sábado, 7 de agosto de 2010
[Resenha] O livro dos códigos - Simon Singh
Editora: Record
Autor: Simon Singh
ISBN: 8501055980
Ano: 2001
Edição: 1
Número de páginas: 512
Sinopse: O autor de "O último teorema de Fermat" traça o desenvolvimento da criptografia desde a espionagem militar da Grécia antiga até as criptografias feitas por computadores para transações na Rede. Conta histórias reais, como o caso da rainha da Escócia traída pelo seu próprio código e pensa o que a tecnologia representa para a privacidade na contemporaneidade.
O LIVRO DOS CÓDIGOS analisa a importância e o papel dos códigos nas operações militares, na política e nas intrigas palacianas. O tema central do livro é a batalha entre o bem e o mal -codificadores e decodificadores - analisada, principalmente, nos capítulos sobre a Segunda Grande Guerra. A criptografia se desenvolveu durante o conflito, quando o sigilo de comunicação se tornou crítico para a corrida pela vitória tanto para os Aliados quanto para o Eixo.
Mesmo Escritor de um grande Best Seller,e agora, não menos renomado, neste livro Simon Singh apresenta os incríveis caminhos dos códigos.Suas estretégias, suas batalhas travadas até chegar ao destino.Não é um livro monótono,como se espera, pelo conteúdo que fala, talves a abordagem tomada pelo escritor. Simon Singh soube mesclar um pouco de história antiga, necessidade atual, desenvolvimento e grandes avanços.
O escritor revela desde a Antiga Grécia, na guerra dos Espartanos contra os Pérsas, a esperteza de Leônidas.
Pense comigo,uma cidade atulhada de Pérsas e aliados, Espartanos precisam de notícias e mandar mensagens a seus aliados para dentro da cidade.Um dos aliados,até então escondido na toca dos Pérsas, para evitar o iminente ataque surpresa aos espartatnos,envia uma mensagem.Para que ninguém o percebesse, ele utilizou de toda sua engenhosidade.Ele utilizou um tablete de madeira, escreveu a mensagem secreta para o Rei de Esparta, Leônidas, avisando-o sobre o ataque surpresa que aconteceria e mandou por seu mensageiro.O que fez a mensagem chegar segura, sem passar pelos espiões,foi a inteligência, o tablete depois de escrito, foi coberto com Cera, pois mesmo que fosse a mãos erradas, não teriam como descobrir. Chegando aos Espartanos, quem decifrou o método, foi a Rainha de Leônidas.Por fim evitando um ataque surpresa.
Não reparem que só dei um exemplo, pois outros melhores ainda, estão a sua espera no livro.Simon Singh ainda fala da Criptografia da Segunda Guerra Mundial, que foi seu "Auge".A criptografia nos Bancos,nos cartões de crédito,nas nossas contas da Internet, e-mail e outros...
Vamos leiam,quem gostou de Dan Brown com certeza gostará deste.
"Como disse,li Dan Brown mais pelos códigos, e essa paixão, levou a este, e espero que leve e outros."
Ja consigo escrever cartas em códigos,imaginem meus amigos, no dia do Amigo, recebendo uma carta codificada. (o.O) Não entenderam nada.(rsrsrsrs)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nossa *-* Parece bem interessante esse livro ^^
ResponderExcluirNossa, quando li Dan Brown também me interessei pelos códigos, achei muito legal mesmo. Esse livro parece ser bem interessante também. Bjsss
ResponderExcluirA capa do livro me chamou muito a atenção. Fiquei bem curiosa.
ResponderExcluir