sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O livro mais antigo do Mundo?

O Blog Mel Books fecha o ano com chave de Ouro.
Foi um ano repleto de intensas amizades, de grandes novidades, e muitas alegrias, e agora começaremos um novo ano, com mais garra e mais determinação em sempre trazer a vocês "o melhor da Literatura".

Como último post do ano, tenho uma grande responsabilidade, então pensei em algo que realmente fosse legal, interessante e que fosse construtivo.Algo que não uma resenha para finalizar um ótimo ano, ou uma entrevista de nosso queridos autores, mas algo incomum.
Então cheguei a uma conclusão.


Hoje trago um pouco de história para vocês Gurizada...

Para se entender o porquê de um presente e formar a margem ao futuro devemos compreender e acompanhar o passado. Esta é a lição para conviver com o presente e sonhar com um futuro melhor.
Se eu, agora, perguntar a vocês:

*Qual foi o primeiro livro escrito? "O mais antigo do mundo"


Mas para entender, antes temos de ver o que é um livro?

Segundo o dicionário Aurélio, livro significa:
1. Reunião de folhas impressas presas por um lado e enfeixadas ou montadas em capa; 2. A obra intelectual publicada sob a forma de livro;

Não é precisamente, aquele que conhecemos hoje, impresso e bonitinho.
Agora, a pergunta principal.

Qual o livro mais antigo do mundo?

Dizer que a Bíblia foi a primeira a ser escrita sem antes conhecer os atuais concorrentes não é certo. A Bíblia sem sombra de dúvidas foi o primeiro livro impresso, realmente. Em 1455 – Gutenberg terminou a impressão da Bíblia de 42 linhas, obra atribuída principalmente a Gutenberg, (primeiro livro impresso tipograficamente).
Mas muito antes os monges copistas já tinham livros de vários conteúdos, sendo ou não impressos. E muito antes dos monges copistas haviam outros escritos e também existiam outros povos.


Nossas opções são:


A Bíblia (Antigo Testamento): A Bíblia (Antigo Testamento), aposto que será o primeiro palpite de cada um. Escrita por volta do século VI a.C. que equivale de 600 aC. a 510 a.C.

O livro dos Mortos: Livro muito conhecido na história do Egito, uma coletânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações, hinos e litanias do Antigo Egito. O Livro dos Mortos data da época do Império Novo período da história do Antigo Egito que se inicia por volta de 1580 a.C e termina em 1160 a.C. A obra recolhe textos mais antigos – do Livro das Pirâmides (Império Antigo) do Livro dos Sarcófagos (Império Médio).

O livro de I-Ching: O livro I-Ching, 3. 000 a.C. era e ainda é considerado um dos principais livros das lendas Chinesas, “um livro chinês de adivinhação e consulta espiritual que guardaria a verdade universal, seria uma miniatura do infinito e a chave para o funcionamento do Universo”. Fala de ciência, matemática, influenciou nas várias ideias e outras invenções da atualidade. Segundo Artigo da revista Superinteressante.

A Epopeia de Gilgamesh: Antigo poema épico da Mesopotâmia. Acredita-se que sua origem sejam diversas lendas e poemas sumérios sobre o mitológico deus-heroi Gilgamesh, que foram reunidos e compilados no século VII a.C.

Bem lembrado...Como pude esquecer, pois até tenho a mitologia de Gilgamesh. 
Obrigada Lima Neto. (Como sendo, agradeço por lembrarme)


Então para acabar com as dúvidas e incertezas, é só analisar as opções abaixo.

*Em primeiro lugar temos o livro dos chineses, de 3.000 a.C. com seu primeiríssimo lugar no Pódio.


*Em segundo lugar, observando em nossa lista, o Livro dos Mortos (Império Novo), de aproximadamente 1580 a.C a 1160 a.C.


*Em terceiro lugar, a famosa epopéia do povo Sumério, o Herói que deu origem a todos os outros contos heróicos. A epopéia de Gilgamesh, de 700 a.C. a 601 a.C.


*E em quarto lugar, com lugar privilegiado entre todos, muito lembrado nos dias de hoje. A Bíblia (Antigo Testamento), de 600 a.C a 501 a.C.

Pódio da disputa:
1º lugar – Livro I-Ching
2º lugar – O livros dos Mortos
3º lugar  Epopéia de Gilgamesh
4º lugar – Bíblia (Antigo Testamento)


Fica a notícia para vocês, espero que todos tenham gostado e sempre esperem, pois o mundo é cheio de surpresas,vou ficar sempre atrás de outras novidades e antigos mistérios. ^_^
Bom final de Ano e que 2011 seja repleto de Luz e Felicidade.
Espero ver todos vocês aqui ano que vem.


8 comentários:

  1. nem citaram a "Epopeia de Gilgamesh", que figura, também, entre os mais antigos livros do mundo!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia disso.
    Foi mt legal conhecer.
    Realmente, todo mundo fica falando da Bíblia sendo que se tiver um pouco mais de interesse pode ir mais além né :)

    ResponderExcluir
  3. Eu achava que era a Biblia, gostei de descobrir isso, beijos.

    ResponderExcluir
  4. O HOMEM NA TERRA PARA CONHECER DEUS REALMENTE,ELE TEM QUE QUE CRIAR RAIZ,SE HUMILHAR NA PRESENÇA DE DEUS,( NÃO E DE UMA HORA PRA OUTRA ELE TEM QUE QUERER )OU SEJA TER UM ENCONTRO COM DEUS, POR QUE A PALAVRA DE DEUS NADA MAIS E DO QUE UM MANUAL DE VIDA,E JESUS CRISTO E A SENHA QUE CONDUZ A SALVAÇÃO.
    PONDERÁNDO AINDA MAIS A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE O DIABO VEM COMO ANJO DE LUZ , PARA ROUBAR MATAR E DESTRUIR E CONFUNDIR OS SERES HUMANOS PARA QUE NINGUEM RECONHEÇA A PALAVRA DEUS, PORQUE E ATRAVES DA PALAVRA , QUE O SERES HUMANOS SE LIBERTÃO DA SEGUEIRA ESPIRITUAL CAUSADA PELAS CUNCUPICIENCIAS DA CARNE,AO PONTO DE NÃO ENXERGA A VERDADE, OU SE FAZEM DE DESENTENDIDOS, PARA AINDA MAIS PERMANECER NO PECADO QUE LEVA A MORTE E AO INFERNO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de você digitar seria bom voltar a estudar a escrever para corrigir sua "SEGUEIRA" ortográfica!

      Excluir
    2. AQUELE QUE ACREDITA NUM DEUS QUE AMA E CONDENA AO MESMO TEMPO NAO VIVE VEGETA......

      Excluir
    3. vegeta quem não acredita no DEUS que ama e condena e perdoa ao mesmo tempo. a bíblia diz sede menino na malicia e adulto no entendimento,minguem passará por tolo ou inocente, portanto sede sábio para que não caia no esquecimento de DEUS.

      Excluir
  5. Interessante...
    ajudou a dissipar minhas dúvidas

    Obrigada!!

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.