quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Entrevista Dan Albuk

Olá.
Hoje vim super animada postar para vocês a entrevista com o Dan Albuk, autor de "Lerulian: A Queda da Cidade dos Homens". O livro está previsto para Março de 2011 e irá sair pela Editora Novo Século.

Conversei um pouquinho com o Dan sobre ele e sobre o livro, vamos ver o que ele nos contou:

Olá, é um prazer tê-lo conosco!

Olá, querida! O prazer é todo meu.

Conte- nos um pouco sobre você:

Comecei a escrever desde cedo, mas nunca pensei em levar a sério. Na verdade, o livro surgiu de repente, sem nenhuma pretensão de ser publicado. Ser escritor nem passava pela minha cabeça, até por que, achei que era muito impaciente para isso. Esperar anos para terminar um livro? Arriscar várias horas da minha vida para uma incerteza? Nem pensar! Entrei para uma escola de atores, montei uma banda, trabalhei com vendas, fiz faculdade, estudei Game Design, programação e mais uma porção de coisas. Depois de tentar (quase) tudo, voltei para a idéia do livro, que estava montada na minha cabeça desde a época do ensino médio.

Quando surgiu a sua paixão pela literatura?

Na verdade, acho que não é paixão. Paixão é uma explosão incontrolável, que na maioria das vezes te cega de um jeito tão profundo, que fica complicado analizar se o seu trabalho ou o dos outros, está realmente bem feito. Sempre gostei de ler. Acho que é a melhor, maior e mais barata forma de viajar para lugares fantásticos, universos que nunca conheceria se não fosse pela literatura. Eu realmente amo escrever.

Qual seu gênero literário preferido? Por quê?

Suspense / Terror. Simplesmente por que me faz cobrir os pés durante a noite e fechar os armários antes de dormir. Uma dica para um sono tranquilo? Leia um bom livro de terror.

Como e quando decidiu escrever?

Já tinha a idéia de Lerulian na cabeça a um bom tempo, mas só comecei a escrever a alguns anos atrás. Logo no começo do livro, quando quase nada estava formado, eu nem pensava em publica-lo. Queria termina-lo somente para mim. Depois de dedicar metade dos meus dias neste trabalho particular, percebi que estava gostando de verdade do que estava fazendo. Bem, quem sabe posso me tornar um escritor? É um trabalho legal, que tenho prazer em fazer, uma diversão pra mim. Posso fazer meus horários, trabalhar de madrugada e em qualquer lugar. Perfeito! Passei a levar a sério, tratando como se fosse um trabalho convencional. Horários, intervalos, folgas e férias. A única diferença era o salário que não existia.

Como surgiu a idéia de escrever Lerulian?

Surgiu em uma das aulas de matemática na época do ensino médio. Sou uma total negação para qualquer coisa com números e contas. Detesto estudar o que eu não gosto, e somente por isso comecei a escrever. Provavelmente se eu continuasse sendo um bom menino minha cabeça entraria em parafuso e desligaria de tédio, meus olhos saltariam das órbitas e meu crânio explodiria em mil pedaços. O universo de Lerulian foi simplesmente minha passagem secreta para fugir das aulas, provas, vestibular, faculdade e tudo mais que eu detestava. Só depois que fui colocar isso tudo no papel, e fico feliz de ter seguido minha consciência.

Como foi sua trajetória de lançar o livro?

Eu corri atrás como um alucinado! Depois do livro pronto eu nem pensei em mandar para editora nenhuma. Demora demais e paciência não é o meu forte. Contratei uma revisora e pesquisei uma forma de publicar meu livro por conta própria, onde eu pudesse ser responsável por todas as etapas da produção. Achei o Clube dos Autores, um site que deixa que você faça, publique, imprima e venda seu livro.
Em Setembro de 2010, depois de tudo pronto, decidi fazer o upload e coloca-lo no ar. Comecei a divulga-lo em todas as redes sociais possíveis, e em cada conversa, reunião ou encontro que eu participava, sempre falava alguns minutos sobre o livro. Divulguei para amigos, amigos de amigos e pessoas totalmente desconhecidas. Nunca deixava de mencionar, pelo menos uma vez, que eu tinha escrito um livro e que ele estava disponível para compra. Para a minha surpresa, em uma semana Lerulian se tornou o livro mais comentado de todo o site, e o mais vendido do mês de Outubro. Em Novembro recebi uma ligação da Editora Novo Século, dizendo que queria publicar meu livro sob o Selo de Novos Talentos da Literatura Brasileira.
O lançamento está previsto para o mês de Março de 2011 no Rio de Janeiro.

Você se inspirou em alguém ou em algo para escrever seu livro?

Sim. As lendas indígenas brasileiras me deram uma porção de idéias para o livro, é uma parte muito legal da história do Brasil que pouca gente conhece.

Quais dicas você dá para quem começou a escrever agora?

Não trate seu objetivo como um sonho e sim como uma realidade. Você gosta de escrever? Então siga em frente, continue. Não ligue para as pessoas que te colocam para baixo, a maioria delas detesta o que faz.

Obrigada por aceitar a parceria com o Mell Books e por fazer essa pequena entrevista.

Foi um prazer! Parabéns pelo Blog e pela simpatia! Agradeço a oportunidade de divulgar meu trabalho! Quem quiser, pode me seguir no Twitter ( @Dan_Albuk) e ficar ligado em todas as novidades sobre Lerulian.

Um grande Beijo, Jac!


Espero que vocês tenham gostado, assim como eu gostei de poder saber um pouco mais sobre o Dan e sobre o "Lerulian: A Queda da Cidade dos Homens", ano que vem terá resenha deste livro para vocês heim, fiquem ligados.

8 comentários:

  1. Adorei a entrevista com esse super autor e mto simpatico! Parabéns ao blog e ao Dan Albuk por lerulian!

    ResponderExcluir
  2. Otima entrevista, livro melhor ainda!

    ResponderExcluir
  3. Acho que Dan Albuk, na verdade, tem vocação pra marketeiro. HAHAHAH Devia fazer o mkt de pequena abelha que super me irritou 8D

    Pow, conseguir esse retorno divulgando sozinho é tenso! :X

    ResponderExcluir
  4. Otima entrevista, otimo livro. Parabens à todos!!

    ResponderExcluir
  5. otima entrevista, o livro parece ser interessante

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o blog e como sigo o @Dan_Albuk soube q ele ia ser entrevistado por vc e aguardei ansiosamente :)

    Foi bem esclarecedora sobre a forma que ele conseguiu publicar seu livro. E as dicas e sua percepção sobre ser escritor profissional no Brasil. Foi bem diferente do q eu ja vi e li por ai e que ele leva a serio mesmo e dá mais credibilidade ao trabalho.

    ps: Ele é um danado. Contratou uma revisora qdo o livro ainda era independente. Dica valiosa q diferencia o profissional (empreendedor) do amador.

    Parabens pela entrevista!

    ResponderExcluir
  7. Entrevista MUITO boa! Concordo com ele quanto a fazer o que gosta... u.u'

    ResponderExcluir
  8. Adoro conhecer novos escritores *-*
    Ele é super simpático tbm! Adorei a entrevista.

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.