quarta-feira, 11 de agosto de 2010

[Resenha] Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis



Autor: Machado de Assis
Editora: L&PM
ISBN: 8525406872
Edição: 2ª Edição - 2008
Numero de páginas: 216
Formato: POCKET



Sinopse:Em Memórias póstumas de Brás Cubas", Machado de Assis constrói na figura de um 'defunto-autor' e não um 'autor-defunto' - como bem se define o próprio Brás Cubas o motivo central de sua crítica à sociedade, pois estando distanciado do mundo dos vivos, o morto Brás Cubas destrói, a partir de suas relações socias, a sociedade do Brasil do século XIX, com seus vícios, seu parasitismo e suas mesquinharias.

Escrito pelo nosso renomado e magnífico Machado de Assis.Memórias Póstumas de Brás Cubas, vem com uma narrativa, digamos em passo Morto.Literalmente.Tem um ritmo ótimo,sempre num modo gostoso de ler,nem rápido demais, nem explicativo em demasiado.Tem a fórmula de memórias, realmente.
Brás Cubas, após a morte no ano de 1869, resolve começar a escrever suas memórias em Vida, para passar o tempo de que dispõe no além.Um romance muito bom, um jogo de política, crítica aqui e acóla sobre a pobreza da época, sobre os grandes vícios, as ilusões.Vai estudar em Coimbra quando seus amores ultrapassam as ideias de seu pai, e assim consagrar o nome dos Cubas,como o são, uma nobre família.
Conta-nos seus amores, suas paixões juvenis por Marcela, seu romance oculto e eterno com Virgília.Tem a grande audácia de expor todos seus sentimentos, todos os seus admiráveis momentos românticos, os quais um homem Vivo não o faria.Mas em estao atual, ele não se absteve desse tempero a mais.(no entanto,não é um livro para amantes de um belo e feliz romance).
São tantos os fatos, de uma vida tão monótona, que apenas alguns fariam suas memórias tão bem.
Relembra de seus amigos, como Quincas Borba ,da sua vida política sem ter nesta alçado grande voô. Tenta aqui e depois ali, e busca sempre lutar por um novo começo, não podem dizer dele que não tentou uma vida ilustre, mas esta não lhe sorriu.

Olha, aqui um excelente livro,ao qual, tem todas honras pela Indicação a própria Mel.
Realmente Machado de Assis ganhou uma  eterna FÃ.Todos seus livros com o toque de humor, de realismo, de ficção e amores.
Indico-o tanto, que se quizerem me indicar algum outro livro dele. "A vontade!"

3 comentários:

  1. o livro que eu mais gosto e' Senhora e tambem 'e de Machado de assis, com certeza eu posso dar a ele credito inegaveis quanto a isso.

    ResponderExcluir
  2. Mell, tô passando aqui para desejar muito sucesso no seu Blog! Respondi sua mensagem! Inté a Bienal!!!!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vi esses dias a apresentação deste livro na sala. Parabens pela resenha!!

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.