quinta-feira, 7 de outubro de 2010

[Para escritores] Meu original foi recusado e agora???

Se a sua obra foi recusada, não se abale. Menos de uma em mil obras espontaneamente submetidas a uma editora são seriamente consideradas. Dependendo do motivo, é relativamente simples tentar novamente de modo mais eficiente.
Em geral há muitas razões para uma editora recusar um trabalho, que podem ser resumidas no seguinte: quem avaliou a sua obra achou que ela 1) não tinha qualidade suficiente; 2) não estava dentro da linha editorial da casa; 3) não venderia ou 4) prejudicaria a imagem da editora. Veja os raciocínios mais comuns por trás das devoluções de obras.


Falta de qualidade

Se você escreve sobre algo que conhece apenas superficialmente – por exemplo, se critica a política do ponto de vista de um cidadão, sem ser político ou ter experiência com essas pessoas; sem ser um pesquisador em ciências sociais – quase não tem chance de ser editado. A menos que tenha encontrado alguma coisa muito original ou engraçada para dizer sobre o assunto, o editor raciocina que a sua opinião é tão válida quanto a de qualquer outro leitor, e que portanto ninguém compraria um livro que bem poderia ter escrito também.
Se você envia um original datilografado em lugar de impresso, cheio de erros ortográficos, com correções a mão, em fotocópia apagada, suja ou amassada, a pessoa que faz a seleção tem a imediata impressão de estar lidando com um autor pouquíssimo profissional, e quase sempre despacha a obra de má aparência para a pilha a devolver. Veja como causar boa impressão na pergunta sobre a apresentação de originais.

Desacordo com a linha editorial

Linha editorial é a gama de assuntos que uma editora publica. Se você mandar livros de poesia para uma editora de assuntos esotéricos, será sumariamente recusado. Se submeter uma obra psicografada sobre Jesus a uma editora católica, seu original não será sequer lido. A grande maioria dos originais são devolvidos porque não se encaixam na linha editorial da empresa.

Tristes perspectivas comerciais

Um editor deseja vender seus livros. Se você apresenta uma obra de 400 páginas (que portanto será muito cara para produzir), é muito difícil que sua qualidade compense o risco de colocar à venda um livro com alto preço de capa.
Se você apresenta uma obra parecida demais com outra de sucesso, o editor em geral não arrisca entrar em competição com a que já é conhecida.
Se você envia um original sobre um assunto esquisito, para o qual um livreiro teria dificuldade em encontrar lugar em sua livraria, muito provavelmente o editor recusa ter que inaugurar todo um gênero só por causa de sua obra.
Se você, finalmente, escreve uma obra para a qual o editor não percebe um público-alvo, como por exemplo uma belíssima crítica sobre os periódicos japoneses (que quase ninguém no Brasil conhece), sua chance de publicação é muito baixa.

Baixa respeitabilidade

Às vezes, um material é bem escrito, oportuno, interessante mas sensacionalista demais, ou baseado em relatos pouco confiáveis, ou vulgar. A maioria das editoras preza muito a sua imagem, fugindo de obras que, mesmo com boas perspectivas comerciais, possam ser criticadas pelos jornais e revistas como superficiais, erradas ou falsas.
Aquilo que pode ser encarado como pornográfico, incitar à violência, ao racismo, ao sexo com menores de idade, a comportamentos perigosos ou a atos criminosos em geral também é imediatamente recusado.

fonte: http://www.escrevaseulivro.com.br/escreva/encontre-uma-editora/meu-original-foi-recusado-por-que.html

5 comentários:

  1. Eu tenho tantas ideias loucas na cabeça..que dava vários livros, mas por no papel..não é comigo.
    Eu acho que pra quem escreve hhoje ainda esta bem mais facil do que antes, você pode lançar independente, fazer propanganda você mesmo na net(que ajuda muito ..eu acho) dai você passa a ser conhecido* e quando for atrás de editora futuramente você nao é mais "um na imensa fila"
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que a pessoa quando recebe um não por causa do livro pode acabar desistindo de publica-lo, por isso acho que os lançamentos independentes são os melhores com certeza.

    ResponderExcluir
  3. É muito tenso escrever livro o.O'
    Eu acho que a pessoa já deve se sentir insegura, depois mandar pra editora e ser recusado, putz !
    Mas se a pessoa escreve bem, deve arriscar, afinal, tem muita gente [/eu] que gosta de livros e assuntos novos :D

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que as pessoas que querem mesmo publicar e que acreditam em seu trabalho devem tentar a todo custo.. nunca deixar de sonhar em ver seu trabalho publicado. Pois a esperança é a última que morre e se uma editora não acreditou que aquele projeto seria bom, não é motivo para desistir. Enfim, adoro essas dicas para aspirantes a escritores *-*

    ResponderExcluir
  5. Postagem bem interessante e esclarecedora pra quem deseja escrever um livro. Não é o meu caso, mas é uma ótima dica!


    http://blogbibliomania.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.