segunda-feira, 16 de agosto de 2010

[Resenha] A primeira vez a gente nunca esquece - Patricia Barboza


Autora: Patrícia Barboza
ISBN: 9788538012191
Gênero: Juvenil
Editora: Ciranda Cultural

Sinopse: Como foi: O seu primeiro amor? O seu primeiro beijo? O seu primeiro fora? A sua primeira briga?
 Inesquecível? Um grande mico? Ou ainda não aconteceu?
A adolescência é a fase das nossas vidas que mais nos proporciona as tão sonhadas e, porque não, as mais temidas primeiras vezes.
 A primeira festa, o primeiro namorado, o primeiro acesso de ciúmes, o primeiro choro de saudades. Conflitos, descobertas, medos, angustias... Sentimentos ligados á primeira vez.
 Mas tudo isso também pode ser bastante engraçado. Quantas vezes passamos por situações realmente complicadas e, depois de certo tempo, não morremos de rir com aquilo? Como tudo isso é inevitável, vamos deixar os medos de lado e encarar a vida. O importante mesmo é ser feliz!


Um livro muito gostoso de ler!
Para mim que já passei da adolescência foi engraçado e nostálgico le-lo.
 Tem envolvidas situações realmente engraçadas! E coisas que parecem que só acontecem com a gente! Como você sofre, se tortura naquele momento por causa daquilo, e depois descobre que é normal!
 Tem uma das historinhas que é sobre “a primeira menstruação”, e a garota já foi contemplada em manchar a roupa logo de primeira, coitada. Ai me lembrei da primeira vez q manchei a roupa, meu Deus! Que situação horrível, e foi justo na escola! E se os meninos vissem, e se alguém notasse? Meu Deus o que eu faço? Desespero total!!! Ainda bem que esse dia teve aula vaga, e quando saímos já estava escurecendo, então consegui ir p/ casa sem maiores danos. Mas depois de um tempo vi varias garotas da minha sala se manchar, e uma delas, não foi só um garoto que viu, como além de muito discreto, ele foi gentil, ele viu, contou p/ ela e ainda emprestou o moletom p/ ela amarrar na cintura. Ou seja, os meninos não são tão monstros assim, pelo menos não aquele.  O livro tem tantas outras primeiras vezes que não tem como você ler todo o livro sem se identificar com alguma.
 Outra que ri muito também foi sobre o “primeiro tombo na rua”, que menina nunca teve aquela amiga mais assanhada? Que ficava de olho nos meninos, você ia de companheira, afinal amigos são p/ isso e você também achava o cara bonitinho, mas sabia q ele não era p/ você, mas a menina nem ligava ela queria era vê-lo suspirar por ele, e quem sabe um dia falar com ele. Eu tive amigas assim e ri muito porque das travessuras com garotos das minhas amigas sempre era eu a contemplada, ou era eu que falava uma besteira, ou que confundia os nomes, ou no caso, que tomava um tombo rs.
 Mas não pense que o livro fica nessa tranqüilidade não, ele também aborda um caso mais sério, a gravidez na adolescência. Meninas que não se interessam em saber como é e as precauções que precisam ser tomadas, mas caem nos braços do namorado com as investidas dele, tem um caso desse no livro também.
  O estilo da escrita de Patrícia realmente é alvo, uma forma de escrita que atrai adolescentes, um estilo despojado, engraçado, limpo, sem muitas firulas que o português nos permite, deixando o livro leve e agradável para leitura dos amantes ou para quem não tem tanta avidez por livros assim.
 Em cada capitulo o livro tem uma ilustração diferente, e todas são fofas!!! A capa do livro tem uma menininha e é toda rosa, logo chama a atenção das meninas!
 Eu super recomendo! Se você conhece meninas dos 13 aos 16 anos, mais ou menos, que estão se enrrolando ou se apavorando com as primeiras vezes da vida, indique o livro p/ elas! Com certeza elas vão adorar e descobrir que tudo isso faz parte da vida e não tem segredo nenhum.


6 comentários:

  1. Nossa, adorei a sua resenha! Que carinho com o meu livro, fiquei emocionada. Fico feliz que tenha gostado tanto assim, foi feito com muito carinho, viu? Um beijo enorme para você e para os leitores do blog. Fica aí o convite para quem quiser me conhecer em Sampa. Estarei na bienal de 19 a 22 de agosto no stand da Ciranda Cultural. Vai lá!!

    ResponderExcluir
  2. Q bom q gostou da resenha ^^ fico feliz!
    Magina! Seu livro é fofissimo! Merece todos os elogios!
    Vou indica-lo p/ minha irmã de 13 anos,acho q é uma hora perfeita!
    E pode me esperar lá na bienal q vou passar p/ de tar um abraço e tirar uma foto ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler esse livro.
    Acho tão fofa a capa e tudo o que leio sobre ele.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ler esse livro, deve fazer vc lembrar de todas suas "primeira vezes" *-*

    Ouwnt, a capa é tão fofa. Quer ler.

    ResponderExcluir
  5. esse livro é mt show eu tenho ele

    ResponderExcluir
  6. O meu vai chegar logo, eu acho. Ansiosa pra ler *-*

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.