terça-feira, 17 de agosto de 2010

[Entrevista] Patricia Barboza

Bom dia!!!!
Ontem eu postei a Resenha, A primeira veza gente nunca esquece, da Patricia Barboza.
Hj eu trago a entrevista que fiz com ela. 
 
 
Conte-nos um pouco sobre você
 Sou escritora infantojuvenil e há dez anos comecei a escrever “de verdade”. Digo isso, pois antes eu levava meio que na brincadeira e recebi muito incentivo de amigos para publicar. Sou meio CDF (risos), adoro estudar... já fiz 3 cursos de pós-graduação: marketing, literatura infantojuvenil e produção editorial. Agora estou conseguindo me dedicar mais aos livros e faço palestras nas escolas do Rio de Janeiro, onde moro, através do Projeto Leitura Nota 10 (www.leituranota10.com).
 
 
    Qual seu gênero literário preferido? Porque?
Eu adoro literatura infantojuvenil e essa paixão começou com o Sítio do Picapau Amarelo e com as revistinhas da Turma da Mônica. Assim que aprendi a ler me divertia com o Cebolinha fazendo mil planos para roubar o coelhinho da Monica. Gosto também de romances espíritas, como os da Zíbia Gasparetto e Vera Lúcia M. de Carvalho. E agora pretendo me aventurar pelas comédias românticas.
 
Como e quando decidiu escrever? 
Os quinze anos de Carol foi o meu primeiro livro. Carol é uma menina muito doida, desesperada para arrumar um namorado, mas só se dá mal. Foi divertido escrever. Como era iniciante, não consegui uma editora para publicar. Fiz uma novela virtual com o livro, em 2001, usando um provedor de sites gratuito. Foi um sucesso na época e recebia acessos do Brasil inteiro. Provando o interesse do público, publiquei o livro em 2002. Meus amigos do trabalho me deram muita força, agradeço a eles o início da minha vida literária. 
 
 
Você se inspirou em algo ou alguém para escrever “A primeira vez a gente nunca esquece”?
Não me inspirei em alguém específico, tem algumas coisinhas minhas e de amigos, mas só o pontapé inicial para a história. Todas elas são ficção. 
 
 
 Alguma das situações citadas no livro já aconteceu com você? Conte p/ gente!
Talvez o “Primeiro tombo na rua”. Eu vivia caindo! Eu ainda tropeço, mas diminuiu bastante. Eu operei miopia e antes, toda metida (risos), saia sem os óculos e, claro, tropeçava e caia muito. Eu agora gosto muito é de maçanetas. Bobear uma vez por semana bato em alguma, é incrível! 
 
 
Seu foco até o momento é o juvenil, você tem planos de escrever uma história adulta? 
Sim, mas sem pressa. Ainda tenho muita coisa escrita para o público juvenil aguardando a publicação. 
 
 
Qual foi a trajetória para a publicação do livro?
Já fiz de tudo nesses dez anos. Publiquei por editoras pequenas no início, publiquei indepedendente de 2006 a 2009 e agora volto a publicar pelas editoras. O importante é trabalhar bastante. Aprendi muito dando plantões em feiras do livro e dando palestras nas escolas. 
 
 
  Está trabalhando em um novo livro?
O momento agora é de divulgação dos meus novos filhotes: Confusões de um Garoto e Os sete desafios, lançados durante a Bienal do Livro de São Paulo, em agosto de 2010. 
 
 
Quais dicas você dá para quem começou a escrever agora? 
Dicas? Ler bastante, escrever bastante, visitar feiras, livrarias, cursos, palestras... ficar surdo para os comentários negativos de que brasileiro não lê, que tudo é difícil. Tire as pessoas negativas da sua vida. Se for um pouco complicado fugir dessa convivência, não fique falando sobre os seus planos perto dela. Tem muita gente baixo astral que adora diminuir os nossos sonhos. E compre um vidro de óleo de peroba bem grande, pois para vender o seu livro, precisará perder a vergonha e ser cara-de-pau mesmo! Aprendi isso durante a bienal do livro no Rio, em 2007.
 
 
Tem algo a acrescentar? Quer dizer algo para os leitores?
 
Quero agradecer pela oportunidade de falar um pouco sobre a minha carreira. Estarei de plantão durante a bienal do livro de São Paulo de 19 a 22 de agosto, no stand da Ciranda Cultural. Convido os leitores do blog para passarem por lá para me conhecerem! Levem os adolescentes de plantão. Mais convites: visitem o meu site para saberem um pouco mais sobre os meus livros (www.patriciabarboza.com) e me adicionem no Twitter (@patbarboza). Um beijo grande!! 
 
 ----------------- 
 
Muito obrigada pela entrevista Patricia!
Foi muito agradavel saber um pouquinho mais sobre você ^^ 
Bom pessoal o convite está feito, eu vou dar uma passadinha no stand e falar coma Patricia, espero vc´s lá ^^
Espero que tenham gostando da entrevista 
Até mais!

2 comentários:

  1. Bem legal a entrevista! Gostei!! ;)
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Sítio do Picapau Amarelo, revistinhas da Turma da Mônica, acho que é começo no mundo da leitura que todas nós passamos *-*

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.