sábado, 28 de maio de 2011

[Resenha] Os preconceituosos - Daniel de Carvalho


Os preconceituosos

Autor: Daniel de Carvalho
Número de páginas: 305
Editora: Baraúna

Sinopse: Você vai conhecer Desidério, um romancista que entra em contato com os personagens de seu romance, criando situações inusitadas. Nesses contatos, eles discutem as curiosas relações entre personagens e pessoas reais. Os personagens,alguns cheios de preconceitos,outros sem preconceito algum,interagem em torno das histórias de dois casais que se amam,mas que têm muitas dificuldades para chegar a um final feliz.Você conhecerá Bento,um jovem negro e suas ligações com Moçambique.Conviverá com Demétrius,um inimigo da prostituição,que jurava jamais se casar.Conhecerá a beata Glória,uma moça pobre e religiosa,que detestava o ateísmo.E conhecerá Mônica,uma linda bailarina e garota de programa.Durante a leitura,você será constantemente levado a refletir sobre os preconceitos.E será desafiado a meditar sobre as teorias do Determinismo e do Livre-Arbítrio,que influenciam nossa maneira de interpretar a vida.

A história se inicia de uma forma totalmente surpreendente e diferente.
Desidério é um romancista que começou a escrever um livro chamado "Os Preconceituosos". Sua primeira personagem chama-se Glória, uma moça de 19 anos, extremamente católica e que somente aos sábados almoçava com sua família.
Logo, Mônica (a personagem com a história mais diferente) foi criada, uma bailarina formada em Publicidade e Propaganda e Artes Cênicas. Após o espetáculo, muitos homens lhe mandam flores, o que não era de se estranhar já que ela era uma ótima bailarina e uma das moças mais bonitas do espetáculo.
Mas algo era diferente em Mônica, ela não era tão deseja apenas por causa disso, Mônica era uma garota de programa que cobrava muito caro por sinal.
Tempo depois, Desidério criou Bento, ele era um homem muito bom. No começo da história ele estava em Moçambique com seus avós e teria que voltar para São Paulo para poder exercer sua profissão, mas ao ver a dor de seus avós com sua partida ele decidiu levá-los juntos para São Paulo, não para morar, apenas a passeio já que eles nunca haviam saído da cidade e muito menos do País.
Demétrius, ou melhor, dizendo, Grego, era o primo de Glória e os dois tinham certa desavença, ou melhor, dizendo, Glória tinha um conflito com o primo.

Ao decorrer do livro os personagens começam a se encontrar com Desidério. Glória é a primeira a tomar o "susto", depois Mônica, Bento e Demétrius é o último.

Mas voltando a história, os personagens começam a se conhecer e a enfrentes seus preconceitos.
Bento que trabalha no Consolado conhece Glória que foi tentar uma vaga de emprego na empresa, e logo se encanta com a moça, mas ele tenta evitar ao máximo o interesse, pois segunda Bento, ela é pobre e não serve para ele.
Já Glória, tem problemas com o primo, pois Grego é ateu e segundo ela, isso é um dos maiores pecados.
E Grego não fica de fora dos preconceituosos, ao conhecer Mônica e se encantar totalmente com ela, ele não acredita no que um senhor lhe disse e acaba descobrindo que ela realmente é garota de programa, o que ele mais odeia na vida.
Todos esses preconceitos afetam a vida dos personagens e Desidério não sabe bem o que fazer para continuar a história de cada um, então ele "leva" para sua casa todos os personagens coadjuvantes e melhores amigos de seus principais. Marta (Glória), Dirceu (Bento), Isabel (Mônica) e Romis(Demétrius).

O que acontecerá com a vida de cada personagem é um grande mistério, afinal o preconceito que eles tem um com o outro acaba afetando muito a vida deles.
Será que Demétrius irá conseguir superar seu preconceito com a história de Mônica e ter um relacionamento com a moça?
E o quase relacionamento de Bento com a Glória, será que deixará de ser amizade ou será que o preconceito de ambos vai atrapalhar tudo?
E Glória, deixará de ser tão religiosa?
Ao descobrir o final da história, prepare-se para grandes e maravilhosas lições de vida.
  
Ao ler este livro refleti muito, afinal preconceito sempre foi um assunto polêmico.
Neste livro o autor conseguiu mostrar um pouco de alguns preconceitos e existem, e confesso que me emocionei com o modo que o autor ajudou os personagens na luta contra o mesmo.
A escrita do livro é maravilhosa, com muitos detalhes e com fácil entendimento. Depois de muito tempo (muito mesmo) li um livro que não possui nenhum erro de ortografia (pelo menos eu não achei nenhum) o que me deixou ainda mais maravilhada com o livro, porque se pararmos para pensar está sendo muito difícil encontrar um livro que está sendo bem revisado.
O autor está mais do que de Parabéns, o livro é maravilhoso e a história tem uma moral ainda melhor. Recomendadissimo a todos.

Um comentário:

  1. Gosto muito de livros que deixam uma lição de vida. Preconceito é um tema forte, polêmico e que deve ser trabalhado constantemente. Acho legal alguém criar uma história com essa abordagem. Gostei da resenha! Espero poder ler este livro!

    Beijos^^
    Danni
    http://garotas-e-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.