sábado, 11 de setembro de 2010
[Resenha] O segredo do presidente - Henri Viard
Editora:Editora Expressão e Cultura, RJ
Autor: Henri Viard
ISBN: 0 (livros antigos não possuem)
Título original: Le secret du président
Tradutor: C.J. Pontual Coelho
Ano: 1966
Número Edição: 1ª
Nº de páginas:280
Sinopse: Um romance de ficção Política, pelo escritor de renome mundial. Publicado em 1966, no pais da literatura, na capital do mundo dos Livros - a França - H Viard, acabou por assegurar com este livro um lugar de destaque - muito especialmente pela ousadia do enredo e pelo "suspese".
Henri Viard, fundador e Presidente da sociedade de Estudos e Pesquisas, inventor , criador de protótipos de automóveis e escritor de um romance mundial.
Romance que tem um pouco de "sátira", um pouco de "drama", e também que tem um pouco de "comédia"." O segredo do Presidente, possui profundidades meio ocultas pelas altas e tempestuosas ondas do agitado mar da política internacional e, também, momentos de calmaria, de saudosismo de uma Europa que ja não pode regressar à sua atmosfera natural - motivo de desespero e de ambição de um presidente que não aceita a dependência do presente e que procura a todo o custo dar uma independência passada ao futuro imediato.
"Este romance, cujo humor talvez seja demasiado alusivo, é de uma escrupulosa madalde"
Boileau - Narcejac "L'EXPRESS"
Livro conhecido como o desafio da Editora Expressão e cultura S.A., pois antes deste, havia apenas lançado livros de caráter cultural, e com este, a Editora demosntrou sua versatilidade e disponibilidade para com outros gêneros literários.
O livro conta com um incrível enredo de "suspese", onde o presidente trama um estratagema genial, para então deixar seu Estado Nacional Livre, "Independente" de Alianças Americas, querendo fundir os Estados Europeus em uma única Aliança, causar na Europa atual tal empreendimento que os grandes e poderosos do passado regressariam.
Eric Van Walder, Secretário-Geral da Presidência, responsável por ler a correspondência presidencial, enviar documentos de questões secretas e, além de tudo jamais sair do palácio presidencial durante a ausência do Presidente. Quando a pedido deste, Van Walder precisa encontrar um documento e procurando-o , casualmente encontra um manuscrito, o qual, tem o nome de Projeto Quatro Setes, sem se contêr, faz uma cópia do documento e escandalizado com a agressividade e realidade dos argumentos usados no estratagema, Van Walder segue sua consciência honrada e leva o documento aos opositores do governo incumbindo-os de evitar o maior baque da história política do mundo moderno. Neste manuscrito, havia, nada menos que um plano suicída, contando com as armas nucleares para destruir a Embaixada America na Alemanha.
Com tamanha astúcia, os opositores tramam um golpe de Estado, com perfeição, burlam e estabelecem novos destinos a política, entre os vários jogos de espionagem e as duvidosas paixões de Van Walder, encontram-se um suspense inacreditável, um desenrolar minusiosamente feito, que sem rodeios, ao lê-lo deixa-nos perdidos entre a engenhosidade do plano e a realidade dos acontecimentos.
Os livros que eu tenho resenhado tem sido tão antigos que mais são uma retrospectiva do passado,
tão mais velhos e desconhecidos, que mesmo se eu oferrecesse um presente a quem o tivesse, não apareceria uma viva alma.(rsrsrsrsrs).Ah! Quem ja jogou Poquêr entende o que significa "Quatro Sete", e por que Walder não se contêve.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
So lendo o nome do livro ja deu um gostinho de querer ler! ai depois lendo a resenha ai mesmo que deu vontade! Sua resenha esta de parabéns!
ResponderExcluirAchei o nome bem interessante e o livro realmente parece ser também. A resenha está ótima, parabéns amr :)
ResponderExcluirEsse livro é mais o estilo do meu namorido**
ResponderExcluirmais a resenha tava ótima, beijos.
Ótima resenha!O livro parece ser muito bom.
ResponderExcluirLendo a sua resenha, me pareceu ser um livro bom, mas é bem velhinho ein... vou procurar na estante virtual, devo encontrar e bem baratinho
ResponderExcluirInteressante...
ResponderExcluirPareçe ser bom, mas sei lá... Não fui com "a cara" o "espirito" dele HAUSHUASHUHAH'
A capa é meio confusa, mas gostei muito da resenha!!!
ResponderExcluir