sábado, 23 de outubro de 2010

[Resenha] Um mundo perfeito - Leonardo Brum



Editora: Novo Século
Autor: Leonardo Brum
ISBN: 9788576791966
Origem: Nacional
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 296




Sinopse:Em Pedra-Luz, os moradores ansiavam encontrar uma jóia rara que acreditava-se estar escondida na ilha e que havia sido roubada dos piratas mercenários na virada do século XIX. Cercada de inúmeras lendas e mistérios, dizia-se que tal jóia era capaz de realizar os desejos mais secretos das pessoas. Naquela fatídica terça-feira do ano de 1995, ao desembarcar as mercadorias para os comerciantes locais, o encarregado da Central Foods encontrou a ilha completamente deserta. E o que era mais intrigante: todos os pertences pessoais dos moradores haviam sido deixados para trás, como se todos eles tivessem tido uma pressa enorme e incondicional: ninguém fez as malas. Ninguém levou nada. Um carro ainda com o motor ligado, funcionando sozinho na beira da estrada. A comida queimando no fogão em uma das casas. A TV ligada que transmitia apenas uma enigmática tela azul.
Para onde teriam ido os 207 moradores que faziam de Pedra-Luz a sua morada permanente? Sua salvação dependia de uma força maior que parecia inexistir em suas vidas, acostumados há tantos anos ao conforto de seus mundos privados, e da descoberta de um segredo familiar guardado a sete chaves, envolto num temor ancestral pelo que poderia acontecer se fosse novamente revelado. Um mistério que remontava aos primórdios de Pedra-Luz. Um perigo arrebatador tão antigo quanto a própria alma dos homens.


Leonardo Brum, trás em um misterioso livro e fascinante história os dramas dos cidadãos da Ilha de Pedra-Luz.

Cuidado com o que você deseja,
Que um dia você pode conseguir...

Uma antiga lenda ronda a cidade, uma ancestral criatura a assombrar as lembranças dos "Luís Pereira", família que carrega um grande fardo.
Uma cidade que teve sua origem através das imensas investidas de piratas, a cidade enriqueceu sob as riquezas das pilhagens destes, que deixaram na Ilha maior parte de suas riquezas,transformando a população em uma espécie única de trabalhadores gananciosos.
Na ilha a existência de fé é totalmente ignorada, não existem Igrejas, não existe o sentimento de União ou de Solidariedade. "A única fé que praticam era o desejo de adquirir bens materiais. Nesta vida seca de desejos nobres, num dia, na mesma hora, sendo está ao acaso seis horas da tarde, todos os cidadãos de Pedra-Luz, em sua vida mediocre de egoísmo, pediram ALGO, não importa o que, desejo fútil ou não, mas pediram e a todos estranhamente seus desejos se  realizaram.
Imagine você aquela criança que eu sua redação pediu para se transformar em um golfinho, pense naquele que desejou ardentemente ser aquilo que mais gostava, e se transformou em um melão e por acaso alguém sentira a fome e uma vontade de algo doce e uma fruta suculenta seria um belo começo. Ou naquela pessoa farta da vida que no fundo da alma e inocência de espírito desejou ir ao espaço e jamais imaginou que lá existiam criaturas que ainda desconhecemos mas que nos conhecem.
A ilha fica isolada, um tempo paralelo, não há mais comunicação com a cidade vizinha, o contato com a cidade de Vitória foi totalmente perdido, qualquer embarcação não consegue encontrar Terra.Por mais que navegue, por milhas e mais milhas, o tempo parece ter parado, estar congelado, nem uma brisa, nem uma onda a dançar.
Para um povo que nada mais que o dinheiro e bens materiais eram a vida, ter a coragem de acreditar que criaturas estavam aparecendo é impossível, e ter a fé de que algo milagroso pode acontecer não serve de consolo.
Quando pessoas começam a desaparecer, em desespero, Clarice, e Magno tomam uma decisão, reunir a todas as pessoas na praça nove, e tentar revidar o pedido. Talvez, somente talvez, pedindo exatamente na mesma hora, todos juntos de mãos dadas, com a maior fé que jamais existiu, as coisas retornem ao normal.
Em uma batalha por vir, as pessoas percebem que a fé as deixa fortes, e enfraquece a criatura, os cidadãos entendem  a união como força maior, e que pensar somente em si próprias é o grande mal que a séculos atormenta a ilha.
As grandes tormentas estão por vir, a criatura secular leva almas a todos os ataques, o filho de Dom Luis Pereira terá êxito em sua batalha final? Ou Pedra-Luz em seu destino final restará apenas cinzas e morte em sua história?

Para quem quiser saciar a sede, Site Oficial Garotada..

2 comentários:

  1. Achei a capa linda e esse livro acho que vale a pena colocar na listinha. parece mt legal!

    ResponderExcluir
  2. Piratas! saudades do Jack o.O'
    1995! O ano que eu nasci =D /parei
    Tá, parece ser interessante, mas eu não gostei não. E essa capa é, sei lá... Não gostei.
    Esse não vai pra lista o.O'

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.