sábado, 7 de maio de 2011

[Resenha] Não deixe o sol brilhar em mim - Evandro Ribeiro


Não deixe o sol brilhar em mim

Autor: Evandro Ribeiro
Número de páginas: 357
Editora: Independente

Sinopse: Uma História de Vampiros diferente. Dennis é um garoto que se mudou para a casa do tio após a morte dos pais, e lá chegando é maltratado pela tia. Também é perseguido na nova escola por alguns garotos mais velhos. Tudo parecia sem sentido, até que conhece Valquíria, uma estranha e solitária menina da vizinhança. Desse encontro nasce uma amizade sincera, em meio aos anseios da adolescência, paixão, amor, em que cada um preenche o vazio existencial do outro. Porém, as pessoas que perseguem Dennis, começam a ser atacadas violentamente. Valquíria é na verdade um VAMPIRO que precisa de sangue humano para sobreviver. Não Deixe o Sol Brilhar em Mim é uma história de vampiros diferente, em que a fuga da solidão ultrapassa o limite do sobrenatural.

Esta resenha contém spoiler.

Para quem gosta de vampiros (assim como eu) este livro é uma leitura obrigatória.

A história se passa em 1976.
Dennis uma menino de apenas 14 anos acabou de perder seus pais num acidente. Como é menor de idade não pode morar sozinho, então ele teve de vir morar no ABC paulista (mais precisamente em Santo André), com a família de seu tio Olavo.
A vida de Dennis não será fácil nesta cidade nova, sua tia Gertrudes (esposa de Olavo) o odeia e fará de tudo para que o menino volte para o Recife. Ao ver o que sua tia queria, Dennis teve a certeza de que nada realmente seria fácil, e teve mais uma comprovação disso na escola, onde alguns meninos (Alex e Edu) começaram a zoá-lo por causa de seu sotaque nordestino.
Para passar o tempo e ler suas revistas em quadrinhos de vampiros em paz, Dennis gostava de ficar no cemitério. Certo dia ele estava lendo suas revistas quando Valquíria apareceu e conversou com o menino. Ele se encantou, e sentiu algo extremamente diferente dentro de si.
No dia seguinte a única coisa que conseguia pensar era se Valquíria estaria lá novamente para conversar com ele.
No dia seguinte ela não apareceu, pois um grande problema tinha acontecido. Dennis decidiu então passar em frente à casa da menina para ver se ela estava lá, então os dois se reencontraram e Dennis notou que Val não estava bem.
Desde este acontecimento, Dennis e Val passaram a se encontrar todos os dias, e para a felicidade do menino ela se tornou sua namorada, mesmo sem entender muito bem o que era ser "namorada". Sempre que saiam ela não comia nada, por causa de sua "dieta rígida", mas Dennis não se importava. Ajudou ela a comprar roupas, sapatos, bolsas, maquiagens e etc., e para ele aquilo era super normal, mas não entendia como ela não sabia daquilo.
Certo dia Edu e Alex estavam andando durante a noite quando Alex foi "tirar a água do joelho" e foi neste meio tempo que Edu foi atacado. Quando Alex voltou e viu Edu com um corte no pulso e com pouco sangue no corpo ficou apavorado. Para o bem de Edu ele não havia morrido.
Dennis e Valquíria estavam bem, pelo menos era o que Dennis achava.
Gertrudes estava planejando algo contra o menino, e conseguiu o que queria. Dennis após comer um lanche de patê é levado ao hospital, e lá eles descobrem que o menino foi "envenenado" e que precisará ficar alguns dias no hospital. Valquíria estranhou que Dennis não apareceu e foi atrás do menino em sua casa. Lá Gertrudes convida Valquíria para entrar sempre que quiser o que deixa Val extremamente feliz, afinal só poderia entrar na casa sempre que convidada.
Dennis conta a Val suas suspeitas. E no dia seguinte, logo de manhã Gertrudes é encontrada no banheiro com um corte no pulso e totalmente ensangüentada.
Todos ficam horrorizados com o acontecimento, e durante a investigação da polícia eles descobrem mais um pote do patê "envenenado" e Dennis confirma sua suspeita e acaba contando ao tio toda a verdade, todas as ameaças que Gertrudes estava fazendo a ele e Olavo fica extremamente pasmado.
Quando o menino saiu do hospital decidiu levar sua namorada para o parque e curtiram aquela noite, até que Valquíria notou que os dois estavam sendo seguidos por alguns garotos. Um deles começou com algumas "gracinhas" para cima de Valquíria e Dennis irritado a defendeu, mas acabou entrando em uma enorme briga. Valquíria ficou desesperada e quando se deu conta estava em cima de um dos meninos sugando-lhe o sangue. E quando Dennis se deu conta do que estava vendo, não conseguiu acreditar, e Valquíria o obrigou a sair correndo, ela estava totalmente envergonhada do que tinha feito e Dennis estava totalmente assustado, ele não estava acreditando no que seus olhos haviam enxergado. Aquilo era realmente real? O que havia acontecido?
A cabeça de Dennis estava uma confusão só e Valquíria estava totalmente decepcionada com si mesma. Agora Dennis sabia o seu segredo e não sabia como ele iria reagir e para ela, ele nunca mais iria querer vê-la.
O que Dennis irá fazer? O que Val irá fazer agora? Como irá ficar o relacionamento deles? Você pode descobrir isso e muito mais lendo "Não deixe o sol brilhar em mim", vai dizer que não ficou curioso? rs

Quando comecei a leitura achei que a história seria como muitas outras, afinal o tema vampiros é bastante clichê, mas ao conhecer melhor a história notei que a mesma seria totalmente diferente das que estamos acostumados a ler.
Valquíria não é um vampiro como todos os que vimos hoje em dia em diversas histórias. Ela tem suas próprias características o que nos surpreende ainda mais.
Outro ponto que é super positivo neste livro é a trama.
Sempre vemos apenas um romance nas histórias em que humanos e vampiros estão se relacionando, mas neste livro não é apenas isto que é o principal, temos várias surpresas.
Além de a história ter um tema que realmente amamos (eu pelo menos amo histórias de vampiros), o modo em que o autor conta a história é impressionante. Não pelos acontecimentos, mas sim pelas palavras usadas. Ele nos faz sentir que realmente fazemos parte da história, que estamos bem ali ao lado da personagem, o que fez com que o livro fosse ainda mais encantador.
Este livro entrou para a minha lista de livros cinco estrelas e favoritos.
A capa do livro me chamou bastante a atenção, principalmente por mostrar que na história teríamos um romance, um romance totalmente surpreendente.

Um comentário:

  1. Sabe quando a gente olha um livro e o julga pela capa... ??? Bem, julguei esse livro assim.
    A capa não é lá essas coisas. Na verdade achei muito tosca, mas sua resenha me fez querer conhecer mais sobre o livro.
    Por isso a importância de saber o que há por dentro, em vez de julgar pela aparência.
    Se é leitura obrigatória pra quem ama vampiros (o/) então tenho que ler! shuash
    Como vc disse, o tema é clichê, mesmo assim eu não deixo de amar! E por se tratar de literatura nacional, abro um enorme espaço para ele!
    Na lista de "desejados" rsrs

    Beijos^^

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.