quinta-feira, 26 de agosto de 2010

[Resenha] O príncipe - Nicolau Maquiavel


Editora: Martin Claret
Autor: Nicoló Machiavelli
ISBN: 8572322671
Ano: 2002
Edição:1
Número de páginas: 156





Sinopse: O Príncipe", de Maquiavel, escrito em 1513, expressou pela primeira vez a noção de Estado como forma de organização da sociedade do modo como a conhecemos hoje. É sobretudo por isso que seu autor é considerado o pai da moderna ciência política. Na época, a obra foi concebida como um manual cuja finalidade era ensinar a um novo príncipe que, para conservar o poder e o controle em seu Estado, é preciso não só agir com grande sutileza - e mesmo com astúcia e crueldade - mas também manter um exército. A incrível resistência ao tempo - que caracteriza os clássicos - deve-se à versatilidade do texto que tem permitido as mais diversas interpretações a leitores de todas as gerações. 

Um clássico da Literatura, Escrito pelo conhecido Nicolau Maquiavel.
O livro é, admito, para quem está a procura de desafios, pois além da escrita complexa, fala de questões políticas e estratégias de como ser um príncipe, e manter o principado.
Agora,qual  o atrativo?
A história é feita por Nicoló Machiavelli, para dar de presente ao Príncipe da época, sendo na época, o sistema político, Principado. ( regente absoluto).
Maquiavel explica em diversas palavras, que o Príncipe Ideal, é aquele que é o que os outros julgam ser o melhor e mais honrado.É fundamental ao príncipe ele ser aos olhos do povo o mais bondoso, honesto, honrado,tenha fé, etc...
Mas, não deve o Príncipe possuir estas qualidades, o príncipe deve tê-las somente por Aparências, para quando necessário poder se adaptar à características totalmente contraditórias ,adequando-se a situação decorrente.( Ou seja, é por essas e outras que a palavra Maquiavélico, surgida do nome Maquiavel, tem o sentido pejorativo de ser uma pessoas cruel, pois Maquiavel apoiava o conceito de o Príncipe ter plenos poderes e total liberdade para se fazer obedecer).
Bem como também é um tanto medonho, o fato de Maquiavel afirmar, que o tempo lança à frente todas as coisas e pode transformar o bem em mal e o mal em bem. Ele somente diz que todos somos maleáveis e que sendo ou não maus, estamos submetidos a um dia o sermos.
Foi Maquiavel quem disse "Os fins justificam os meios", pois o príncipe deve valer-se de todo e quaisquer artifícios a seu alcance para continuar no poder.
Por ser justamente  considerado um sociólogo não-científico. (Err...O que é isso?... Maquiavel considerou todas as suas experiências, estudos e conhecimentos adquiridos em viagens, e etc, na elboração do livro.Porem, nenhum fato escrito por ele, é mas do que uma interpretação dele do que é o certo para se governar um principado, as quais se eu tivesse escrito poderiam ser diferentes, isso a torna não-científica.)

É um livro polêmico, perigoso e revolucionário.Diz-se de passagem, é hilário o ler e ver como a narrativa, feita a quase 500 anos, é tão engraçada, causa diversas polêmicas, e ainda assim, serve de estudo e quebra-cabeças a universitários hoje em dia. É um ótimo livro, e digo, é uma leitura obrigatória para a vida, pois muitas palavras lá escritas, acabam por se refletir em nossos cotidianos. Onde nem sempre somos nós realmente, as vezes tendo que ser mais formais ou não de acordo com a situação que estamos vivenciando.(Isso é Maquiavel)




Em homenagem a Edinéia-Sensei!
Me ensinou a ver o mundo de outro modo, e me fez ler o livro O príncipe (com um dos seus trabalhos malucos e "maquiavélicos").


7 comentários:

  1. Adorei a resenha.
    Colocou de forma clara todos os pontos importantes.
    Não sei se faz meu gênero não. Mas a dica está anotada. rs
    Quando puder dá uma passada lá no meu Blog.http://lendosobrelivros.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei mto da resenha.Maquiavel sempre é mto polêmico mesmo e por mais que pareã estranho gosto de algumas frases dele.
    O livro parece super impolgante e, pelasinópse, posso perceber que concordo com alguns pontos.
    Parece umlivro bem forte.
    "o tempo lança à frente todas as coisas e pode transformar o bem em mal e o mal em bem. Ele somente diz que todos somos maleáveis e que sendo ou não maus, estamos submetidos a um dia o sermos."- que medo rsrsrs

    Bjaoo

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha.Esse livro parece ser ótimo e é um clássico né,então já vale a pena.

    ResponderExcluir
  4. Resenha ficou 10, como vc disse esse livro é uma leitura obrigatoria, eu li faz tempoooooooo, é um classico ;D
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostaram da resenha!^^

    Esse eu li ontem a noite, *virei a noite*(trabalho escolar, que eu deixei pra última hora, mas aprendi muito com o livro durante e depois da leitura, tanto que consegui passar um pouco do que ele é realmente, a vocês Gurias!!!

    ResponderExcluir
  6. não querendo puxar saco de nimguém, mas a resenha realmente ficou muito legal.
    "Os fins justificam os meios", numca gostei muito dessa fraze, ela sempre surge como pretesto pra coisas ruins
    bjus moça

    ResponderExcluir
  7. Adoreiiii a Resenhaa...

    Esse é um clássico!! E eu ainda não li >.<
    Tenho q lerr õ/

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.