quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

[Especial] dia mundial de combate á AIDS

Olá pessoas!
Hj venho fazer um post social.
 Prestando serviço e informação sobre um caso q já foi várias vezes discutido nos livros, nas novelas, no cinema enfim, um caso que vem ganhando espaço e tendo seus mistérios desvendados.

 O dia de hoje
O dia 1 de dezembro foi escolhido como Dia Mundial de combate à AIDS, quando o mundo une forças para a conscientização sobre esta doença. Desde o final dos anos 80, o Dia Mundial de combate à AIDS vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV, sendo que, diariamente, surgem 7.500 novos casos.
No Brasil, desde 1980 a junho de 2007, foram registrados mais de 470 mil casos, segundo o Ministério da Saúde.

O que é AIDS?
síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma doença do sistema imunológico humano causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Esta condição reduz progressivamente a eficácia do sistema imunológico e deixa as pessoas suscetíveis a infecções oportunistas e tumores. O HIV é transmitido através do contato direto de uma membrana mucosa ou na corrente sanguínea com um fluido corporal que contêm o HIV, tais como sangue, sêmen, secreção vaginal, fluído preseminal e leite materno. Esta transmissão pode acontecer durante o sexo anal, vaginal ou oral, transfusão de sangue, agulhas hipodérmicas contaminadas, o intercâmbio entre a mãe e o bebê durante a gravidez, parto, amamentação ou outra exposição a um dos fluidos corporais acima.
A aids hoje é considerada uma pandemia. Em 2007, estimava-se que 33,2 milhões de pessoas viviam com a doença em todo o mundo e que a aids tenha matado cerca de 2,1 milhões de pessoas, incluindo 330.000 crianças. Mais de três quartos dessas mortes ocorreram na África Subsaariana.
A pesquisa genética indica que o HIV teve origem na África centro-ocidental durante o século XIX e início do século XX. A aids foi reconhecida pela primeira vez pelos Centers for Disease Control and Prevention dos EUA, em 1981, e sua causa, o HIV, foi identificado no início dos anos 1980.
Embora os tratamentos para a AIDS e HIV possam retardar o curso da doença, não há atualmente nenhuma cura ou vacina. O tratamento anti-retroviral reduz a mortalidade e a morbidade da infecção pelo HIV, mas estes medicamentos são caros e o acesso a medicamentos anti-retrovirais de rotina não está disponível em todos os países. Devido à dificuldade em tratar a infecção pelo HIV, a prevenção da infecção é um objectivo-chave para controlar a pandemia da AIDS, com organizações de promoção da saúde do sexo seguro e programas de troca de seringas na tentativa de retardar a propagação do vírus.

Alguns livros que falam sobre o tema:
o livro relata a história de um adolescente que que desde sua puberdade imaginavas-se com uma moto seus 18 anos, não dia 
de tal alegria conseguiu a tão sonhada moto, em meio a chuva que não incomoda ele fez questão de passar de casa em casa, amigo a amigo mostrando que seu sonho havia se tornado realidade, assim em meio a chuva que não parava, aos amigos que o chamava e pedia que ele desaceleração aquela moto que locomoviasse com muita velocidade, ele vê a sua frente um fusca abrir a porta e o lançar a metros de distancia, quando ele acordara perceber que esta em um hospital Mais sono consegue entender o que havia acontecido, mais recordava do som da voz de um medico que repetia insistentemente: Ele precisa de sangue, faça uma transfusão.
 Tempo depois uma gripe revelou o que se escondia, HIV.

Leia a resenha Aqui! 








Não esqueçam!!
 A informação e a prevenção são as armas mais fortes e mais eficazes que temos contra o HIV, nunca se omitam, e jamais deixem se proteger!
Beijos e Até mais ^^

3 comentários:

  1. Muito importante mesmmo.... que lecal não sabia que tinha livros (do genero) falando sooube isso ... mto bom

    ResponderExcluir
  2. Eu descobri alguns livros que abordam sobre o assunto e achei mt legal, pois é mt importante que esse assunto seja discutido e tal.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito importanter livros sobre esse assunto, devia ter muiiitos assim no colegio, porque quer falar sobre o assunto deve começar desde bemmm cedo, beijos.

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.