segunda-feira, 1 de novembro de 2010

[Resenha] Orgulho e preconceito

Olá!
Trazendo livro clássico hj!
 Sim!!!!
Depois de já ter lido Jane eyre e ter lido Janeu Austen a vampira, eu tinha q ler algo de Jane né??

Comprei lá na bienal o livro, e ele ficou aki aguardando na fila, e a vez dele chegou!


  • Editora: Martin Claret
  • Autor: JANE AUSTEN
  • ISBN: 9788572326919
  • Número de páginas: 320
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio


Sinopse: Orgulho e Preconceito (1813) é a envolvente história de Fitzwillian Darcy e Elizabeth Bennet, os quais, à primeira vista (aliás, Fisrt Impressions, "Primeiras impressões", foi o título originalmente dado por Jane Austen a esta obra), não têm uma boa opinião um do outro, mas, no desenvolvimento do enredo, acabam descobrindo que estavam totalmente enganados. 


A capa é linda! Dei uma olhada na internet na capa original e gostei mais dessa ^^
 A menina da capa realmente lembra Elizabeth, não sei o motivo, mas vc olha e pensa, "é ela".
Não se enganem pelo tamanho do livro, essa versão que li é compacta, um livro pequeno, quase de bolso, mas as folhas são finas e as letras pequenas! Quando comprei o livro achei q tinha umas 200 paginas, mas o livro tem 302!!! Isso pq é uma edição com letras menores, se fossem letras comuns teriam 400 tranquilo!

A história é antiga data de 1813, então mesmo q quando a escritora o fez ele parecesse um livro moderno, para nós se tornou um livro de epoca.
 eles tem um ingles muito polido, muitos elogios, muitas desculpas e muitos rodeios para expressar o que quer.
 Brinquei no twitter esses dias quando me perguntaram como era o andamento do livro dizendo o seguinte: " O livro não corre muito, é aquele inglês mais que polido então eles demoram meia pagina em delongas para dizer não, obrigado."
 E foi essa a impressão que eu tive, para que tantas delongas?? Sempre senti que se eu tivesse nascido no mundo antigo gostaria de ter nascido aki, em São paulo mesmo, porque meus deus! tantos rodeios para falar me deixariam cansada antes mesmo de abrir a boca!
O livro apesar dessa observação curiosa é uma delicia! Tem irmãs Bennet para todos os gostos! Para quem gosta das doces, existem Jane, para quem gosta das decididas tem Elizabeth, para quem gosta das espivitadas tem a Lydia, para quem gosta de mocinhas que seguem as irmãs existe a Kitty, e para quem gosta das estudiosas existe Mary!
 Ai está! as senhoritas Bennet!


 Acompanhadas da Sra Bennet, uma mulher afetada, que acha ser fina mas que tem modos horriveis, faz comentários impertinentes e vive irritando o marido com suas coisas fúteis. Temos o Sr Bennet, um homem atarefado, mas que dá atenção o quanto pode para suas filhas, mas fica bem claro no livro que a preferencia dele é ficar sozinho na biblioteca após as refeições. Tem maior apreço por Elizabeth e lendo o livro é facil perceber porque.
 A historia começa a movimentar-se quando sua mãe expressa o desejo de ver suas filhas logo casadas, de preferencia bem casadas. Porém sua familia é relativamente humilde e não tem um dote necessario nem um nome para chamar a atenção dos homens mais bem colocados, mas claro que a Sra Bennet não cojita isso.
 Um belo dia um rapaz, o sr Bingley, decide alugar uma casa (le-se mansão) no vilarejo onde eles moram, ai vira o alvorosso da cidade ,todas as moças solteiras querem a oportunidade de se apresentar a um homem rico! Não dizem, mas todas pensam em casamento. Elizabeth não demonstra nem um pingo de ansia de se casar, mas a mãe tem outra ideia mesmo, a ideia dela é casar Jane.
 o Sr. Bingley apresenta-se a cidade com seu amigo, Sr Darcy , um homem sério, tido como mal humorado, orgulhoso, porém os Bingley tem ele em alta estima.
 logo no primeiro Baile, Bingley já se mostra encantado com Jane, mas Darcy não tira uma moça sequer para dançar e indagado de porque não Elizabeth, ele dá uma resposta feria ofendendo-a, ele não sabe, mas ela ouviu. ai começam uma trilha de alfinetadas e descortesias entre Elizabeth e Darcy, no inicio do livro pareciam ser Bingley e Jane os principais, um caasal nas desventuras de estarem apaixonados, tão perto fisicamente etão distantes financeiramente, mas os principais são Darcy - orgulho e Elizabeth - preconceito.
 não pósso dizer muito do livro pois a resenha se estenderá demais!!! Mas não deixem de ler! É uma história muito gostosa.

Como viram na fotinho que postei acima, uns anos atrás fizeram um remake da história, eu assisti o filme e gostei, mesmo não gostando da Keira como atriz, ela ficou perfeita como Elizabeth.
 Heys a capa, caso vc´s queiram ver tbm:

É isso, espero que tenham gostado ^^
Até mais!

5 comentários:

  1. orgulho e preconceito é um dos meusvros favoritos, adora jane austen, engraçado q foi por causa do filme q fui ler ele, sou viciada no filme e o livro é perfeito!!!

    ResponderExcluir
  2. A capa é super linda mesmo e eu já comecei a ler o livro porém não pude seguir em frnete com a leitura devido aos muitos trabalhos da escola. preciso pegar um dia e começar novamente a leitura de Orgulho e preconceiro *-*

    ResponderExcluir
  3. Ah, não gosto de livro que fica enrolando muito pra dizer quase nada. Eu acabo pensando na morte da bezerra e não presto atenção no livro, Aí eu tenho que ler e página inteira de novo,e aí eu demoro duas semanas pra ler um livro de 200 páginas o.O'
    Hey, eu adoro a Keira ok ?
    Ela é fofa :)

    ResponderExcluir
  4. Acredita que eu nunca li Orgulho e preconceito?? Não, eu não tenho preconceito com livros antigos e nem me orgulho desse feito! hahaha, vai ser com certeza uma das minhas próximas aquisições! ^^

    Beijinhos, flor! ;**

    ResponderExcluir
  5. Eu amo esse livro... e essa adaptação pra mim supera até a série da BBC... achei o Mattew perfeito como Mr. Darcy...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.