quarta-feira, 11 de maio de 2011

[Resenha] A dieta do tipo sanguíneo - D'Adamo


A dieta do tipo sanguíneo

Autor: D'Adamo
Número de páginas: 329
Editora: Campus / Elsevier

Sinopse: Se você desconfiou que nem todo mundo deve comer a mesma comida ou fazer o mesmo exercício, você está certo. Seu tipo de sangue reflete sua química interna. Na verdade, ele determina o modo como você absorve os nutrientes. Que alimento absorvemos bem como nosso corpo lida com o stress difere de acordo com o tipo de sangue. Este livro pode ajudá-la a organizar um programa completo de saúde que seja apropriado a seu tipo de sangue.


Quando peguei este livro para ler, achei que ele poderia me ajudar a ter pelo menos uma pequena noção do que eu teria que comer caso eu quisesse emagrecer, mas o livro me mostrou algo completamente diferente.

Nele temos uma pequena divisão pelos tipos sanguíneos, O, A, B e AB. Como sou do tipo "A", dei um pouco mais de importância para está parte do livro, o que não quer dizer que ignorei as outras.
Houve momentos que o Doutor coloca numa tabela todos os alimentos. Nesta tabela encontramos os: Benefícios, os Neutros e os Nocivos. E foi nesta parte que fiquei um pouco chocada.
Por mais que o livro não seja de uma história, acho que está resenha pode ficar um pouco critica demais.
Bom, mas vou dizer minha opinião da mesma maneira. Quando estava lendo a tabela do meu tipo sanguíneo (A), notei que o Doutor/autor listou vários alimentos que segundos vários e vários médicos fazem bem para a saúdes e são "obrigatórios" numa dieta, como por exemplo, os queijos.
Segundo a tabela do Doutor Peter DAdamo, "eu" e todas as pessoas do tipo sanguíneo A não podem comer queijos, tomates, e vários outros tipos de frutas. Eu entendo que existem frutas que são mais gordurosas como o Cáqui e a Banana, mas não acho que são ruim para o nosso organismo.
Depois de ler este livro e ter ficado com está dúvida, fui até a minha médica (já que a consulta já estava marcada) e perguntei se o livro estava certo e segundo ela, o livro não está certo, nem errado. Independente do seu tipo sanguíneo você não deve começar uma dieta apenas com um livro como o exemplar, tem que ir procurar um médico para ver como está a sua saúde.

Está não se parece uma resenha, mas como o livro é mais de auto-ajuda e têm muitas tabelas acho que esta resenha não ficará muito boa rs, afinal o livro não tem uma história, apenas curiosidades.
O que me deixou bastante curiosa quanto ao livro, foi à descrição dos tipos sanguíneos:

Tipo "O"

"Pessoas de tipo O têm tendência a ter artrite e osteoartrite. Se tiverem Síndrome da Fadiga Crônica, devem tomar alcaçuz e potássio. Têm certa facilidade em contrair infecção de garganta por estreptococos e gripe. Fazer gargarejo com sálvia e hidraste. Laticínios, milho e trigo podem causar diabete tipo II. São os mais propensos a ter úlcera péptica do estômago. Infecções viróticas em geral também são mais freqüentes. São sensíveis à febre tifóide, malária, meningite virótica, sinusite, tuberculose pulmonar e varíola. A erva Raiz de Pedra ajuda na sinusite. Câncer de pele, doença de Hodgkin, leucemias e linfomas são as formas de câncer mais comuns".

Tipo "A"

"Os tipo A se dão bem com dietas vegetarianas. Aos poucos, começar eliminando embutidos,seguidos das carnes vermelhas e aves. Por produzir mais muco que os demais, devem evitar laticínios e começar o dia com um copo de água morna e limão. O tofu deve ser à base de sua dieta, além de frutas, três vezes ao dia. Evitar mangas, melões e laranjas; estas irritam o estômago. Usar muito alho."

Tipo "B"

"Os principais fatores de aumento de peso são amendoins, milho, sementes de gergelim, trigo e trigo sarraceno. Estes alimentos inibem a eficácia da insulina, prejudicam o ritmo metabólico, causam hipoglicemia, inibem a absorção adequada dos nutrientes, o funcionamento do fígado e a digestão. Evitar centeio."

Tipo "AB"

"Carne vermelha, feijão fradinho e mulatinho, milho, sementes, trigo e trigo sarraceno têm digestão difícil, são armazenados como gordura, intoxicam o aparelho digestivo, inibem a eficácia da insulina, provocam hipoglicemia, diminuem o ritmo metabólico e tornam menos eficaz o uso das calorias. Frango, milho, tomate e trigo podem produzir muito muco, causar problemas digestivos e diarréia. Iogurte é indicado. Evitar também carnes defumadas e secas."

Bom, coloquei alguns trechos sobre os tipos sanguíneos, para matar a curiosidade de algumas pessoas, ou quem sabe aumentar a mesma.
Não posso dizer que me decepcionei totalmente com o livro, pois o mesmo me ajudou a entender mais sobre o meu tipo sanguíneos e alguns alimentos que são "ruins" para mim, mas antes de começar a segui-lo é sempre melhor procurar um médico assim como eu fiz, pois o mesmo tem algumas falhas, afinal a dieta vai de pessoa para pessoa e não apenas uma para todas.
Sei que a resenha não ficou boa, mas espero ter ajudado e conseguido passar a "mensagem" que eu queria passar.

Um comentário:

  1. Não sou adepta a dietas. Mas ja apareceram aqui com uma dessas...já dei uma olhada. Eu nao concordo mto,rs Acho q deve-se se comer de tudo um pouco , com moderação dá pra ter uma alimentação saudável.

    Beeijo ♥

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.