Vi um post da Nanda Meireles sobre mercado editorial no Blog dela e achei super interessante!
Pedi autorização p/ ela e ela me permitiu colocar o post aki p/ vc´s.
Motivo que eu quiz colocar: Ela cita outras formas de divulgação do seu livro, e tbm fala com olhos de quem está por dentro disso, afinal a Nanda está tentando a publicação do seu livro o "Um sonho a mais" que já tem post aki no blog, para ficar por dentro, clique Aqui!
Achei que era uma boa hora, já q venho postando algumas dicas a um termpo e seu que tem alguns visitantes do blog que já tem o livro pronto, só precisa de dicas de como finalizar o trabalho.
Pois ai está mais uma dica ^^
Meio Editorial Brasileiro
Eu tenho visto entre os Blogs algumas postagens sobre as facilidades de se publicar um livro.
Acho essas dicas super válidas.
Bem, vocês já sabem da minha luta em busca de uma editora e acreditem quando digo que tive um certo contato com quase todas as formas possíveis de se publicar um livro.
Gostaria de passar a vocês algumas coisas que aprendi.
Com o livro terminado e registrado em mãos o autor deve se fazer algumas perguntas:
* O que espera daquela obra?
* Deseja apenas que as pessoas leiam seu trabalho?
Porque se só deseja passar para frente a sua estória, pode procurar uma editora virtual que geralmente não cobra nada e ajuda a disponibilizar seu livro em e-book. Indico algumas muito bacanas:
www.altabooks.com.br/
http://editoraplus.org/
http://www.bookess.com/
http://simplissimo.com.br/blog/
* Quer vê-lo publicado, impresso, nas livrarias? Hoje em dia tem várias opções...
- Você pode fazer isso de forma independente: Acho ótimo, mas precisará dispor de um bom recurso para arcar com o investimento, ter paciência e tempo para correr atrás da divulgação e muita perseverança para ultrapassar as barreiras do preconceito, pois muitos "entendidinhos" vão tentar te desanimar com o rótulo "nenhuma editora quis". Simplesmente ignore-os, pergunte se eles conseguiram compor toda uma trama com personagens diferentes e intensos? Duvido! #bananapraeles
- Você tem grana e não quer passar por isso? Fácil, procure uma dessas novas editoras que te fazem sentir o máximo, mas claro, desde que pague por isso. Mas fique esperto, tem muita editora que se aproveita da ansiedade do autor para lucrar em cima do seu sonho. Porém ainda há esperanças, tive a felicidade de encontrar algumas editoras que são sérias, respeitáveis e conquistaram minha admiração. Super indico as seguintes editoras:
www.editoralexia.com.br
www.biblioteca24x7.blogspot.com
www.editoranovitas.com.br
- Ai, caramba, a grana está curta para investir? Tem algumas editoras que publicam por demanda e cobram muito pouco (ou até nada) pela publicação. Os fatores contra são: o fato de ser muito pequena e não te dar nenhum apoio na divulgação, e/ou a diagramação do livro ficar de uma qualidade duvidosa, e/ou o preço do livro ficar muito alto e não sair muitas vendas, e/ou elas não selecionarem as obras e você cair no descrédito "eles publicam até propaganda política".
Mas achei um editora que é vinculada a uma grande gráfica e tem em sua linha editorial alguns livros excelentes, então se você não tem grana e deseja disponibilizar seu livro para o público, pode apostar na:
http://agbook.com.br/
Ou dê uma olhada na:
http://www.camarabrasileira.com/assessoria.htm
Mas se você é como eu, que escreve por prazer, acredita no seu trabalho e não tem pressa. Mande seu original para as editoras disponíveis a recebê-lo, aguarde, torça...
Uma hora a sementinha dará seu fruto. =)
Bem, é isso. Espero que tenha te ajudado de alguma forma.
É, são alternativas. :)
ResponderExcluirVemos tantos autores nacionais tentando e tentando, né? Eu preferiria esperar a aprovação de uma editora, afinal, ela te dá o suporte na divulgação.
Agora, em alta, os projetos de BookTour também são ótimos meios de divulgar seu trabalho, e o Bookess também é ótimo.
Mesmo a distribuição do e-book!
O Véu 1 e 2 do Willian Nascimento, por exemplo, só é distribuido gratuitamente por e-book e *com certeza* eu gostaria de um exemplar na minha estante! \o/
Vi que o Paulo Coelho 'apoia' a pirataria de seus livros. Sim, ele mesmo mantém um blog com todos os livros para download, como PirateCoelho (se não me engano). Diz que o que importa é a divulgação e que mais pessoas conheçam seus livros, mesmo que tenham lido de graça por e-book.
Eu penso assim: se você gosta do livro, com certeza vai querer comprar, certo?
;D
Excelente post.
Beijos!
@bart1_178
http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/
Verdade tudo que li, de você e do Rafael ai em cima.
ResponderExcluirO importante é que as pessoas leiam seu trabalho, que gostem e apartir dai você consiga o vender.
Ja vi alguns autores, vendendo seus livros diretamente, ou até mesmo vendendo em ebook, o que também é legal...
Acho que o incentivo é você pensar que sua historia vai ser lida. Se voce escreve por dinheiro, por achar que vai vender e ganhar muita grana então pra mim o escritor nem merece ser chamado assim.
Ain Ain... estou adorando essas dicas...
ResponderExcluirAcho que deviam acreditar mais nos escritores brasileiros... Não apenas as editoras, mas os leitores também! E o que eu mais gosto de ver é q as coisas estão mudando, e realmente o escritor brasileiro está sendo mais valorizado.
Acho que quando vc tem um sonho, vc tem q ir atras, independente de qualquer coisa. Se seu sonho é ver o que vc escreveu em uma prateleira na livraria. Corra atrás. Se vc acredita, é possível!
Bom texto.As dicas são ótimas pra quem precisa.Se eu escrever um livro um dia,vou lembrar das dicas.
ResponderExcluirAdorei o texto. Ainda mais escrito pela Nanda, que está na luta pela publicação do livro dela. Realmente adorei as dicas pois me fizeram refletir sobre o porque de eu escrever a minha estória e se eu quero somente que leiam ou outra coisa.. Enfim, adorei o post. Acho super válido essas dicas que você posta aqui no blog porque tem muita gente que escreve e que deseja ver sue livro publicado. A cada post, a cada nova dica, fico mais motivada a seguir em frente com minha estória. Parabéns pelo blog! Beijinhos.
ResponderExcluirÓtima postagem.
ResponderExcluirVou publicar meu livro por demanda, mas nem cheguei a enviar os originais para uma editora tradicional. Trabalho com a Lexia e acho justo fazer a minha primeira publicação com quem sempre me apoiou.
Vamos acreditar e aguardar, né?
Beijos.