita durex para consertar as capas. Se tiver de usar uma fita adesiva, prefira a filmoplast. E, em apostilas, não use grampos e clipes metálicos, por causa da ferrugem. Prefira os de plástico.

7. Evite a incidência de luz solar sobre os livros, bem como lâmpadas com radiação de ultravioleta (fluorescentes e incandescentes).

8. Se fizer alguma anotação nos livros, não use qualquer tipo de caneta, mas, sim, um lápis macio, de preferência o 6B.

9. Ao ler um livro ou revista, não dobre as páginas umas sobre as outras, nem dobre o canto da página para marcar o local onde parou. Use um marcador de livros.

10. Esteja sempre atento ao aparecimento de insetos, mofo ou umidade nos livros e revistas, bem como no interior da estante. Procure limpar os livros de dois em dois meses, no mínimo, com flanela macia.

Retirado de:
Biblioteca de Araranguá - Conservação de livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.