terça-feira, 12 de outubro de 2010

[Resenha] Os meus, os teus, os nossos - Gradis Brun

Bom dia Pessoal!
Hoje trago a vocês a resenha do livro mandado pela Editora Larousse.
Fez muito sucesso na primeira publicação e agora sendo um relançamento da Larousse.
Com o tema da família moderna.



Editora: Larousse
Autor: Gladis Brun
ISBN: 9788576357315
Ano: 2010
Edição Nº:1
Número de páginas: 208



Sinopse: Não é difícil de notar que as configurações familiares mudaram muito com o passar das décadas. Ainda que a maioria das pessoas sonhe em casar, ter filhos e viver um amor por toda vida, já são muitas as casas em que os casais formados têm filhos de outras uniões. Isso impõe uma nova forma de vivência no núcleo familiar, forma esta que nem sempre é bem assimilada por todos. Esses temas estão tratados no livro "Os Meus, os Teus, os Nossos", da psicanalista e terapeuta de casais, Gladis Brun.


Como é comum, aposto que alguns viraram o rosto ao livro de Auto-ajuda que trago aqui, mas espere, continue lendo a resenha e verá que muito mais do que uma análise de casamentos desmembrados e futuros relacionamentos, Gladis Brun faz de forma envolvente sua narrativa sobre os desafios de um recasamento na família divorciada de Alberto e Joana.

Nesta época em que o casamento tradicional saiu de cena, onde a mulher e o homem casam-se para a vida toda, ja não é uma realidade para nós.Os casamentos hoje terminam, e tem novamente uma segunda chance, e este desafio é tanto maior e mais difícil do que a formação da primeira família. Há no recasamento algo muito maior do que simplesmente a madrasta, ou (má- drasta), os mitos e tabus que contornam os recasamentos só tendem a piorar as adequações da nova família.
Graldis Brun trás em seus livro as negociações variadas que ocorrem, os conflitos, mal entendidos que acabam deixando a nova relação pesada e duvidosa. O primeiro desafio é com quem ficaria a casa após o recasamento, ou seria vendida, e qual seria a pensão, para que não houvesse ressentimentos de alguma parte. Perguntas simples, mas que geram um turbilhão em divórcios. Resolvido o divórcio os pais mantém uma distancia de luto ou cicatrização, uma forma de curar suas próprias feridas e ressentimentos deixados pelo divórcio. Mas Alberto então casa-se novamente, e com ele a nova mulher tem sua bagagem do antigo casamento, Mariana sua filha,  Andréa tem feridas a serem cicatrizadas e terá de dar tempo aos  filhos do antigo casamento de Alberto, para que haja uma aceitação entre todos.
Um recasamento não somente envolve a mudança de casa, de pais e uma mudança na relação de pais e filhos. A mudança de casa terá de ser discutida, pois gera ressentimentos, o quarto mal escolhido pode deixar evidente que o pai não esta valorizando tal filho como antes e a culpada será a madrasta, logo teremos aqui um conflito iniciando-se.
Ou o como e que se come na hora do café da manhã, a mãe de Marcelo, Cecília e Luiza, sempre os deixava comer várias coisas. Andréa tem o costume de comer pouco, lembrando-se da saúde, uma café cheio de frutas e alimentos saudáveis.Quando em casa os filhos chegam mortos de fome, pois o que se come lá eles não gostam, a mãe pensam que a nova mulher esta fazendo para maltratar seus filhos e etc...
O recasamento é uma mescla de culturas, de hábitos antigos, de modos adquiridos no antigo casamento, e os desafios impõem que deverão chegar em uma negociação para conseguir conviver em alguma paz. No livro a questão de o AMOR cura  e resolve tudo, claramente revelado  que não é certo, uma casamento não dura somente de amor, mas sim de acordos diversos sobre como será tal e qual ação, entrando em consenso.
Imagine você agora um Recasamento, onde os filhos ja tem a visão negativa da Má-drasta, que esta roubando as chances de os pais se reconciliarem, e todos os outros tabus que giram em torno desta denominação. A primeira resposta é, dê tempo ao tempo e com diálogo as coisas irão se resolvendo.Não será fácil, mas com compreensão e vontade de ambas as partes para que dê certo, as cosias encontram um rumo mais calmo e constante, um rumo mais feliz .

(rsrsrsrs)
Agora me digam vocês, devem estar em duvida se falam bem ou não comentam. Sem medo Guris e Gurias, o livro é muito mais do que soluções a um casamento desfeito. Tem lá umas pitadas de humor, e digo por experiência que este livro é tão verdade em famílias grandes como a minha, que não é preciso de um recasamento para por em prática o que há escrito. Imagine quantos cunhados e cunhadas novas ja não entram e minha família e quantas discussões não há para tal, e daí conhecer e aceitar cada novo membro.
Tudo no livro é adaptável as noções do momento, leia com atenção e verá um livro envolvente e cheio de aventuras.

Imperdível pessoal!!!

2 comentários:

  1. Achei interessante esse livro. Muito mesmo.. as vezes é legal ler sobre determinado assunto e ver que cada um tem certa opinião e tal.

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu não gosto desse tipo de livros, então nem procuro comprar.
    Mas, se alguém me desse ou emprestasse, eu acho que leria :D
    Acho.

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.