segunda-feira, 9 de agosto de 2010

[Resenha] Uma Fênix em Praga - Suely Buriasco


 Uma fênix em Praga - Suely Buriasco


Autor: Suely Buriasco
ISBN:  978857679243-7
Páginas:  216
Formato:  21 x 14 cm
Acabamento:  BROCHURA

Sinopse: Uma fênix em Praga conta a história de uma mulher em busca de respostas sobre si mesma e sobre a vida. Por meio de uma narrativa direta, Lara nos revela sua história, expondo suas carências e insatisfações, estabelecendo uma comunicação sutil com o leitor, levando-o a reflexões pertinentes a respeito de sentimentos comuns, a todo ser humano, e pela busca de meios para uma vida mais feliz e intensa. Lara reflete profundamente sobre amizade, família e, principalmente, sobre o casamento. Seus dramas e frustrações que culminaram em traição, depressão e ruína emocional são expostos, demonstrando a capacidade de superação de uma mulher forte e decidida. O que Lara não esperava nessa viagem era que, além de encontrar a si mesma, encontraria também o espanhol Estevão, que intensificaria sua passagem por Praga, tornando-a muito mais bela. Lara personifica a fênix - ave mitológica que, depois de arder num braseiro, ressurge fabulosamente das próprias cinzas.


O livro tem um parâmetro único, a todo o momento ele é narrado na primeira pessoa, a própria personagem conta e expõe os fatos, seus temores, pensamentos e confições.
 Nada mais é do que uma analise de sí mesma, ela procura se encontrar, se livrar de seus defeitos e encontrar soluções para seus problemas.
 Lara é uma mulher de 45 anos, mãe de um casal de filhos, casada.
 Parece uma mulher comum, e é isso mesmo que ela é, uma mulher que tem medos, receios, chora a noite baixinho, se preocupa com os filhos, trabalha e tem problemas no casamento.
 Lara enfrentava problemas afetivos com seu marido a algum tempo, mas um fato em questão fez com que ela começasse a reavaliar todo o seu relacionamento desde o inicio até aqui, e para isso escolheu dar-se um tempo, para se redescobrir e pensar sobre si mesma e sua vida. Esse tempo ela foi dar em Praga, uma cidade linda e recheada de histórias, que ela tem um certo fascínio.
 A idéia principal desde o inicio foi a auto avaliação, o auto conhecimento, e procurar respostas. Mas no decorrer desse processo, em umas das vezes que ela desce p/ jantar no salão do hotel ela conhece um homem, alguém muito gentil e galanteador que a faz sentir-se mulher e viva novamente.
  Esse homem também era muito experiente, e as conversas dele com Lara só a ajudaram no seu objetivo, só que ali parecia nascer algo mais....
 O livro é ótimo!!!
 É um livro que para algumas pessoas pode até ser classificado como auto-ajuda, porque várias mulheres já devem ter passado ou estão passando pela situação de Lara, mas não são todas que tem coragem de assumir que tem algo errado e se recolher como ela fez para procurar respostas e decisões que a muito já foram adiadas.
 Em alguns capítulos, Suely escreve somente as reflexões de sua personagem, porém em outros momentos dá aulas de história! E você consegue vivenciar com Lara a beleza e riqueza histórica dessa cidade, conta-nos sobre lutas, guerras, como determinados pontos turísticos nasceram e qual a importância deles para a cidade. o e se recolher como ela fez para procurar rewspostas e decis casamento.
 A capa do livro é linda, preto e branca com uma bela paisagem (amo fotografia artística!), e em cada capitulo há uma imagem em preto e branco de uma foto da cidade, muito lindo bem produzido e de bom gosto.
 O livro não é grande, então não se preocupem em ser cansativo, apesar de poucos diálogos o livro corre e você vai se interessando pelos pensamentos de Lara e até refletindo sobre eles.
 Super recomendo para mulheres da mesma idade da Lara, 45 anos, mas acho que mulheres a partir dos 30 já devem ler este livro, já que com a maturidade já começam os receios, os medos e o conformismo, sentimentos os quais não temos quando ainda estamos no fervor da recente adolescia passada. Tenho certeza que mulheres mais maduras entenderiam perfeitamente os sentimentos e motivos de Lara, até se identificando com ela e trazendo algo aprendido no livro para suas vidas.

Comentem na resenha e procurem pelo livro!
Amanhã trago a entrevista com a escritora deste livro, Suely Buriasco para vc´s conhecerem um pouquinho sobre ela.
 

5 comentários:

  1. Como é linda a capa desse livro!!!
    A história parece incrivel tb... quero ler!!! =D

    ResponderExcluir
  2. Eu li e amei esse livro! Só descordo quando você diz que mulheres a partir de 30 anos deveriam ler esse livro... eu tenho só 21 e achei o máximo o livor! E apesar de não ter tantos receios quanto ela, achei muito válido várias coisas que ela falou =D

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho 23 e mesmo casada, muitas das coisas que ela fala não se aplicam amim, por isso, por olhar oa redor, percebi q se aplicam a mulheres mais velhas q eu, casadas a mais tempo, etc...

    ResponderExcluir
  4. Achei a capa linda, mas não li esse livro ainda, fiquei bem interessada, mesmo o livro não ses muito o meu perfil achei o tema e a parte das reflexões bem legal. Bjss

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.